CAMPO EXPERIMENTAL DE LAMBARI - CELB

Endereço: 

Rodovia BR 460 Km 10

   Nova Baden Lambari - MG

   CEP:37480-000

   Caixa Postal 70


Gerente

André Martius Santos Almeida Cruz

 
E-mail:
celb@epamig.br

Horário de Funcionamento: 07h às 11h - 12h30 às 1630h

Telefone: (35)3271-1381


Acesso: Belo Horizonte - Lambari

Distância:  352 KM

Localização Geográfica

LINHAS DE PESQUISA

Grandes culturas: Arroz, feijão, milho, soja e trigo.

 

Olericultura: Batata: melhoramento e manejo integrado de pragas.

 

Fruticultura: Morango - competição de cultivares.

 

 

Produção:

Grandes Culturas: Milho e Trigo para atender demanda EPAMIG

 

Mudas Nativas e Frutíferas: para atender demanda de Recuperação de Nascentes e Áreas de Proteção Permanente da região.

SERVIÇOS
HISTÓRICO

O Campo Experimental de Lambari (CELB) possui área de 296 hectares. Em 1994, com a criação do Parque Estadual de Nova Baden, 214 hectares foram destinados à Unidade de Proteção Integral, cuja administração, proteção e conservação ficaram sob a responsabilidade do Instituto Estadual de Florestas (IEF). A área restante destina-se à infraestrutura e à pesquisa e é constituída de 82,3 ha, sendo: 50,0 ha de várzea sistematizada; 17,0 ha de Área de Preservação Permanente; 10,0 ha de um Campo de Pouso desativado e 5,3 ha de terras altas.

 

O Campo Experimental de Lambari foi adquirido em 1910, pelo então prefeito de Lambari, Américo Werneck, que a batizou com o nome de "Nova Baden", em homenagem a uma região da Alemanha. Naquele ano foram plantadas mudas de araucária, eucalipto e frutíferas. Em 1920 a fazenda foi cedida ao Estado e criada a colônia "Nova Baden" para receber colonos alemães, austríacos e holandeses. No local foi criado o "Campo de Sementes".

 

Além das pesquisas desenvolvidas pela EPAMIG, atualmente o CELB conta com convênios, parcerias e projetos de pesquisas com a EMBRAPA, com a Universidade Federal de Lavras - UFLA, com a Universidade Federal de Viçosa - UFV, com a Companhia de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais – CODEMIG, dentre outros.

Fotografias