Pesquisa Tecnologia Sociedade

EMPRESA DE PESQUISA
AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Filter by Categories
Licitações
Notícias
Sem categoria
Webinar

CELA - CAMPO EXPERIMENTAL DE LAVRAS

Endereço:

Campus da Universidade Federal Lavras - UFLA

Rodovia Lavras/Ijaci Km 02

Lavras - M.G. CEP 37200-970

Caixa Postal 176

 

Gerente

Valter José da Silva

E-mail: cela@epamig.br

Horário de Funcionamento: 07h às 11h - 13h às 17h

Telefone: (35)3821-2231 / (35)3829-1439

Acesso:

Localização Geográfica

LINHAS DE PESQUISA

Cafeicultura - melhoramento genético do cafeeiro com ênfase à resistência a ferrugem; manejo Integrado de Pragas e Doenças;

manejo da lavoura cafeeira, tratos culturais, consórcio, poda. Nutrição do cafeeiro e manejo do mato.  

 

Geoprocessamento - Lavouras cafeeiras do Sul de Minas.

 

Fruticultura - banana, citros, figo, marmelo e abacate.

 

Cereais: arroz de terras altas.

SERVIÇOS

Laboratório de análise de solos e foliar e laboratório de análise de qualidade de café.

 

Produção e venda de sementes e mudas:

 

Sementes de Arroz

 

Sementes de Feijão

 

Mudas Cítricas

HISTÓRICO

O Campo Experimental de Lavras (CELA) foi criada em 1934 com a denominação de "Campo Experimental de Café", subordinado à Estação Experimental de Água Limpa, sediada no município de Sete Lagoas. Em 1943, passou a integrar a rede experimental do Instituto Agronômico do Oeste, sob a denominação de "Subestação Experimental de Lavras", com uma área de 132 hectares.

 

A partir de 1964, passou a ser denominada "Estação Experimental de Lavras", vinculada ao Instituto de Pesquisas e Experimentação Agropecuárias do Centro Oeste - Ipeaco. Com a federalização da Escola Superior de Agricultura de Lavras - ESAL em 1963, a Estação Experimental cedeu parte de sua área para a construção do novo
"campus", ficando a Estação com cerca de 50 ha para desenvolver pesquisa e experimentação agropecuária. Esta área, pertencente ao Ministério da Agricultura, foi cedida em comodato para a ESAL que, em 1972 cedeu-a para o Estado com o objetivo de implementar o Programa Integrado de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Pipaemg) o qual a partir de 1974 foi sucedido pela EPAMIG. Atualmente, esta área é utilizada através de mútua cooperação técnico-científica com a Universidade Federal de Lavras.

 

O EcoCentro – Centro de Manejo Ecológico de Pragas e doenças de Plantas, inaugurado em 2000, com apoio do CBP&D/Café, desenvolve atividades nas áreas de Controle biológico de pragas, Controle alternativo de pragas e doenças de plantas, Acarologia, Estudos de seletividade de produtos químicos à inimigos naturais. Possui laboratórios de Controle Biológico de Pragas, Acarologia e Fitopatologia. Possui criação de insetos e ácaros, utilizados nas diversas linhas de pesquisa.

 

Fotografias