CEMA - CAMPO EXPERIMENTAL DE MACHADO

Endereço:

Avenida Doutor Athayde Pereira de Souza, s/n°, Zona Rural

             Machado - MG

             CEP:37750-000

             Caixa Postal: 50 


Gerente

Gilmar José Cereda

 

E-mail: cema@epamig.br

Horário de Funcionamento: 07h às 11h às 12h às 17h

Telefone: (35)3295-1527 / (35)3295-1099

 

Acesso :  Belo Horizonte – Machado

Distância: 400 km

 

Localização Geográfica

LINHAS DE PESQUISA

Cafeicultura: Melhoramento genético do cafeeiro; manejo integrado de pragas e doenças; manejo da lavoura cafeeira, tratos culturais, consórcio, poda; e nutrição do cafeeiro.

SERVIÇOS

Torra moagem e empacotamento de café (torrefação)

Produção de sementes e mudas de café.

HISTÓRICO

O Campo Experimental de Machado (CEMA) é constituído de uma área de 36 ha.

As atividades de pesquisas estão centralizadas na cafeicultura. O Campo Experimental é também grande fornecedora de sementes e mudas de café, que são enviados para várias regiões do Estado e até para o exterior.

 

Na década de 1930, o presidente Getúlio Vargas decidiu criar centros experimentais no Brasil. Em Machado, foi criado o Campo Experimental do Café, em 1937, que pertencia ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento /Instituto de Pesquisa Agropecuária do Centro-Oeste (IPEACO). Em 1974 foi incorporado à EPAMIG, denominado posteriormente por Campo Experimental de Machado.

 

O Campo Experimental de Machada, pelas suas características de solo e altitude, produz um café gourmet de altíssima qualidade que vem atendendo demanda do Estado (Assembleia Legislativa, Emater-MG, Seplag, Codemig) por meio de solicitações do Governo.

 

Curiosidade: Juscelino Kubitschek plantou uma muda de café na Estação Experimental de Machado, em 1953, quando era governador de Minas Gerais.

Fotografias