O Campo Experimental de Patrocínio (CEPC) da EPAMIG Oeste, fundado em 1977, localizado a 420 Km da capital Belo Horizonte, é destaque na geração e transferência de tecnologias no cerrado para a cultura do café, sendo lançadas mais de 20 cultivares desenvolvidas pelo Programa Café da EPAMIG.
Nesta unidade o Programa de Pesquisa em Cafeicultura foi iniciado na década de 70 pela EPAMIG e instituições parceiras. Em 2005 foi instalado no local o Banco Ativo de Germoplasma de Café, um dos maiores do Brasil, com 1.563 materiais implantados para acesso. Este Banco possui grande variabilidade para resistência aos principais agentes bióticos e abióticos, além de porte e arquitetura de plantas, uniformidade e época diferenciada de maturação dos frutos, que representam importante matéria prima para o prosseguimento do programa estadual de melhoramento genético do cafeeiro.
É também sede do Centro de Excelência do Café (parceria EPAMIG x FUNDACCER), infra-estrutura composta de Laboratório de Qualidade do Café e Centro de Treinamento com auditório, salas de apoio, refeitório e dormitórios.