O Campo Experimental de Pitangui está localizado na região centro oeste do Estado de Minas Gerais e possui uma área de 442,235 há, ele tem como objetivo principal a implantação de projetos de pesquisa para geração de tecnologias e informações ao agronegócio da região. Banhado pelos rios Pará e São João - bacia do São Francisco, apresenta solos de fertilidade média a alta, classificados, em sua grande maioria, como latossolos, argissolos, cambissolos eutróficos e, margeando a calha dos cursos d'água, encontramos pequenas manchas de solos sob influências do hidromorfismo e litólicos proporcionando condições adequadas para exploração bovina à base de pasto eficiente.
O campo desenvolve cultura de milho e feijão para grãos e sementes, mantém unidades demonstrativas de
auxílio ao Curso Técnico em Agropecuária e Cooperativismo – ITAC, nas áreas de olericultura, apicultura, bovinocultura, suinocultura, avicultura, ovinocultura e laticínios.
Executa projeto de pesquisa na criação de gado F1 para produção de leite e bezerros. Implantação do programa de Governo do Estado de Minas Gerais – Minas Pecuária – “Centro de Referência Técnica e de Pesquisa na Pecuária de Corte”.