CEPI - CAMPO EXPERIMENTAL PITANGUI

Endereço: 

Rodovia BR MG 352 - km 35 -

             Zona Rural - Pitangui - MG

             CEP: 35650-000

             Caixa Postal: 43

 

Gerente

Francisco Olavo Coutinho da Costa

 

E-mail: epamigitac@epamig.br ou olavo@epamig.br

Horário de Funcionamento: 07h às 11h - 13h às 17h

Telefone: (37)3271-5686

 

Acesso : Belo Horizonte - Pitangui: 132 km


Localização Geográfica

LINHAS DE PESQUISA

Agricultura: fruticultura, olericultura, jardinocultura e silvicultura.

 

Zootecnia: Bovinocultura de corte (programa Minas Pecuária - nelore), bovinocultura de leite (programa F1), ovinocultura, avicultura de postura, apicultura e suinocultura.

SERVIÇOS
HISTÓRICO

O Campo Experimental de Pitangui está localizado na região centro oeste do Estado de Minas Gerais e possui uma área de 442,235 há, ele tem como objetivo principal a implantação de projetos de pesquisa para geração de tecnologias e informações ao agronegócio da região. Banhado pelos rios Pará e São João - bacia do São Francisco, apresenta solos de fertilidade média a alta, classificados, em sua grande maioria, como latossolos, argissolos, cambissolos eutróficos e, margeando a calha dos cursos d'água, encontramos pequenas manchas de solos sob influências do hidromorfismo e litólicos proporcionando condições adequadas para exploração bovina à base de pasto eficiente.

 

O campo desenvolve cultura de milho e feijão para grãos e sementes, mantém unidades demonstrativas de auxílio ao Curso Técnico em Agropecuária e Cooperativismo – ITAC, nas áreas de olericultura, apicultura, bovinocultura, suinocultura, avicultura, ovinocultura e laticínios.

 

Executa projeto de pesquisa na criação de gado F1 para produção de leite e bezerros. Implantação do programa de Governo do Estado de Minas Gerais – Minas Pecuária – “Centro de Referência Técnica e de Pesquisa na Pecuária de Corte”. 

Fotografias