CESP - CAMPO EXPERIMENTAL SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO

Endereço: 

Estrada Via Guardinha, Km 12,5

             Distrito: Guardinha

             São Sebastião do Paraíso - MG

             CEP: 37950-000

             Caixa Postal: 18


Gerente

Juraci Júnior de Oliveira

 
E-mail:
cesp@epamig.br

Horário de Funcionamento: 07h às 11h - 12h às 16h

Telefone: 

 

Acesso: Belo Horizonte - São Sebastião do Paraíso

Distância: 407KM

Localização Geográfica

LINHAS DE PESQUISA

Cafeicultura: Melhoramento genético do cafeeiro com ênfase à resistência a ferrugem; manejo integrado de pragas e doenças; manejo da lavoura cafeeira, tratos culturais, consórcio, poda; nutrição do cafeeiro; manejo do mato. Geoprocessamento: lavouras cafeeiras do Sul de Minas.

 

 Fruticultura: Avaliação de uvas para produção de vinhos finos

 

Grandes Culturas: Arroz - avaliação de cultivares para terras altas

 

Milho - ensaio nacional e regional de variedades

SERVIÇOS

Produção de sementes selecionadas de café (Coffearabica L.). Categora S1 diversos cultivares.

HISTÓRICO

O Campo Experimental de São Sebastião do Paraíso - CESP possui área de 244 hectares, sendo que 59,5hectares dessa área são destinados à cafeicultura (pesquisa, produção de sementes, produção de grãos) e 89 hectares destinados à cultura anual, e as demais áreas são distribuídas em cultura da seringueira, da uva, eucalipto,reserva legal, reserva biológica, área de preservação permanente, recursos hídricos, benfeitorias, etc.

O CESP é referência nacional em pesquisa de qualidade e geração de tecnologia para a produção de café nas regiões sul e sudoeste de Minas Gerais e Mogiana Paulista. Comercializa suas sementes em todo território nacional e também para outros países.

O CESP é certificado pelo Programa Certifica Minas Café, onde já atingiu 100 % de conformidade nos quesitos do programa. A unidade atende padrões em: material de propagação, área de cultivo, tratos culturais, colheita e pós-colheita, resíduos e poluição, reutilização e reciclagem, regulamentação trabalhista, saúde, segurança e bem estar dos trabalhadores.

O CESP foi adquirida em 1966 pela Secretaria de Estado da Fazenda. Entre 1972 e 1974, o campo foi estruturado para atividades de pesquisa e desenvolvimento pelo Programa Integrado de Pesquisa Agropecuária do Estado de Minas Gerais (Pipaemg). Em 1974 com a constituição da EPAMIG, o campo foi incorporado a empresa com objetivo de implementar seus projetos de pesquisa agropecuária, direcionando suas atividades de Desenvolvimento, Difusão e Transferência de Tecnologia em diversas culturas, tendo na cultura do café, sua atividade principal.

Fotografias