CETP - CAMPO EXPERIMENTAL TRÊS PONTAS

Endereço: 

Rodovia Três Pontas / Santana da Vargem, Km 06

             Zona Rural Três Pontas - MG

             CEP:37190-000

             Caixa Postal: 91


Gerente

Paulo Antônio Ferreira

 
E-mail:
cetp@epamig.br

Horário de Funcionamento: 07h às 11h - 12h às 16h

Telefone:  (35)3266-9009 / (35)3266-9010 


Acesso: Belo Horizonte - Três Pontas

Distância: 300KM

Localização Geográfica

LINHAS DE PESQUISA

Cafeicultura: Melhoramento genético do cafeeiro; manejo integrado de pragas e doenças; manejo da lavoura cafeeira, tratos culturais, consórcio, poda; geoprocessamento das lavouras cafeeiras do Sul de Minas; nutrição do cafeeiro.

 

Pesquisa em Bovinos: Sistema de Produção do Rebanho Leiteiro - Holandês 

SERVIÇOS
HISTÓRICO

 O Campo Experimental de Três Pontas (CETP) possui uma área de 100 ha e infraestrutura destinada à pesquisa e desenvolvimento. O Campo desenvolve trabalhos de pesquisa com gado de leite e café.

 

O CETP possui convênio de cooperação para pesquisa com a Cooperativa dos Cafeicultores de Três Pontas. São comercializados na fazenda: matrizes de bovinos (Holandês preto e branco PO e PC), tourinhos (Holandês preto e branco PO e PC), Leite B "in natura", café em grãos; sementes e mudas de café (diversas linhagens).

 

O CETP foi fundado em 1950 com o objetivo de fomentar o setor agrícola, patrulha mecanizada e assistência técnica aos produtores rurais. No final da década de 1960 mudou seus objetivos para o ensino de inseminação artificial funcionando até meados da década de 70. Em 1976 instalaram-se neste Campo duas instituições a EPAMIG e o Instituto Brasileiro do Café (IBC), com o objetivo de pesquisa em diversos projetos como gado de leite, milho, sorgo, feijão, olerícolas e café pelo IBC. Com a extinção do IBC em 1989, a EPAMIG assumiu o controle da área de pesquisa do café.

Fotografias