Pesquisa Tecnologia Sociedade

EMPRESA DE PESQUISA

AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS

Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Filter by Categories
Notícias
Sem categoria

A EMPRESA

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) foi constituída como empresa pública, pela Lei nº 6.310, de 8 de maio de 1974 (Minas Gerais, 1999) com a finalidade de desenvolver pesquisas e experimentações relacionadas direta e indiretamente com a agropecuária e com o objetivo de constituir-se no principal instrumento de execução das atividades de pesquisa agropecuária no Estado de Minas Gerais.


A demanda pela criação da EPAMIG surgiu do Programa Integrado de Pesquisas Agropecuárias do estado de Minas Gerais – PIPAEMG, criado em 3 de dezembro de  1971. O PIPAEMG foi a primeira iniciativa de coordenação e integração das instituições de pesquisa agropecuária do Estado e constituiu-se em  um dos pilares do Plano Mineiro de Desenvolvimento Econômico e Social.

Em 1973, a partir da base de integração realizada pelo PIPAEMG, foi criada  a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e o Sistema Cooperativo de Pesquisa Agropecuária (SCPA).

 

Com fundamento nos resultados dos trabalhos do PIPAEMG, demandou-se uma base institucional sólida para cumprir o objetivo de organizar e coordenar a pesquisa agropecuária em Minas Gerais, decidindo-se pela criação Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - EPAMIG. 

 

Em 8 de maio de 1974 a EPAMIG foi constituída como empresa pública (Lei nº 6.310) e mediante o convênio  celebrado entre o Governo do Estado, Ministério da Agricultura e Embrapa, a EPAMIG recebeu, em 06 de agosto de 1974, a atribuição de executar administrar e coordenar a pesquisa agropecuária no âmbito do estado de Minas Gerais.

 

Em  1976, com a consolidação do Sistema Estadual de Pesquisa Agropecuária (SEPA), envolvendo a EPAMIG, a Universidade Federal de Viçosa (UFV), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL), hoje Universidade Federal de Lavras (UFLA), firmou-se a integração das ações de pesquisa em nível estadual, visando ao interesse de Minas e do país. 

1

Sede Localizada em
Belo Horizonte

2

Institutos Tecnológico
 

24

Campos Experimentais
 

5

Unidades Regionais