Em 1973, a partir da base de integração realizada pelo PIPAEMG, foi criada a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e o Sistema Cooperativo de Pesquisa Agropecuária (SCPA).
Com fundamento nos resultados dos trabalhos do PIPAEMG, demandou-se uma base institucional sólida para cumprir o objetivo de organizar e coordenar a pesquisa agropecuária em Minas Gerais, decidindo-se pela criação Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - EPAMIG.
Em 8 de maio de 1974 a EPAMIG foi constituída como empresa pública (Lei nº 6.310) e mediante o convênio celebrado entre o Governo do Estado, Ministério da Agricultura e Embrapa, a EPAMIG recebeu, em 06 de agosto de 1974, a atribuição de executar administrar e coordenar a pesquisa agropecuária no âmbito do estado de Minas Gerais.
Em 1976, com a consolidação do Sistema Estadual de Pesquisa Agropecuária (SEPA), envolvendo a EPAMIG, a Universidade Federal de Viçosa (UFV), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL), hoje Universidade Federal de Lavras (UFLA), firmou-se a integração das ações de pesquisa em nível estadual, visando ao interesse de Minas e do país.