Conheça o ILCT

Contribuímos para o crescimento da indústria brasileira de laticínios, desde 1935

Infraestrutura

Prédio Principal

Com sua fachada tombada pelo patrimônio histórico municipal, foi o marco inicial das atividades do Instituto, sendo inicialmente o internato de estudantes que vinham de outras localidades para estudar no Cândido Tostes. Nele, atualmente, funciona a Administração do ILCT, com os setores de Pessoas, Compras, Telefonia, Patrimônio, Contabilidade, Gabinete da Chefia Geral, Secretaria da Chefia Geral, Sala de Reuniões e Gabinetes de Professores/Pesquisadores.

Salas de Aula

O ILCT possui 4 salas de aula para 45 estudantes e 2 salas de aula para 60 estudantes. Os ambientes são climatizados, arejados, e contam com projetores já instalados para aulas expositivas e reuniões.

Auditório

O Auditório do ILCT conta com 265 vagas para realização de congressos, seminários, palestras e vários tipos de eventos, sendo onde ocorre atualmente a Colação de Grau dos estudantes do curso profissionalizante do ILCT. Com layout inclinado para melhor visualização dos palestrantes, o auditório do ILCT é climatizado e tem rampas de acesso para acessibilidade.

Biblioteca

A biblioteca "Otto Frensel”, com área de 161,68 m2, com registro no INL, sob o número 6220. O acervo bibliográfico é constituído por 9595 livros especializados na área de leite e derivados, com títulos nacionais e estrangeiros; periódicos: 25500; Normas Técnicas: 03; Teses: 150; Enciclopédias: 108.

Laboratório de Informática

No laboratório de Informática Aplicada são desenvolvidas atividades das disciplinas da área de informática. Nesse laboratório encontram-se 16 máquinas, projetor multimídia, aparelhos de ar condicionado e instalação de rede de internet.

Laboratório de Microbiologia de Leite e Derivados - Laboratório Prof. Zequinha Furtado

No Laboratório de Microbiologia de Leite e Derivados são desenvolvidas atividades das disciplinas de Microbiologia Prática. O foco é o exercício dos procedimentos de preparo de materiais, bem como das análises de controle de qualidade de alimentos, superfícies e ambientes. Para isso, uma mini sala de aula, com quadro, projetor e cadeiras, está contida em uma estrutura com bancadas, estufas, autoclave, contadores de colônias, homogeneizadores de amostras, bem como cabines de segurança biológica. Este laboratório é composto por um amplo espaço que permite o conhecimento teórico-prático e sua aplicação por alunos e cursistas.

Laboratório de Química e Análise Físico-química - Laboratório Prof. Zequinha Furtado

O Laboratório de Química e Análise Físico-Química atende as aulas práticas das disciplinas de Química Prática e Físico-Química I e II do Curso Técnico em Leite e Derivados, e também à disciplina Físico-Química de Leite e Derivados no Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Leite e Derivados. Possui infraestrutura e equipamentos para proceder análises de composição e controle de qualidade de leite, derivados lácteos e coadjuvantes de produção, com bancadas espaçosas e adequadas para o trabalho em pequenos grupos, além de setores específicos para armazenamento de reagentes, limpeza e secagem de vidrarias.

Laboratório de Instalações e Equipamentos

Neste Laboratório ocorrem parte das aulas da disciplina Instalações e Equipamentos, com exposição e explicação do funcionamento de peças de maquinários utilizados em instalações de Laticínios.

Laboratório de Análise Sensorial

Laboratório de Pesquisa em Leite e Derivados

O Laboratório de Pesquisa em Leite e Derivados é dividido em três setores, a saber: Laboratório de Análises Físico-Químicas, Laboratório de Análises Microbiológicas e Laboratório de Análises Instrumentais. Nestes locais, são realizadas as análises de qualidade microbiológica e composição de produtos lácteos provenientes dos projetos de pesquisa executados na EPAMIG ILCT. No Laboratório Instrumental, temos capacidade de executar experimentos mais elaborados, que demandam técnicas de cromatografia, espectrofotometria, perfil de textura, cor instrumental, entre outras.

Fábrica-Escola: Laboratório de Controle de Qualidade

Fábrica-Escola: Setor de Produção de Queijos

Neste setor são fabricados diversos tipos de queijos como os mofados, os com olhaduras ou aqueles mais comuns como o Minas Frescal e a Muçarela. São muitas as tecnologias empregadas sejam para fabricar os queijos disponíveis no nosso varejo ou atender o ensino, assim como para as pesquisas ou as parcerias com as indústrias. Afinal, queijo é o nosso carro chefe!

Fábrica-Escola: Setor de Embalagem e Maturação de Queijos

Nas câmaras de maturação é onde o queijo adquire sabor, aroma e textura característicos. São vários os cuidados necessários nesta etapa e alguns queijos podem ficar nestas câmaras por até 2 anos ou mais! As condições de temperatura e umidade relativa são controladas, voltadas para cada variedade de queijo.

Fábrica-Escola: Setor de Produtos de Doce de Leite e Requeijão

O doce de leite e o requeijão são fabricados em tachos especiais e por isso ficam neste setor. Também temos outras máquinas específicas para fabricação do requeijão como a fundidora tipo porquinho e também uma fundidora piloto Geiger, com capacidade para 8 quilos.

Fábrica-Escola: Setor de Sorvetes, iogurtes e bebidas lácteas

Descrição

Fábrica-Escola: Setor de Produção de manteiga

Fábrica-Escola: Recepção e Envase.