Curso Técnico em Alimentos (Leite e Derivados)

O curso Técnico em Alimentos (Leite e Derivados) foi concebido para formar profissionais aptos a planejar, implantar, executar e avaliar os processos relacionados ao beneficiamento, industrialização e conservação de leites e derivados, da matéria-prima ao produto final, gerenciando e supervisionando os processos de produção, industrialização e desenvolvimento de leites e derivados. O ILCT acolheu, em 2021, a última turma de discentes para o curso técnico nível médio e, a partir de 2022, passa a oferecer o curso superior em Tecnologia em Laticínios.

Rematrícula aqui!

Calendário.

Carga horária: 2.632 horas

Próxima turma:

Período de inscrição:

O Curso Técnico em Alimentos (Leite e Derivados) contempla a formação de um profissional apto a desenvolver, de forma plena e inovadora, atividades na área de laticínios, com sólida formação acadêmica e habilidades fundamentais para o exercício da cidadania. O curso pretende não somente formar egressos com perfis de permanente busca pelo conhecimento, como também propiciar às indústrias de beneficiamento, industrialização e conservação de leite e derivados e instituições de ensino e pesquisa, pessoal com capacidade de promover mudanças e inovações, fundamentadas na visão multidisciplinar, respeitando as questões sociais, ambientais e a viabilidade econômica. O egresso terá formação específica para gestão de processos de produção de bens e serviços; desenvolvimento da capacidade empreendedora; aplicação e desenvolvimento de pesquisa e inovação tecnológica; difusão de tecnologias; e manutenção das suas competências em sintonia com o mundo do trabalho.

Estudantes concluintes do Ensino Médio.

A integralização curricular do Curso Técnico em Alimentos (Leite e Derivados) está de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, obedecendo à carga horária mínima e suas especificidades.  A Resolução CNE/CEB nº 1, de 5.1.2014, estabelece que a carga horária mínima dos cursos técnicos na área de Produção Alimentícia deve ser de 1.200 horas, acrescida do tempo destinado ao estágio profissional. O Estagio Curricular Supervisionado será realizado fora do período letivo.

A nova Matriz Curricular, iniciada em 2021, encontra-se organizada em coerência com a história, a filosofia e a missão da Epamig ILCT, respeitando a legislação vigente e observando as mais modernas propostas metodológicas do processo ensino-aprendizagem.  As atividades didáticas são realizadas em quatro formatos: aulas teóricas, aulas práticas, estudos dirigidos, seminários, projetos e prática profissional.

O Curso está organizado em quatro semestres, buscando proporcionar sólida formação básica e profissional e desenvolvendo habilidades comportamentais, fundamentais na formação dos egressos.  A carga horaria total é de 2312 horas, não incluindo as 320 horas do estágio supervisionado.

Matriz Curricular

 

Tão importantes quanto a garantia da sólida formação técnica, fundamentada em competências teóricas e práticas, o Projeto Pedagógico do Curso deve garantir a aquisição de habilidades comportamentais fundamentais para o exercício da cidadania e a inserção e permanência profissional do egresso, em uma sociedade cada vez mais exigente, em constante transformação e acelerado processo de geração de informações e conhecimento.

Assim, o objetivo das atividades pedagógicas é assegurar ao estudante a construção de competências que abarque habilidades específicas, conhecimentos e comportamentos, de forma a atender às demandas do setor produtivo e das relações sociais. O currículo foi constituído na perspectiva da construção de competências, adotando-se estratégias de ensino centradas na participação ativa dos estudantes com situações que os levem a mobilizar o raciocínio, a capacidade argumentativa, o pensamento crítico, o desenvolvimento da criatividade e o domínio de novos conhecimentos.

Os concluintes receberão o Diploma de Técnico em Alimentos (Leite e Derivados).