Projeto Pedagógico

O Curso Técnico em Leite e Derivados (Laticínios) contempla a formação de um profissional apto a desenvolver, de forma plena e inovadora, atividades na área de laticínios, com sólida formação acadêmica e habilidades fundamentais para o exercício da cidadania. O Curso visa formar egressos com perfis de permanente busca pelo conhecimento, como também propiciará às indústrias de beneficiamento, industrialização e conservação de leite e derivados, pessoal formado e com capacidade de promover mudanças e inovações, fundamentadas na visão multidisciplinar, respeitando as questões sociais, ambientais e a viabilidade econômica.

Em 2021 inicia-se um novo Projeto Pedagógico.  A nova proposta encontra-se organizada em coerência com a história, a filosofia e a missão do ILCT/EPAMIG, respeitando a legislação vigente e observando as mais modernas propostas metodológicas do processo ensino-aprendizagem.  As atividades didáticas serão realizadas em quatro formatos: aulas teóricas, aulas práticas, estudos dirigidos e projetos.

Permaneceram as características que sempre diferenciaram o curso do ILCT/EPAMIG de outros cursos: o conhecimento teórico associado às atividades práticas; e o foco no desenvolvimento de projetos na Indústria-Escola.  O Curso será desenvolvido em semestres, módulos de aprendizagem e projetos, buscando proporcionar sólida formação básica e profissional e desenvolvendo habilidades comportamentais, fundamentais na formação dos egressos, adotando a flexibilidade, a interdisciplinaridade e a atualização permanente.

As aulas práticas serão realizadas nos laboratórios e no núcleo industrial do ILCT/EPAMIG. As atividades práticas serão fortalecidas com a realização de práticas profissionais e o estágio curricular. Uma carga horária de 240 horas é reservada para o desenvolvimento de Projetos, sendo 90 horas para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).  Todos os projetos serão orientados e acompanhados ao longo do semestre.  O estágio supervisionado é etapa fundamental no processo formativo, podendo ser realizado em laticínios instalados em todo o território nacional, com a realização facilitada pela estreita relação entre o ILCT/EPAMIG e as industrias.

O tempo médio para conclusão do Curso é de quatro semestres (dois anos) e as competências e habilidades alcançadas durante o curso garantem um elevado índice de empregabilidade do egresso.