Notícias


EPAMIG ILCT recebe 1º Simpósio de Microbiologia Aplicada ao Setor de Laticínios

EPAMIG ILCT recebe 1º Simpósio de Microbiologia Aplicada ao Setor de Laticínios

 – Fonte: EPAMIG ASCOM


Professora-pesquisadora da EPAMIG ILCT, e uma das idealizadoras do evento, Carolina Viana. Foto: Marcelo Ribeiro/Epamig ILCT

(Juiz de Fora – 15/2/2023) Os trabalhos sobre microrganismos constituem um pilar fundamental para a cadeia de laticínios, pois são imprescindíveis para a garantia da segurança dos alimentos. Mas será que é só isso? Foi pensando em difundir e expandir os conhecimentos na área que professores-pesquisadores do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), vinculado à Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), idealizaram o 1º MICROLAT – Simpósio de Microbiologia Aplicada ao Setor de Laticínios, que será realizado nas dependências do Instituto, em Juiz de Fora (MG), no dia 12 de maio, de 8h às 18h. O evento técnico-científico será gratuito, presencial e aberto a todos que possuam interesse na produção de leite e seus derivados.


Foto: Marcelo Ribeiro/Epamig ILCT

“Ao pensar em microrganismos, a maioria das pessoas se lembra apenas de análises, contaminações e doenças. Os fatores benéficos trazidos por eles muitas vezes são esquecidos. É preciso destacar que os microrganismos, em especial as bactérias láticas, têm inúmeras aplicações tecnológicas. Sendo assim, estudar a microbiologia em relação à cadeia do leite é importante para que o alimento atenda à legislação vigente, mas também para usarmos microrganismos como ferramentas eficientes em vários setores dos laticínios, agregando ainda mais valor ao produto final”, explica a professora-pesquisadora da EPAMIG ILCT, e uma das organizadoras do simpósio, Carolina Viana.

Segundo ela, os microrganismos atuam, por exemplo, na fermentação de queijos, iogurtes e outros produtos, formando compostos bioativos e inúmeras substâncias que influenciam beneficamente tanto nas características sensoriais (como sabor, aroma e textura) quanto nutricionais dos alimentos. Além disso, algumas espécies podem realizar ações conservadoras de forma natural, como impedir o desenvolvimento de patógenos, que causam doenças, e de deterioradores, como alguns tipos de fungos.


Carolina Viana no laboratório da EPAMIG ILCT. Foto: Marcelo Ribeiro/Epamig ILCT

“Outra importante aplicação, em especial nos produtos lácteos, é a ação probiótica de certas espécies de microrganismos que, quando consumidas na quantidade e frequência corretas, trazem inúmeros benefícios à saúde, como melhora da digestão e da imunidade”, acrescenta a professora-pesquisadora.

O MICROLAT, idealizado por Carolina Viana, ao lado dos colegas Felipe Alves de Almeida e Elisângela Michele Miguel, ambos professores-pesquisadores da EPAMIG ILCT, foi contemplado em edital de financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), e visa alcançar estudantes, professores, pesquisadores, fiscais, extensionistas e demais profissionais do setor de laticínios.


Carolina Viana e alunos da graduação em Tecnologia em Laticínios, durante aula no Instituto de Laticínios Cândido Tostes. Foto: Marcelo Ribeiro/Epamig ILCT.

A professora-pesquisadora da EPAMIG ILCT ressalta que as legislações concernentes aos microrganismos aplicados ao setor lácteo têm sofrido importantes alterações desde 2020. Dessa forma, os organizadores objetivam reciclar e atualizar informações técnico-científicas sobre a área, apresentando pesquisas e projetos de extensão recentes por meio de um ciclo de 11 palestras, mesa redonda com especialistas e apresentação de pôsteres científicos, que ocorrerá durante os “milk breaks”, como serão chamados os intervalos.


Foto: Marcelo Ribeiro/Epamig ILCT

“Selecionamos criteriosamente os temas e convidamos palestrantes com destacadas atuações profissionais na área, desde a fiscalização e capacitação até a pesquisa. Acredito que eventos como esse sejam de grande valor para os estudantes, pois são apresentadas áreas de atuação, bem como aplicações e pesquisas recentes. Destaco também o networking que ocorre nos corredores e intervalos, que pode ser uma importante ‘ponte’ para a inserção do aluno no mercado profissional ou mesmo na área acadêmica e de pesquisa”, conclui a professora-pesquisadora da EPAMIG ILCT.

Os organizadores contaram com a colaboração de outros professores e pesquisadores da EPAMIG e de demais instituições de ensino, como as Universidades Federais de Juiz de Fora (UFJF), Viçosa (UFV) e Triângulo Mineiro (UFTM), além da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) e da Universidade de São Paulo (USP).

As inscrições para o 1º MICROLAT serão abertas em breve e poderão ser feitas pelo link.