Processo seletivo

Curso Superior de Tecnologia em Laticínios

Informações Gerais

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) torna público que selecionará candidatos para ingresso no 2º semestre de 2022  nos cursos superiores do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (EPAMIG ILCT), localizado em Juiz de Fora – MG, e do Instituto Técnico de Agropecuária e Cooperativismo (EPAMIG ITAC), localizado em Pitangui-MG, por meio do Processo de Seleção EPAMIG/2022.

Para concorrer às vagas oferecidas para os cursos superiores de Tecnologia da EPAMIG ILCT e da EPAMIG ITAC, o(a) candidato(a) deverá obrigatoriamente inscrever-se no Processo Seletivo EPAMIG 2022, conforme normas estabelecidas neste Edital e informações complementares no sitio Processo Seletivo EPAMIG.

O curso será gratuito e a seleção será feita por meio da nota obtida pelo(a) candidato(a) no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nas edições de 2019, 2020, 2021, considerando-se a maior nota, se o candidato realizou mais de uma das Edições.

O Edital 5/2022 garantirá a ocupação da vagas remanescentes do Processo Seletivo. A seleção de que trata este Edital será de candidatos portadores de diploma, transferência de candidatos matriculados em outra instituição superior e concluintes do Ensino Médio. Os criterios de seleção são descritos no Edital.

Se dúvidas persistirem após a leitura das informações disponíveis, faça contato com a Comissão de Seleção e Matricula, via e-mail: processoseletivo@epamig.br  ou pelo telefone (32)3224-5450

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 30/05/2022 a 08/07/2022

FICHA DE INSCRIÇÃO: Acesse aqui
Seleção utilizando as nota do ENEM

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 30/06/2022 a 22/07/2022

FICHA DE INSCRIÇÃO: Acesse aqui
Ocupação de possíveis vagas remanescentes

Tratam-se os Editais (01, 02, 03 e 04) do Processo Seletivo para os cursos superiores da EPAMIG ILCT e EPAMIG ITAP.  Para concorrer às vagas oferecidas para os cursos, com entrada no segundo semestre letivo de 2022, o(a) candidato(a) deverá obrigatoriamente ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEMpelo menos uma das edições de 2019, 2020 e 2021 e inscrever-se no Processo Seletivo EPAMIG 2022, conforme normas estabelecidas neste Edital e informações complementares no sítio Processo Seletivo EPAMIG

Edital EPAMIG No 01/2022

Edital 02/2022 – Retificado- 03/05/2022

Edital 03/2022 – Retificado- 27/05/2022

Edital 04/2022 – Retificado – 30/06/2022

Formulário de Inscrição


Trata-se o Edital 05/2022 da ocupação das vagas remanescentes do processo seletivo do Edital 03/2022, retificado em 30/06/2022.  As vagas remanescentes serão geradas pelas vagas não ocupadas no processo seletivo, pela desistência dos matriculados, pela não confirmação da matrícula ou por abandono do curso no período de 08/08/2022 a 19/08/2022.
A seleção de que trata este Edital será de candidatos portadores de diploma, transferência de candidatos matriculados em outra instituição superior e concluintes do Ensino Médio, de acordo com a distribuição das vagas, conforme disposto nos grupos e subgrupos A e B:

  • Grupo A: 50 (cinquenta) % das vagas serão ocupadas por candidatos que concluíram o ensino médio em escola pública; e
  • Grupo B: 50 (cinquenta) % das vagas serão ocupadas por portadores de diploma, candidatos transferidos de outra instituição de ensino superior e candidatos que concluíram o ensino médio em escola particular.
    • Grupo B1: 25% das vagas serão ocupadas por candidatos portadores de diploma de curso superior e candidatos matriculados em outro curso superior; e
    • Grupo B2: 25% das vagas serão ocupadas por concluintes do ensino médio que não cursaram ou cursaram em parte o ensino médico em Escola pública.

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Edital 5/2022 – Ocupação de Vagas Remanescentes

Importante: O processo de Inscrição deverá ser em Formulário próprio identificado como Edital 5 – Ocupação de Vagas Remanescentes (link abaixo).

Formulário de Inscrição para vagas remanescentes

 

 

                   

Processo Seletivo – Classificação pela Nota do ENEM – Edital 3/2022 e 4/2022

Inscrição: de 30/maio a 08/julho

Matrícula: de 12/julho a 30/julho

  • Primeira Chamada: 12/julho
  • Segunda Chamada: 15/julho
  • Terceira Chamada: 19/julho
  • Quarta Chamada: 22/julho

Confirmação de Matrícula: 02/agosto

Primeiro dia de aula: 08/agosto

Se necessário, para para o preenchimento das vagas, outras chamadas para matrícula poderão ser realizadas após o dia 13/julho e após o dia 02/agosto.


Preenchimento das Vagas Remanescentes – Edital 5/2022

Inscrição: de 30/junho a 22/julho

Matrícula: de 26/julho a 19/agosto

  • Primeira Chamada: 26/julho
  • Segunda Chamada: 29/julho
  • Terceira Chamada: 01/agosto
  • Quarta Chamada: 22/julho

Confirmação de Matrícula: 02/agosto a 22/agosto

Primeiro dia de aula: 08/agosto

Se necessário, para para o preenchimento das vagas, outras chamadas para matrícula poderão ser realizadas após o dia 22/julho e após o dia 02/agosto.

Processo Seletivo – Nota no ENEM
30/05/2022 a 08/07/2022

Leia com atenção até o final

Documentos a serem incluídos:

  • Cópia da Carteira de Identidade ou Carteira Nacional de Habilitação (anexar arquivo PDF)
  • Cópia do CPF ou do comprovante de cadastro emitido pela Receita Federal
  • Cópia do Certificado de Conclusão do Ensino Médio
  • Fotografia recente conforme instruções no Anexo II do Edital ou em Documentos e Formulários

Se o(a) candidato(a) esquecer de incluir algum arquivo ou incluiu alguma informação incorreta, poderá retornar ao formulário de inscrição, utilizando a opção Editar e incluir ou corrigir o que faltou, desde que seja no período de inscrição. Não será permitido alterações ou inclusões após às 23:59 horas do dia 08/07/2022.
Para editar o Formulário enviado, acesse a mensagem automática de confirmação do envio recebida e clique na opção “Editar Resposta“. Você terá acesso ao formulário e poderá fazer as edições desejadas.

IMPORTANTE: Só serão aceitos os documentos anexados no formulário de inscrição. Não envie arquivos via e-mail que não serão considerados. Se por alguma razão, o(a) candidato(a) enviar mais de um formulário de inscrição, será considerado apenas o último e serão excluídos os anteriormente enviados.

Na inscrição o candidato deverá selecionar a Modalidade que irá concorrer:

MODALIDADE 1 – Candidatos(as) que cursaram o ensino médio integralmente em escolas públicas brasileiras, com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 (um vírgula cinco) salário mínimo per capita e autodeclarados(as) pretos(as) ou pardos(as).

MODALIDADE 2 – Candidatos(as) que cursaram o ensino médio integralmente em escolas públicas brasileiras, com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 (um vírgula cinco) salário mínimo per capita e autodeclarados(as) indígenas.

MODALIDADE 3 – Candidatos(as) que cursaram o ensino médio integralmente em escolas públicas brasileiras e com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 (um vírgula cinco) salário mínimo per capita.

MODALIDADE 4 – Candidatos(as) com deficiência que se enquadre no disposto na Lei nº 13.465, de 12 de janeiro de 2000.

MODALIDADE 5 – Candidatos(as) de AMPLA CONCORRÊNCIA que serão classificados somente de acordo com as notas obtidas no ENEM.

Formulário de Inscrição

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Processo Seletivo – Vagas Remanescentes
30/06/2022 ao dia 22/07/2022

Leia com atenção até o final

Documentos a serem incluídos:

  • Cópia da Carteira de Identidade ou Carteira Nacional de Habilitação (anexar arquivo PDF)
  • Cópia do CPF ou do comprovante de cadastro emitido pela Receita Federal
  • Cópia do Certificado de Conclusão do Ensino Médio
  • Cópia do Histórico Escolar do Ensino Médio com as disciplinas cursadas e respectivas notas, impresso e reconhecido pela Instituição de Ensino
  • Cópia do Diploma do curso superior concluído (apenas para o candidato portador de diploma)
  • Cópia do Histórico Escolar com as disciplinas cursadas em Instituição de Ensino Superior e as respectivas cargas horárias e notas para o (apenas para candidato portador de diploma e transferência que esperam terem disciplinas aproveitadas)
  • Cópia das ementas das disciplinas cursadas no curso superior, fornecido pela Instituição de Ensino, para as disciplinas relacionadas com o curso, com possibilidade de serem aproveitadas (apenas para candidato portador de diploma e transferência que esperam terem disciplinas aproveitadas)
  • Fotografia recente conforme instruções no Anexo II do Edital ou em Documentos e Formulários

Se o(a) candidato(a) esquecer de incluir algum arquivo ou incluiu alguma informação incorreta, poderá retornar ao formulário de inscrição, utilizando a opção Editar e incluir ou corrigir o que faltou, desde que seja no período de inscrição. Não será permitido alterações ou inclusões após às 23:59 horas do dia 22/07/2022.
Para editar o Formulário enviado, acesse a mensagem automática de confirmação do envio recebida e clique na opção “Editar Resposta“. Você terá acesso ao formulário e poderá fazer as edições desejadas.

IMPORTANTE: Só serão aceitos os documentos anexados no formulário de inscrição. Não envie arquivos via e-mail que não serão considerados. Se por alguma razão, o(a) candidato(a) enviar mais de um formulário de inscrição, será considerado apenas o último e serão excluídos os anteriormente enviados.

Na inscrição o candidato deverá selecionar o Grupo que irá concorrer:

  • Grupo A: 50 (cinquenta) % das vagas – candidatos que concluíram o ensino médio em escola pública; e
  • Grupo B: 50 (cinquenta) % das vagas – portadores de diploma, candidatos transferidos de outra instituição de ensino superior e candidatos que concluíram o ensino médio em escola particular.
    • Grupo B1: 25% das vagas – portadores de diploma de curso superior e candidatos matriculados em outro curso superior; e
    • Grupo B2: 25% das vagas – concluintes do ensino médio que não cursaram ou cursaram em parte o ensino médico em Escola pública.

Formulário de Inscrição

Matrícula

Os(as) candidatos(as) deverão realizar a matrícula, via internet, de acordo com o Calendário de Matrícula. O processo de matrícula terá início após a divulgação da lista de convocados e do envios dos documentos pelos convocados.
Para a realização da matrícula, o(a) convocado(a) deverá preencher formulário próprio e encaminhar eletronicamente os documentos listados, de acordo com a Modalidade escolhida.

Perderá automaticamente o direito à vaga e será considerado formalmente desistente o(a) candidato(a) aprovado que não enviar a documentação completa para a realização da matrícula ou não confirmaram a matrícula, conforme data prevista no Calendário de Matrícula, sendo o próximo candidato da lista de espera convocado na chamada seguinte.

O(A) candidato(a) chamado que optou por uma das Modalidades 1 a 4 e não enviar a documentação completa relacionadas no Edital, a depender da Modalidade escolhida, será automaticamente agrupado na Modalidade 5 (Ampla concorrência), desde que tenha enviado todos os documentos obrigatórios para todas as Modalidades.

O(A) candidato(a) receberá mensagem, via e-mail, atestando o envio do formulário.  Esta mensagem será a comprovação do envio da documentação para o processo de matrícula do(a) candidato(a). É de responsabilidade do(a) candidato(a) a informação correta do seu endereço de e-mail no ato da inscrição.

Não haverá chamada convocando os(as) candidatos(as) que não realizaram a matrícula ou não confirmaram a matrícula nas datas estabelecidas no Calendário de Matrícula.

É de inteira e exclusiva responsabilidade do(a) candidato(a) o correto preenchimento dos campos e o respectivo envio da documentação correspondente à modalidade inscrita. Todas as comunicações referentes ao deferimento/indeferimento de matrícula deverão ser acompanhadas pelo(a) candidato(a) no sistema de matrícula.

No caso de situação de falecimento de parente de 1º grau que impeça o(a) candidato(a) de efetivar a matrícula, na data estipulada nos cronogramas, deverá ser encaminhada a comprovação do impedimento para o e-mail processoseletivo@epamig.br até o dia previsto para a matrícula, e um novo prazo será concedido para o(a) candidato(a).

A EPAMIG ILCT e EPAMIG ITAC não se responsabilizarão por solicitações de matrículas via internet não recebidas por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.
O(A) candidato(a) deverá observar se, ao final do processo remoto de matrícula, foi gerado o comprovante de confirmação de sua matrícula.

Em 02 de agosto de 2022 (02/08/2022) o(a) candidato que recebeu a confirmação de matrícula deverá comparecer presencialmente na EPAMIG ILCT, para a confirmação da matrícula, presencialmente.

 

DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA DOS CLASSIFICADOS

Para todos os candidatos (Modalidades de 1 a 5)

  • Histórico Escolar do Ensino Médio (o Certificado de conclusão foi entregue na inscrição)
  • Certidão de Nascimento ou de casamento
  • Título de Eleitor e do comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral ou comprovante de regularização junto ao Tribunal Superior Eleitoral
  • Comprovante de estar em dia com o Serviço Militar (sexo masculino)
  • Cartão de Vacinas atualizado, contra a Covid-19
  • No caso de estrangeiros, apresentar passaporte com visto permanente ou passaporte.

Documentos adicionais para as Modalidades 1, 2 ou 3 (Escola pública)

  • Declaração da(s) escola(s) informando o período que o(a) candidato(a) frequentou a respectiva escola pública brasileira.
  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio, com o respectivo Histórico Escolar, comprovando ter cursado integralmente os três (3) anos do Ensino Médio em escola pública brasileira; ou
  • Certificado de conclusão com base no resultado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA); ou
  • Certificado dos exames de certificação de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino; ou
  • Certificação do Ensino Médio via ENEM (até 2016).

Se o(a) candidato(a) se enquadrar nas alíneas bc , e e do item anterior, deverá preencher declaração no sistema de matrícula informando que não cursou, em nenhum momento, o ensino médio, ou parte dele, em escolas particulares.
                Ver modelo

Documentos adicionais para as Modalidades 1, 2 ou 3 (Renda familiar)

  • Formulário socioeconômico de apuração da condição de renda familiar per capita.
  • Comprovante de inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que deverá ser gerado no sítio do Ministério da Cidadania, no endereço https://meucadunico.cidadania.gov.br/ ou por meio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do seu município. A consulta deverá ser realizada informando os dados do(a) candidato(a), ainda que este(a) não seja o(a) responsável familiar do CadÚnico.
  • O referido comprovante, obrigatoriamente, deverá conter todas as informações listadas a seguir: Nome do(a) candidato(a); Data de nascimento do(a) candidato(a) Número de Identificação Social (NIS) do(a) candidato(a); Nome da mãe do(a) candidato(a); Nome, data de nascimento, NIS, parentesco e estado cadastral de cada um dos integrantes do grupo familiar do(a) candidato(a); Valor da renda per capita familiar que, sem qualquer ambiguidade, não poderá ultrapassar 1,5 salário mínimo (um salário mínimo e meio) vigente nos três meses anteriores à data da primeira chamada da matrícula Expressão “Cadastro atualizado: SIM” Município/UF onde está cadastrado; Chave de segurança para confirmar a autenticidade do documento (a chave de segurança é o código alfanumérico com 16 caracteres na parte inferior do comprovante próximo ao “QrCode”).

 

  • DOCUMENTOS PARA COMPROVAÇÃO DA COMPOSIÇÃO FAMILIAR E DA CONDIÇÃO DE RENDA DE TODOS OS MEMBROS DO NÚCLEO FAMILIAR – Ver lista
    • Anexo I – Declaração caso não possua Carteira de Trabalho
    • Anexo II – Declaração caso não possua conta bancária
    • Anexo III – Declaração caso não exerça atividade remunerada
    • Anexo IV – Declaração caso exerça Trabalho Informal
    • Anexo V – Declaração caso não exerça atividade remunerada para aposentados e pensionistas
    • Anexo VI – Declaração caso esteja desempregado(a)
    • Anexo VII – Declaração de imóvel cedido
    • Anexo VIII – Declaração pensão alimentícia ou auxílio financeiro

Documentos adicionais para as Modalidades 1 ou 2 (autodeclarados/as pretos/as, pardos/as ou indígenas)

  • Autodeclaração étnico-racial.  Ver Modelo
  • Um vídeo no qual o(a) candidato(a) faz a leitura da sua autodeclaração. Ver Tutorial
  • Além da autodeclaração, os(as) candidatos(as) indígenas que concorrem a uma vaga reservada (Modalidade 2), deverão anexar:
    • Registro de Nascimento Indígena e/ou Carta de Recomendação, emitida por liderança indígena reconhecida, ancião indígena reconhecido, personalidade indígena de reputação pública reconhecida ou órgão indigenista e/ou Histórico Escolar emitido por escola indígena;
    • Memorial de Educação Indígena (descrição dos percursos educativos indígenas, indicando o nível de apropriação da língua indígena).

Documentos adicionais para a Modalidades 4 (pessoa com deficiência)

  • Formulário do Laudo Médico 2022 preenchido integralmente em suas duas páginas, de forma legível, sem rasuras. O Formulário do Laudo Médico deve conter nome, assinatura e registro do conselho de classe do profissional que o preencheu.
  • Os seguintes exames médicos para comprovação da deficiência:
    1. Deficiência auditiva: exame de audiometria.
    2. Deficiência visual: exame oftalmológico.
    3. Deficiência física: exames de imagem com laudo contendo assinatura e registro do(a) profissional ou outros que comprovem a deficiência, descrevendo a incapacidade ou limitação funcional.
    4. Deficiência mental (intelectual): exames ou relatórios pormenorizados de médico(a) ou outro(a) profissional que comprovem a deficiência.

 

LEIS:

O curso superior de “Tecnologia em Laticínios” compõe o Eixo Produção de Alimentos. Permanecerão nesse curso as características básicas que sempre diferenciaram o curso técnico, nível médio, do ILCT de outros cursos: o conhecimento teórico associado às atividades práticas; e o foco no desenvolvimento de projetos na Indústria-Escola.

O Curso será desenvolvido em semestres, módulos de aprendizagem e projetos, buscando proporcionar sólida formação básica e profissional e desenvolvendo habilidades comportamentais, fundamentais na formação dos egressos, adotando a flexibilidade, a interdisciplinaridade e a atualização permanente.

curso superior de Tecnologia em Lacticínios foi concebido para formar profissionais aptos a planejar, implantar, executar e avaliar os processos relacionados ao beneficiamento, industrialização e conservação de leites e derivados, da matéria-prima ao produto final, gerenciando e supervisionando os processos de produção, industrialização e desenvolvimento de leites e derivados.

Acesse Curso Superior para saber mais sobre o curso.

Se dúvidas persistirem, após a leitura do Edital, contate o ILCT via e-mail: processoseletivo@epamig.br ou pelo telefone (32)3224-5450