Processo seletivo

Curso Técnico em Leite e Derivados

Informações Gerais

O Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT) torna público que selecionará candidatos para o curso Técnico em Leite e Derivados (Laticínios) para ingresso no 1º semestre de 2021.

O Processo de Seleção ILCT/2021, o(a) candidato(a) poderá concorrer as vagas oferecidas por duas modalidades: Seleção para participantes do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio ou vagas oferecidas para os candidatos participantes da Seleção por Currículo.  Serão 20 (vinte) vagas para a primeira modalidade e 10 (dez) vagas para a segunda modalidade.

Se dúvidas persistirem após a leitura das informações disponíveis, faça contato com a Comissão de Seleção e Matricula, via e-mail: psilct2021@epamig.br 

Informações relativas aos valores de matrícula e mensalidades podem ser encontradas no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, no item Documentos e Formulários.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 11/01/2021 a 06/02/2021

FICHA DE INSCRIÇÃO: Acesse aqui

 

Versão Completa para impressão do Edital

 

Edital ILCT – Epamig Nº 01/2021
Processo Seletivo para ingresso no curso do ILCT
no Primeiro Semestre de 2021

 

O Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT) torna público que selecionará candidatos para o curso Técnico em Leite e Derivados (Laticínios) para ingresso no 1º semestre de 2021, por meio do Processo de Seleção ILCT/2021, publicado no endereço: http://www.epamig.br/ilct/psilct2021. O processo de seleção e a matrícula serão coordenados pela Comissão de Seleção e Matrícula ILCT/2021.

1.  DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1.   Para concorrer às vagas oferecidas pelo ILCT com entrada no primeiro semestre letivo de 2021, o(a) candidato(a) deverá obrigatoriamente inscrever-se no Processo Seletivo ILCT/2021, conforme normas estabelecidas neste Edital.

1.2.   O candidato poderá concorrer as vagas oferecidas por duas modalidades: Seleção para participantes do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio ou vagas oferecidas para os candidatos participantes da Seleção por Currículo.

1.3.   O candidato só poder participar em uma das modalidades de seleção.

1.4.   O Calendário do Processo Seletivo, de chamadas e de matrícula será informado no sitio do ILCT, no endereço: http://www.epamig.br/ilct/psilct2021.

2.   DAS VAGAS E DO CURSO
2.1.   O ILCT oferecerá 30 (trinta) vagas para o curso Técnico em Leite e Derivados (Laticínios), para início no primeiro semestre de 2021, sendo 20 (vinte) vagas para os inscritos que utilizarão a nota do ENEM e 10 (dez) vagas para os inscritos que utilizarão a pontuação na Seleção por Currículo.

2.2.   A seleção para as 20 (vinte) vagas dos candidatos que concorrerão com a nota do ENEM será feita por meio da maior nota obtida pelo(a) candidato(a) no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em uma das edições de 2014, 2015, 2016, 2017, 2018 ou 2019.

2.3.   Na seleção para as 10 (dez) vagas dos candidatos que concorrerão via Seleção por Currículo, será considerada a pontuação obtida pelo(a) candidato(a) de acordo com a documentação enviada e pontuação apresentada na Tabela 1 (ver item 5.3).

2.4.    Se as vagas de uma das modalidades do processo seletivo não forem preenchidas, serão convocados(as) candidatos(as) da outra modalidade.

2.5.   O curso oferecido pelo ILCT será diurno (manhã e tarde) e poderá ter atividades didáticas aos sábados ou no período noturno.

2.6.  O curso aliará atividades práticas com modernas metodologias educacionais, como o aprendizado baseado em projeto e a utilização de tecnologias de informação e comunicação na produção e apresentação de conteúdo.

3.   DA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO
3.1.  O período de inscrições no Processo Seletivo ILCT/2021 será de 11/01/2021 a 06/02/2021 e ocorrerá exclusivamente por meio eletrônico no endereço: http://www.epamig.br/ilct/psilct2021.

3.2.   No momento da inscrição o candidato deverá escolher se concorrerá para as vagas utilizando a nota do ENEM ou utilizando a pontuação obtida na Seleção por Currículo.

3.3.    Para inscrever-se no processo de seleção o(a) candidato(a) deverá preencher a ficha de inscrição no endereço: http://www.epamig.br/ilct/psilct2021, realizar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais) e anexar o comprovante de depósito no formulário de inscrição. Após o recebimento das informações e a confirmação do pagamento, o(a) candidato(a) receberá mensagem, via e-mail, informando a confirmação de sua inscrição e o seu número de identificação.
Informações para o pagamento da Taxa de Inscrição:
CX ESCOLAR
CNPJ 65.249.591/0001-80
Banco Itaú
Agencia: 3172
Conta corrente: 16327-5
ou
PIX: 65.249.591/0001-80

3.4.   A mensagem enviada via e-mail, confirmando a inscrição e informando o número de identificação do(a) candidato(a) será o comprovante de inscrição. É de responsabilidade do(a) candidato(a) a informação correta do seu endereço de e-mail no ato da inscrição.

3.5.   O não recebimento de e-mail de confirmação de inscrição até 24 horas após o final do período de inscrição, definida no Calendário do Processo Seletivo significa que a inscrição não foi efetivada e o(a) candidato(a) deverá contatar com a Comissão de Seleção e Matrícula do ILCT por meio do endereço de e-mail psilct2021@epamig.br.

3.6.   A inscrição do(a) candidato(a) no Processo Seletivo do ILCT implica a autorização para utilização, pelo ILCT, das notas por ele(a) obtidas no ENEM de 2014, 2015, 2016, 2017, 2018 ou 2019, bem como dos dados do seu questionário socioeconômico e demais informações constantes na sua inscrição.

4.  DA SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO PELAS NOTAS DO ENEM
4.1.   Para concorrer as vagas utilizando a nota do ENEM, o candidato deverá selecionar esta modalidade na inscrição do Processo Seletivo ILCT/2021.

4.2.   A classificação dos candidatos selecionados(as) pela nota do ENEM será realizada de acordo com a nota média do(a) candidato(a), nas edições do exame dos anos de 2014, 2015, 2016, 2017, 2018 ou 2019. Será selecionada a maior nota média entre as edições nas quais a nota da redação seja maior que zero.

4.3.   Com as informações da maior nota média fornecida pelo INEP, os  candidatos(as) serão classificados, por ordem decrescente das notas obtidas e a lista divulgada no endereço http://www.epamig.br/ilct/psilct2021.

4.4.   A ocupação das vagas via nota do ENEM será realizada por meio de chamadas divulgadas no site do ILCT, no endereço: http://www.epamig.br/ilct/psilct2021.

4.5.   Na primeira chamada serão convocados para realizar a matrícula os(as) 20 (vinte) primeiros(as) classificados(as) na data definida no Calendário do Processo Seletivo divulgado no endereço: http://www.epamig.br/ilct/psilct2021.

4.6.  Não serão fornecidas informações sobre a(s) chamada(s) de candidatos(as) por telefone, correio eletrônico, via postal ou qualquer outra forma além daquelas especificadas no item 4.3 deste Edital.

4.7.   Após a primeira chamada, os(as) demais candidatos(as) comporão a Lista de Espera.

4.8.  Os(as) candidatos(as) constantes na Lista de Espera da modalidade de Seleção por Nota do ENEM deverão acompanhar até a última chamada, conforme apresentado no Calendário do Processo Seletivo divulgado no endereço:  http://www.epamig.br/ilct/psilct2021, mesmo que as vagas já estejam preenchidas, pois podem ocorrer desistências de estudantes já matriculados(as), gerando assim vagas.

4.9.   No caso de empate no processo seletivo, será dada prioridade de matrícula ao(à) candidato(a) com a maior nota na Redação e, persistindo o empate, terá dada prioridade de matrícula ao(a) candidato(a) com a maior nota na prova de Matemática.

4.10.   Se as vagas desta modalidade do processo seletivo não forem preenchidas, serão convocados(as) candidatos(as) da modalidade Seleção por Currículo .

 

5.    DA SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO PELA SELEÇÃO POR CURRÍCULO
5.1.    Para concorrer as vagas utilizando pontuação na Seleção por Currículo, o candidato deverá selecionar esta opção na inscrição do Processo Seletivo ILCT/2021.

5.2.   A classificação dos candidatos será realizada de acordo com a pontuação obtida pelo candidato(a), de acordo com os critérios avaliados e sua respectiva pontuação descritos na Tabela 1. Para ser homologada e pontuada, pela Comissão de Seleção e Matrícula ILCT/2021, as atividades apresentadas pelo candidato deverão obrigatoriamente ser comprovadas por meio de documentação.  Serão eliminados os candidatos com pontuação zero.

5.3.   Serão considerados para a pontuação na Seleção por Currículo os itens listados na Tabela 1.

Tabela 1. Critérios avaliados e suas respectivas pontuações que serão considerados no Processo Seletivo para ingresso no curso do ILCT no primeiro semestre de 2021, relacionadas à área de  leite e derivados e afins – Experiência profissional.

Critérios avaliados

Quantidade máx. pontuada Nota máx. por item
Possuir graduação em área correlata (Comprovação: Diploma e Histórico Escolar) 1 curso 24
Curso técnico realizados em áreas correlatas (Comprovação: Certificado ou Diploma e histórico escolar) 1 curso 10
Curso de especialização Lato sensu realizado em áreas correlatas (Comprovação: Certificado ou Diploma e histórico escolar) 1 curso 10
Possuir experiência comprovada de prestação de serviço na área de leite e derivados (Comprovação: carteira de trabalho e,ou contrato de prestação de serviço) – por mês 48 meses 0,5
Possuir experiência comprovada de prestação de serviço na área de alimentos (Comprovação: carteira de trabalho e,ou contrato de prestação de serviço) – por mês 48 meses 0,25
Curso extracurricular com carga horaria mínima de 8 horas na área de laticínios (Comprovação: certificado ou declaração da instituição de ensino) – por curso 6 cursos 0,5
Curso extracurricular com carga horaria mínima de 8 horas na área de alimentos (Comprovação: certificado ou declaração da instituição de ensino) – por curso 6 cursos 0,25
Estágio extracurricular em laticínios, monitoria ou atuação como bolsista em disciplina ou projeto em área afim (Comprovação: certificado ou declaração da instituição) – por mês 24 meses 0,5
Estágio extracurricular em alimentos (Comprovação: certificado ou declaração da instituição) – por mês 24 meses 0,25
Participação em Evento Técnico – Congressos, Simpósios, Workshops e Encontros – em área correlata (Comprovação: certificado ou declaração da instituição) – por evento 2 eventos 1
Premiação individual por destaque em alguma atividade (Comprovação: certificado ou declaração da instituição) 1 prêmio 3

5.4.   Para cada uma das atividades apresentadas deve constar uma comprovação.  A prestação de informação falsa pelo(a) candidato(a) apurada antes ou após à matrícula, em procedimento que assegure o contraditório e a ampla defesa, ensejará o cancelamento da matrícula no ILCT e o(a) estudante perderá, consequentemente, o direito à vaga conquistada, independentemente das sanções penais eventualmente cabíveis.

5.5.   A verificação, homologação e pontuação dos documentos apresentados pelos(as) candidatos(as) será realizada pela Comissão de Seleção e Matrícula ILCT/2021.

5.6.  Após a pontuação os(as) candidatos(as) serão classificados, por ordem decrescente dos pontos alcançados e a lista divulgada no endereço http://www.epamig.br/ilct/psilct2021.

5.7.    Na primeira chamada serão convocados para realizar a matrícula os(as) 10 (dez) primeiros(as) primeiros(as) classificados(as) na data definida no Calendário do Processo Seletivo divulgado no endereço: http://www.epamig.br/ilct/psilct2021.

5.8.   Não serão fornecidas informações sobre a(s) chamada(s) de candidatos(as) por telefone, correio eletrônico, via postal ou qualquer outra forma além daquelas especificadas no item 5.7 deste Edital.

5.9.   Após a primeira chamada, os(as) demais candidatos(as) comporão a Lista de Espera.

5.10.  Os(as) candidatos(as) constantes na Lista de Espera da modalidade de Seleção por Currículo deverão acompanhar até a última chamada, conforme apresentado no Calendário do Processo Seletivo divulgado no endereço:  http://www.epamig.br/ilct/psilct2021, mesmo que as vagas já estejam preenchidas, pois podem ocorrer desistências de estudantes já matriculados(as), gerando assim vagas.

5.11.  No caso de empate no processo seletivo, será dada prioridade de matrícula ao(à) candidato(a) que apresentar pontuação relacionada ao primeiro item da Tabela 1 e, persistindo o empate, será dada prioridade de matrícula ao(à) candidato(a) que apresentar maior pontuação relacionada ao quarto item da Tabela 1.

5.12.  Se as vagas desta modalidade do processo seletivo não forem preenchidas, serão convocados(as) candidatos(as) da modalidade nota do ENEM.

6.   DA MATRÍCULA
6.1.   Os(as) candidatos(as) deverão realizar a matrícula, via internet, de acordo com o Calendário de Matrícula, disponibilizado no endereço: http://www.epamig.br/ilct/psilct2021.
6.2.  Perderá automaticamente o direito à vaga e será considerado formalmente desistente o(a) candidato(a) convocado que não realizar a  matrícula, conforme as datas previstas no Calendário do Processo Seletivo, divulgado no endereço  http://www.epamig.br/ilct/psilct2021, sendo o(a) próximo(a) candidato(a) da lista de espera convocado(a) na chamada seguinte.

6.3.  Para a realização da matrícula, o(a) candidato(a) deverá preencher formulário eletrônico próprio, anexando os documentos listados no item 7.2.
6.4.    Para a matrícula o(a) candidato(a) deverá assinar e enviar eletronicamente o Contrato de Prestação de Serviço Educacional e realizar o pagamento da taxa de matricula, conforme orientações no endereço: http://www.epamig.br/ilct/psilct2021. Após a confirmação do pagamento, o(a) candidato(a) receberá mensagem, via e-mail, informando a confirmação de sua matrícula.
6.4.1.   Após realizada a matrícula, não haverá devolução da taxa sob nenhuma alegação.

6.4.2.   O Contrato de Prestação de Serviço Educacional pode ser conhecido no endereço: http://www.epamig.br/ilct/psilct2021.

6.4.3.   O pagamento da 1ª parcela da semestralidade deverá ser gerado eletronicamente e pago, de acordo com calendário definido nas informações sobre o curso no endereço: http://www.epamig.br/ilct/psilct2021.

6.5.   O não recebimento de e-mail de confirmação da matrícula até 24 horas após o final do período de matrícula, definida no Calendário do Processo Seletivo significa que a inscrição não foi efetivada e o(a) candidato(a) deverá contatar com a Comissão de Seleção e Matrícula do ILCT por meio do endereço de e-mail psilct2021@epamig.br

6.6.   Não haverá chamada convocando os(as) candidatos(as) que não realizaram a matrícula nas datas estabelecidas no Calendário do Processo Seletivo.

7.    DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA NA MATRÍCULA
7.1.   No período de matrícula, os(as) candidatos(as) deverão, obrigatoriamente, enviar cópia dos documentos relacionados no item 7.2 deste Edital.  Perderão o direito de ingresso no ILCT os(as) candidatos(as) convocados(as) para a matrícula que não apresentarem todos os documentos listados. Os documentos originais deverão ser digitalizados e enviados como definido no endereço http://www.epamig.br/ilct/psilct2021. A verificação dos documentos originais será realizada em momento a ser definido quando do retorno das atividades presenciais.

7.2.   Documentos exigidos na Matrícula (envio digitalizado):
i.    Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental e Médio, com os respectivos Históricos Escolares;

ii.   Certidão de Nascimento;

iii.    Documento de Identidade: Carteira de Identidade ou Carteira Nacional de Habilitação;

iv.    Uma fotografia 3×4 colorida e recente;

v.      CPF ou comprovante de cadastro emitido pela Receita Federal;

vi.     Título de Eleitor e do comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral ou comprovante de regularização junto ao Tribunal Superior Eleitoral. O comprovante poderá ser retirado no site do TSE;

vii.    Comprovante de estar em dia com o Serviço Militar (sexo masculino);

viii.   Cartão de Vacinas atualizado;

ix.      No caso de estrangeiros, apresentar passaporte com visto permanente ou passaporte e documentação de autoridade competente comprovando, além da legalidade de sua permanência no Brasil, a autorização para se matricular no curso pretendido no ILCT;

x.      Os ingressantes que tenham concluído Ensino Médio em instituições estrangeiras deverão apresentar toda a documentação exigida para a matrícula autenticada em Representação Consular Brasileira, no país onde funciona o estabelecimento de ensino que a houver expedido, e oficialmente traduzida para a língua portuguesa;

xi.    Ficha de necessidades especiais preenchida pelo aluno de acordo com Modelo disponível no endereço http://www.epamig.br/ilct/psilct2021;

xii.    Contrato de Prestação de Serviço Educacional preenchida pelo aluno, disponível no endereço http://www.epamig.br/ilct/psilct2021; e

xiii.   Comprovante de pagamento da matricula, de acordo com orientações disponíveis no endereço http://www.epamig.br/ilct/psilct2021.

7.3.        Perderá o direito à vaga, no ILCT, o(a) candidato(a) convocado(a) que não apresentar os documentos listados no item 7.2 na matrícula e não comparecerem quando convocado, para a verificação dos originais.

7.4.        A prestação de informação falsa pelo(a) candidato(a) apurada antes ou após à matrícula, em procedimento que assegure o contraditório e a ampla defesa, ensejará o cancelamento da matrícula no ILCT e o(a) estudante perderá, consequentemente, o direito à vaga conquistada, independentemente das sanções penais eventualmente cabíveis.

8.   DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
 8.1.  As disposições, as instruções e os formulários, contidos no endereço http://www.epamig.br/ilct/psilct2021, constituem normas que integram este Edital.
8.2.   O ILCT poderá, a seu critério e visando atender a interesses públicos maiores, fazer alterações neste Edital. Essas alterações serão divulgadas no endereço:  http://www.epamig.br/ilct/psilct2021 em tempo hábil, por meio de editais suplementares ou retificadores, que serão incorporados a esse Edital.
8.3.   Os casos omissos deste Edital serão resolvidos pela Comissão de Seleção e Matrícula ILCT/2021 e pela Chefia Geral do ILCT.

8.4.    Este Edital somente poderá ser impugnado no prazo de até cinco (5) dias, contados do dia de sua publicação, mediante interposição de recurso dirigido à Coordenação de Ensino do ILCT.

8.5.   Este Edital entra em vigor na data de sua publicação.

 

INSCRIÇÃO
11/01/2021 a 06/02/2021

Para a realização da inscrição o(a) candidato(a) deverá preencha todos os campos do formulário de inscrição e anexar os documentos necessários.
Antes de iniciar o preenchimento, é importante que leia as orientações e digitalize os documentos necessários.  Todos os documentos deverão estar na versão PDF. O recibo de deposito da taxa de inscrição, poderá estar na versão jpg (imagem).

Se o(a) candidato(a) esquecer de incluir algum arquivo incluiu alguma informação incorreta, poderá retornar ao formulário de inscrição, utilizando a opção Editar e incluir ou corrigir o que faltou, desde que seja no período de inscrição. Não será permitido alterações ou inclusões após às 23:59 horas do dia 06/02.
Para editar o Formulário enviado, acesse a mensagem automática de confirmação do envio recebida e clique na opção “Editar Resposta“. Você terá acesso ao formulário e poderá fazer as edições desejadas.

IMPORTANTE: Só serão aceitos os documentos anexados no formulário de inscrição. Não envie arquivos via e-mail que não serão considerados.
O(A) candidato(a) que fizer a opção pelo modalidade nota do ENEM só deverá enviar o comprovante de pagamento da taxa de inscrição, anexando ao formulários de inscrição.

Para a modalidade Seleção por currículo, todos os comprovantes das atividades listadas na Tabela 1 deverão ser enviados anexos ao formulário de inscrição. De acordo com a Tabela 1, são consideradas 10 (dez) tipos de atividades que deverão ser comprovadas para serem pontuadas.
Para cada um dos 10 itens poderá ser anexado um arquivo com todos os comprovantes relativos aquele item.  Para isto você poderá digitalizar cada pagina de documento ou cada documento e inclui-los em um arquivo Word ou similar.  Após incluir todos os documentos que desejar no arquivo Word, salvar na versão PDF.  O arquivo não deve ultrapassar 10Mb.

Se por alguma razão, o(a) candidato(a) enviar mais de um formulário de inscrição, será considerado apenas o último e serão excluídos os anteriormente enviados.

Documentos necessários para a inscrição no Processo Seletivo:

  • Comprovante de pagamento da taxa de inscrição (R$50,00 – cinquenta reais) – para todos os(as) candidatos(as).
    Após realizar a transferência ou pagamento, salvar o comprovante na versão PDF ou digitalizar e salvar na versão PDF. Pode também fazer uma imagem, na versão jpg.
    Informações bancarias:
    CX ESCOLAR
    CNPJ 65.249.591/0001-80
    Banco Itaú Agencia: 3172
    Conta corrente: 16327-5
    ou
    PIX: 65.249.591/0001-80
  • Documentos comprovatórios das atividades realizadas, de acordo com a Tabela 1 do Edital – apenas para os(as) candidatos(as) da modalidade Seleção por Currículo.
    Um arquivo para cada atividade que possuir, de acordo com a Tabela 1. Se para uma atividade, por exemplo, experiência comprovada ou estágio, o(a) candidato(a) possui dois ou mais, todos os comprovantes devem ser reunidos em apenas um arquivo.

IMPORTANTE:

  • A validação da inscrição dependerá da verificação do pagamento da taxa de inscrição juntamente com 0 preenchimento e envio do formulário de inscrição. A Comissão de Seleção e Acesso deverá enviar mensagem para o candidato(a).
  • O candidato só poderá selecionar uma das modalidades de seleção.
  • Para o perfeito funcionamento do envio do formulário de inscrição é necessário que o candidato possua e-mail Gmail. Se não possuir, recomendamos que crie conta de e-mail com, preferencialmente, seu primeiro nome e último nome, separados por um ponto (ex: jose.silva@gmail.com).  Não sendo possível, por já existir e-mail idêntico, inclua a sigla ILCT, por exemplo.

Atividades de avaliação (pontuação e número máximo no Edital)

  • Possuir graduação em área correlata (Comprovação: Diploma e Histórico Escolar)
  • Curso técnico realizados em áreas correlatas (Comprovação: Certificado ou Diploma e histórico escolar)
  • Curso de especialização Lato sensu realizado em áreas correlatas (Comprovação: Certificado ou Diploma e histórico escolar)
  • Possuir experiência comprovada de prestação de serviço na área de leite e derivados (Comprovação: carteira de trabalho e,ou contrato de prestação de serviço) – por mês
  • Possuir experiência comprovada de prestação de serviço na área de alimentos (Comprovação: carteira de trabalho e,ou contrato de prestação de serviço) – por mês
  • Curso extracurricular com carga horaria mínima de 8 horas na área de laticínios (Comprovação: certificado ou declaração da instituição de ensino) – por curso
  • Curso extracurricular com carga horaria mínima de 8 horas na área de alimentos (Comprovação: certificado ou declaração da instituição de ensino) – por curso
  • Estágio extracurricular em laticínios, monitoria ou atuação como bolsista em disciplina ou projeto em área afim (Comprovação: certificado ou declaração da instituição) – por mês
  • Estágio extracurricular em alimentos (Comprovação: certificado ou declaração da instituição) – por mês
  • Participação em Evento Técnico – Congressos, Simpósios, Workshops e Encontros – em área correlata (Comprovação: certificado ou declaração da instituição) – por evento
  • Premiação individual por destaque em alguma atividade (Comprovação: certificado ou declaração da instituição)

Clique para Acesse o Formulário de Inscrição

Calendário do Processo Seletivo

11/01 a 06/02 – Período de inscrição do processo Seletivo ILCT 2021

06/02 – Data limite para o recebimento, pelo candidato, da mensagem de confirmação da inscrição (às 18 horas)

11/02 – Divulgação da Primeira Chamada do Processo Seletivo ILCT 2021

11/02 a 18/02 – Período de matrícula dos candidatos convocados na primeira chamada

19/02 – Data limite para o recebimento, pelo candidato, da mensagem de confirmação da matrícula primeira chamada (às 18 horas)

19/02 – Divulgação da Segunda Chamada do Processo Seletivo ILCT 2021

19/02 a 22/02 – Período de matrícula dos candidatos convocados na segunda chamada

22/02 – Início das aulas do primeiro período do primeiro semestre letivo de 2021

23/02 – Data limite para o recebimento, pelo candidato, da mensagem de confirmação da matrícula segunda chamada (às 18 horas)

23/02 – Divulgação da Terceira Chamada do Processo Seletivo ILCT 2021

23/02 a 25/02 – Período de matrícula dos candidatos convocados na terceira chamada.

26/02 – Data limite para o recebimento, pelo candidato, da mensagem de confirmação da matrícula terceira chamada (às 18 horas)

25/02 a 27/02 – Período de acolhimento dos alunos do Módulo I

Para ter acesso ao documento, click no título (serão disponibilizados oportunamente)  

 

Taxa de Inscrição do Processo Seletivo: Para inscrever-se o(a) candidato(a) deverá realizar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais). Informações bancarias no Edital ou no item Inscrição.

Matrícula: no momento da matricula o aluno deverá realizar o pagamento da taxa de matricula no valor de R$350,00 (trezentos e cinquenta reais). Informações bancarias no item Matrícula

Serviços educacionais:  pagamento, através de boleto bancário, em 5 (cinco) parcelas fixas, proporcionais a carga horaria matriculada, considerando a carga horaria total prevista para cada Módulo (semestre).
DATAS DE VENCIMENTO: 1ª parcela, até 10/03/2021; 2ª parcela, em 10/04/2021; 3ª parcela, em 10/05/2021; 4ª parcela, em 10/06/2021; 5ª parcela, em 10/07/2021.

 

 

Datas de divulgação e lista de convocados:
       11/02 – Divulgação da Primeira Chamada do Processo Seletivo ILCT 2021
       19/02 – Divulgação da Segunda Chamada do Processo Seletivo ILCT 2021
       23/02 – Divulgação da Terceira Chamada do Processo Seletivo ILCT 2021

 

 

 

Período de Matricula

11/02 a 18/02 – Período de matrícula dos candidatos convocados na primeira chamada

19/02 a 22/02 – Período de matrícula dos candidatos convocados na segunda chamada

23/02 a 25/02 – Período de matrícula dos candidatos convocados na terceira chamada.

 

Para a realização da matrícula, o(a) candidato(a) deverá preencher formulário eletrônico próprio, anexando os documentos listados no item 7.2 do Edital.  O link para formulário de matrícula será disponibilizado oportunamente.

Para a matrícula o(a) candidato(a) deverá assinar e enviar eletronicamente:
o Contrato de Prestação de Serviço Educacional e
o comprovante do pagamento da taxa de matricula,
conforme orientações postadas oportunamente.
Após a confirmação do pagamento, o(a) candidato(a) receberá mensagem, via e-mail, informando a confirmação de sua matrícula.

O não recebimento de e-mail de confirmação da matrícula até 24 horas após o final do período de matrícula, definida no Calendário do Processo Seletivo significa que a inscrição não foi efetivada e o(a) candidato(a) deverá contatar a Comissão de Seleção e Matrícula do ILCT por meio do endereço de e-mail psilct2021@epamig.br.
Após realizada a matrícula, não haverá devolução da taxa sob nenhuma alegação.

Não haverá chamada convocando os(as) candidatos(as) que não realizaram a matrícula nas datas estabelecidas no Calendário do Processo Seletivo.

Perderá automaticamente o direito à vaga e será considerado formalmente desistente o(a) candidato(a) convocado que não realizar a  matrícula, conforme as datas previstas no Calendário do Processo Seletivo, sendo o(a) próximo(a) candidato(a) da lista de espera convocado(a) na chamada seguinte.

DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA NA MATRÍCULA
No período de matrícula, os(as) candidatos(as) deverão, obrigatoriamente, enviar cópia dos seguintes documentos relacionados no item 7.2 deste Edital.
Perderão o direito de ingresso no ILCT os(as) candidatos(as) convocados(as) para a matrícula que não apresentarem todos os documentos listados.
Os documentos originais deverão ser digitalizados e enviados como definido oportunamente.
A verificação dos documentos originais será realizada em momento a ser definido, quando do retorno das atividades presenciais.

Documentos exigidos na Matrícula (envio digitalizado):

  1. Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental e Médio, com os respectivos Históricos Escolares;
  2. Certidão de Nascimento;
  3. Documento de Identidade: Carteira de Identidade ou Carteira Nacional de Habilitação;
  4. Uma fotografia 3×4 colorida e recente;
  5. CPF ou comprovante de cadastro emitido pela Receita Federal;
  6. Título de Eleitor e do comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral ou comprovante de regularização junto ao Tribunal Superior Eleitoral. O comprovante poderá ser retirado no site do TSE;
  7. Comprovante de estar em dia com o Serviço Militar (sexo masculino);
  8. Cartão de Vacinas atualizado;
  9. No caso de estrangeiros, apresentar passaporte com visto permanente ou passaporte e documentação de autoridade competente comprovando, além da legalidade de sua permanência no Brasil, a autorização para se matricular no curso pretendido no ILCT ;
  10. Os ingressantes que tenham concluído Ensino Médio em instituições estrangeiras deverão apresentar toda a documentação exigida para a matrícula autenticada em Representação Consular Brasileira, no país onde funciona o estabelecimento de ensino que a houver expedido, e oficialmente traduzida para a língua portuguesa;
  11. Ficha de necessidades especiais preenchida pelo aluno de acordo com Modelo disponível no item Documentos e Formulários;
  12. Contrato de Prestação de Serviço Educacional preenchida pelo aluno, disponível no item Documentos e Formulários; e
  13. Comprovante de pagamento da matricula, de acordo com orientações disponíveis oportunamente.

Perderá o direito à vaga, no ILCT, o(a) candidato(a) convocado(a) que não apresentar os documentos listados no item 7.2 na matrícula e não comparecerem quando convocado, para a verificação dos originais.

A prestação de informação falsa pelo(a) candidato(a) apurada antes ou após à matrícula, em procedimento que assegure o contraditório e a ampla defesa, ensejará o cancelamento da matrícula no ILCT e o(a) estudante perderá, consequentemente, o direito à vaga conquistada, independentemente das sanções penais eventualmente cabíveis.


O Curso Técnico em Leite e Derivados contempla a formação de um profissional apto a desenvolver, de forma plena e inovadora, atividades na área de laticínios, com sólida formação acadêmica e habilidades fundamentais para o exercício da cidadania. O curso busca não somente formar egressos com perfis de permanente busca pelo conhecimento, como também propiciará às indústrias de beneficiamento, industrialização e conservação de leite e derivados, pessoal formado e com capacidade de promover mudanças e inovações, fundamentadas na visão multidisciplinar, respeitando as questões sociais, ambientais e a viabilidade econômica.

Acesse o item Curso Técnico para saber mais sobre o curso.

Posso corrigir uma informação no formulário de inscrição após ter "enviado" o formulário?

Sim. Você poderá editar o formulário já enviado quantas vezes quiser, desde que no prazo da inscrição. Para isto, acesse a mensagem recebida informando que seu formulário foi enviado e clique na opção "Editar Resposta". Você terá acesso ao formulário e poderá fazer as edições desejadas.


Será possível utilizar o ENEM 2020?

Não. Como as atividades didáticas começarão no dia 22/fevereiro e o resultado do ENEM 2010 só estará disponível no final do mês de março ou inicio de abril não será possível utilizar o ENEM 2020..


Devo enviar a minha nota do ENEM para participar do processo seletivo nesta modalidade?

Não. O ILCT irá buscar a nota dos candidatos diretamente no INEP. Se o candidato tiver realizado mais de um ENEM, será escolhida a maior nota entre os edições realizadas.


Dúvidas! Envie mensagem para a Comissão de Seleção e Matrícula do ILCT.

Se você não recebeu a mensagem de confirmação da inscrição e da matricula, fazer contato com a Comissão Seleção e Matrícula do ILCT.