NIT EPAMIG
Curso de Mestrado
Centros de Inteligência
DAE Eletrônico
Você está aqui : Página Inicial arrow Unidades arrow Sede arrow Herbário
Herbário Apresentação PDF Imprimir E-mail
 

HERBÁRIO DA EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS (PAMG/EPAMIG) 

 

O Herbário da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (PAMG/EPAMIG) foi criado em 1973, com o objetivo de armazenar e preservar plantas, principalmente do estado de Minas Gerais, e dar suporte aos projetos de pesquisas da Empresa. Está registrado, desde 1979, no Index herbariorum com o acrônimo (sigla) PAMG. Em 2003 foi credenciado junto ao Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN) como fiel depositário de amostras do patrimônio genético nacional.

O trabalho desempenhado no Herbário tem apoiado os projetos da EPAMIG sobre levantamentos de solos, alimentação de ruminantes, bicudo-do-algodoeiro e as pesquisas com culturas tradicionais (Etnobotânica e Etnofarmacologia) e meio ambiente. Constam ainda do Herbário, levantamentos e avaliações sobre plantas tóxicas para bovinos, plantas daninhas nas diversas culturas, plantas medicinais, plantas forrageiras, plantas aquáticas, plantas ornamentais, fruteiras nativas, cobertura vegetal de vários municípios de Minas Gerais e uma carpoteca que conta com 1.700 acessos.

Atualmente, o Herbário PAMG conta com um acervo de mais de 56.800 exsicatas (amostra de planta desidratada e colada em cartolina) e 1700 frutos na carpoteca.

O PAMG possui plantas coletadas em todo o estado de Minas Gerais, nas áreas cobertas por formações como Cerrado, Cerradão, Veredas, Matas Ciliares, Matas Secas, Campos Limpos, Campos Rupestres, Campos Antrópicos e, em menor escala, por aquelas da Mata Atlântica.

 

Histórico

O Herbário PAMG/EPAMIG recebeu, como núcleo inicial, a coleção botânica organizada por João Batista da Silva, então pesquisador do Instituto de Pesquisa Agropecuária do Centro-oeste (IPEACO), contendo 1.600 exsicatas. Posteriormente, esse núcleo foi ampliado com as coletas de vários pesquisadores, dentre os quais estão, Mítzi Brandão, Ezequias Paulo Heringer, Geraldo Mendes Magalhães, Heloisa Mattana Saturnino, João Faria Macedo, João W. Silva, José Badini, Julio Pedro Laca-Buendía, Lúcia Helena Sousa Cunha, Manuel Losada Gavilanes, Nuno M. S. Costa, Vasco Gomes, Pio Veríssimo da Silva Filho, entre outros.

 

Finalidade do Herbário

  • Preservar o arquivo de plantas desidratadas disponíveis para consultas e pesquisas;

 

  • dar suporte aos projetos de pesquisa da EPAMIG, principalmente aqueles que estudam a potencialidade dos solos, controle biológico e manejo de pragas, manejo e controle de plantas daninhas, forrageiras alternativas, plantas tóxicas, medicinais, ornamentais e aquáticas;

 

  • Servir de fonte de informações para elaboração de trabalhos de divulgação científica nas áreas de Botânica e afins;

 

  • Manter o material botânico para intercâmbios com entidades de pesquisa e ensino, atendendo especialmente aos estudantes da biodiversidade;

 

  • Atender os profissionais da área ambiental, para identificação de plantas nos estudos de impacto ambiental;

 

  • Oferecer estágios para estudantes de Ciências Biológicas e áreas afins, colaborando assim, para sua formação profissional;

 

  • Possibilitar o conhecimento da distribuição geográfica e de fenologia das espécies, através das informações contidas nas fichas;

 

  • Detectar e divulgar detalhes morfológicos que facilitem a descrição taxonômica e a identificação das espécies;

 

  • Tornar-se um instrumento importante para dar suporte à elaboração e execução de projetos, tanto individuais quanto institucionais;

 

  • Atender visitas de estudantes do ensino fundamental, visando despertar a consciência para a preservação ambiental;

 

  • Tornar a EPAMIG mais conhecida no mundo da Ciência Botânica, através do intercâmbio com Universidades de todo o Brasil, visando à identificação de material botânico do Herbário;

 

  • Atender ao público na identificação de plantas encontradas nas propriedades e prestação de informações por telefone, e pelo fale conosco, sobre questões ligadas à Botânica;

 

  • Preservar o arquivo de plantas desidratadas disponíveis para consultas e pesquisas.

 

 

Projetos de pesquisa em desenvolvimento no Herbário PAMG

1. "Bioprospecção de espécies vegetais nativas do cerrado com potencial para o desenvolvimento de antimicrobianos"

Andréia Fonseca Silva (Coordenadora) - EPAMIG/FUNED

Agência financiadora: FAPEMIG

2. "Busca de substâncias bioativas com potencial atividade neuroprotetora e antimicrobiana e desenvolvimento de método analítico para quantificação de marcadores químicos"

Cláudia Gontijo Silva (Coordenadora) - FUNED/EPAMIG

Agência financiadora: FAPEMIG

3. "Parâmetros da fragmentação florestal como subsídio para qualidade ambiental e recuperação de ambientes degradados"

Thomaz Correa e Castro da Costa (Coordenador) - EMBRAPA Milho e Sorgo/EPAMIG

Agência financiadora: CNPq

4. "Inventário florestal: composição florística arbóreo/arbustiva da área de mata do Parque Municipal da Cascata, Sete Lagoas, MG"

Thomaz Correa e Castro da Costa (Coordenador) - EMBRAPA Milho e Sorgo/EPAMIG. Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso da estagiária da EMBRAPA e estudante de Ciências Biológicas, Sirlene Nunes Araújo.

Agência financiadora: recursos da Embrapa.

5. "Trilha interpretativa ecológica na Fazenda Experimental de Santa Rita"

Maria Helena Tabim Mascarenhas (Coordenadora) - FESR/URECO/EPAMIG

Agência financiadora: FAPEMIG

6. "Avaliação de sistemas orgânicos no cultivo de hortaliças não-convencionais"

Marinalva Woods Pedrosa (Coordenadora) - FESR/URECO/EPAMIG

Agência financiadora: FAPEMIG

7. "Defensivos alternativos no controle de pragas e doenças em hortaliças"

Maira Christina Marques Fonseca (Coordenadora) - UREZM/EPAMIG

Agência financiadora: FAPEMIG

8. "Organização e execução de eventos tecnológicos para popularização de ciência e tecnologia vinculada à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais"

Juliana Carvalho Simões (Coordenadora) - DPTT/EPAMIG Sede

Agência financiadora: FAPEMIG

 

Subprojeto de responsabilidade do Herbário PAMG

O Herbário da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG): importância e ações

Andréia Fonseca Silva (Coordenadora)

9. "Conhecendo a biodiversidade do ecossistema Cerrado no Centro-oeste de Minas Gerais"

Eduardo José Azevedo Corrêa (Coordenador) - FEPI/URECO/EPAMIG

Agência financiadora: FAPEMIG

10. "Semana Nacional de Ciência e Tecnologia para estudantes dos municípios de Prudente de Morais e Sete Lagoas do Estado de Minas Gerais"

Nádia Nardely Lacerda Durães Parrella (Coordenadora) - FESR/URECO/EPAMIG

Agência financiadora: FAPEMIG

11. "Produção de sementes e mudas de espécies nativas para recuperação de cobertura vegetal na região do Município de Buritizeiro - MG"

Nádia Nardely Lacerda Durães Parrella (Coordenadora) - FESR/URECO/EPAMIG

Agência financiadora: Banco do Nordeste

13. "Tecnologias para Produção de Plantas Medicinais Selecionadas pelo SUS de Minas Gerais"

Maira Christina Marques Fonseca (Coordenadora) - UREZM/EPAMIG

Agência financiadora: FAPEMIG

14. Levantamento florístico do Parque Nossa Senhora da Piedade, Belo Horizonte - MG

Andréia Fonseca Silva (Coordenadora) - EPAMIG

 

Alguns projetos de pesquisa já realizados

1. Levantamento das leguminosas forrageiras nativas no estado de Minas Gerais, coordenado pela pesquisadora Mítzi Brandão, que resultou na descoberta de 14 espécies novas do gênero Stylosanthes, Zornia e Aeschynomene, leguminosas com grande potencial forrageiro. Constam ainda outras 13 espécies novas, entre elas, três de Bougainvillea, que são ornamentais, sete do gênero Cienfuegosia, plantas hospedeiras do bicudo-do-algodoeiro.

2. Acompanhamento da dinâmica das plantas daninhas nas diversas culturas e pastagens, o que resulta, a cada ano, na inclusão de novos nomes na listagem destas plantas.

3. Florística de uma área de cerrado da Fazenda Barreiro D antas, São José de Almeida, Jaboticatubas MG

4. Espécies vegetais nativas utilizadas pela população do Distrito de São José de Almeida, Jaboticatubas MG

5. Conhecendo a biodiversidade da Mata Atlântica na Zona da Mata

6. Espécies vegetais arbóreas do Sítio Vista Alegre, Distrito de Tabuleiro do Mato Dentro, Conceição do Mato Dentro MG.

7. Caracterização florística do Parque Municipal Reserva Ecológica do Bairro União como subsídio para planejamento de pontos interpretativos

8. Rede Mineira de biotecnologia

 

Publicações

 

Revistas

"Daphne", criada em 1990 com o objetivo de divulgar o material botânico do Herbário, além de artigos sobre a flora do estado de Minas Gerais, tanto de autores da EPAMIG como de outras instituições (Atualmente suspensa).

"Informe Agropecuário", revista técnico-científica que há 30 anos contribui, efetivamente, para o crescimento do agronegócio brasileiro. É veículo de informação das tecnologias geradas e ou adaptadas pela EPAMIG.

 

Livro

Árvores nativas e exóticas do Estado de Minas Gerais. BRANDÃO, M.; LACA-BUENDIA, J. P.; MACEDO, J. F.Belo Horizonte: EPAMIG, 2002. 528p.

 

Alguns artigos

1. SILVA, A.F.; RABELO, M.F.R.; SATURNINO H.M. Passifloraceae: botânica e espécies de interesse econômico. Informe Agropecuário, Belo Horizonte, 2012 (No prelo).

2. CORREA, E.J.A.; SOUZA, M.R.M.; PINTO, C.L.O.; SILVA, A.F.; MENDES, A.E.O.; PAULA, C.C. Conhecendo a biodiversidade da Mata Atlântica na Zona da Mata. Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável, v.1, p.35-38, 2011.

3. PINTO, C.M.F.; PINTO, C.L.O. ; SANTOS, I.C. ; SILVA, A.F. Plantas condimentares: do uso doméstico à comercialização. Informe Agropecuário, Belo Horizonte, v. 31, p. 62-72, 2010.

4. RIBEIRO, A.O.; SILVA, A.F.; CASTRO, A.H.F. Identificação de espécies da família Asteraceae, revisão sobre usos e triagem fitoquímica do gênero Eremanthus da Reserva Boqueirão, Ingaí-MG. Revista Brasileira de Plantas Medicinais, v.12, p.456-465, 2010.

5. SILVA, A.F. ; SANTOS, A.P. ; RABELO, M.F.R. Identificação botânica das plantas medicinais. Informe Agropecuário, Belo Horizonte, v.31, p.13-19, 2010.

6. ALMASSY JÚNIOR, A.A.; SILVA, A.F.; FONSECA, M.C.M. Conhecimento tradicional do uso medicinal das plantas. Informe Agropecuário, Belo Horizonte, v.31, p.20-26, 2010.

7. ARRUDA. V.M.; SILVA, A.F.; FONSECA, M.C.M. Plantas medicinais nativas e exóticas adaptadas. Informe Agropecuário, Belo Horizonte, v.31, p.27-39, 2010.

8. RIBEIRO, T.R.; SANTOS, I.C.; SILVA, A. F.; FONTANETTI, A. Flores comestíveis: beleza e sabor. Informe Agropecuário, Belo Horizonte, v.30, p.75-86, 2009.

9. SILVA, A.F.; DIAS, M.S.C.; MARO, L.A.C. Botânica e Fisiologia do Morangueiro. Informe Agropecuário, Belo Horizonte, v.28, p.7-13, 2007.

 

 

Equipe

Andréia Fonseca Silva

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email

Formação: Bióloga; Mestre em Botânica - Curadora do Herbário PAMG

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5137950501227308

 

Daniela Esteves Ferreira dos Reis Costa

Email: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email

Formação: Estudante de Ciências Biológicas (PUC Minas) - Estagiária do Herbário PAMG

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1390549300967226

 

Mayara Magalhães Enoque 

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email

Formação: Estudante de Ciências Biológicas (PUC Minas) - Bolsista de Iniciação Científica Institucional EPAMIG/FAPEMIG do Herbário PAMG

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6267334609392644

 
< Anterior   Próximo >
SEDE :  Av. José Cândido da Silveira ,  1647   -   União   -   Belo Horizonte  /  MG   -   CEP : 31170-495   -   TEL : (31) 3489-5000