EPAMIG - Informe Agropecuário EPAMIG - Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
NIT EPAMIG
Curso de Mestrado
Você está aqui :
Informe Agropecuário PDF Imprimir E-mail

Estratégias para a agricultura em épocas de seca

 

(Belo Horizonte - 02.09.15) As mudanças climáticas e a ocorrência irregular de chuvas provocaram déficits hídricos em importantes regiões agrícolas do país. "A escassez de água atingiu níveis alarmantes em regiões onde isso não era frequente, como no estado de São Paulo e nas regiões Sul de Minas e Zona da Mata mineira" afirma o pesquisador da EPAMIG Fúlvio Rodriguez Simão. Nesta situação, torna-se necessária a adoção de estratégias para conter ou minimizar os impactos da escassez de água na produção.

Com o objetivo de propor alternativas para o desenvolvimento agropecuário diante da crise hídrica, a nova edição da revista Informe Agropecuário tem como tema "Estratégias para convivência com o déficit hídrico". A publicação traz informações sobre a natureza dos déficits hídricos observados recentemente e suas implicações e apresenta tecnologias e práticas de manejo agropecuário disponíveis, para o melhor gerenciamento dos recursos hídricos.

No passado, as secas no Brasil concentravam-se no chamado Polígono das Secas que abrange a Região Nordeste do país, além do Norte dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. "No momento atual, as estratégias para a resistência aos estresses hídricos e para a convivência com períodos prolongados de seca tornaram-se de importância para, praticamente, todas as regiões de Minas Gerais e do Brasil", observa Fúlvio Simão, coordenador desta edição da revista.

Este Informe Agropecuário reúne em dez artigos informações sobre melhoramento genético e a disponibilização de genótipos com tolerância ou resistência ao estresse hídrico, experiências do Semiárido brasileiro, que já convive com a escassez hídrica, estratégias de aclimatação do cafeeiro à seca e uso de espécies mais adaptadas, consumo hídrico racional e aproveitamento da água residuária, além do uso de metodologias como o Zoneamento Ambiental e Produtivo (ZAP) que pode auxiliar a sociedade em uma melhor gestão e no manejo dos recursos hídricos.

 

Mais informações:

EPAMIG - Divisão de Gestão e Comercialização
Telefax: (31) 3489-5002
e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
Páginas: 118 Preço: R$15,00

 

 

 

botao_compra

 

 
< Anterior   Próximo >
SEDE :  Av. José Cândido da Silveira ,  1647   -   União   -   Belo Horizonte  /  MG   -   CEP : 31170-495   -   TEL : (31) 3489-5000