EPAMIG - Gestão da Pecuária EPAMIG - Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
NIT EPAMIG
Curso de Mestrado
Você está aqui :
Gestão da Pecuária PDF Imprimir E-mail

 Encontro discute produção de leite no Campo das Vertentes

 

São João Del-Rei (16.09.2015) - Mais de 500 participantes se reuniram, nesta quarta-feira, 16, para discutir o tema Gestão da Pecuária de Leite, durante o 16º Encontro Regional de Produtores de Leite do Campo das Vertentes.

Durante a abertura do evento, realizado no Campo Experimental Risoleta Neves da EPAMIG em São João del-Rei, o presidente da Empresa, Rui Verneque, ressaltou a importância do encontro para a região e do uso de tecnologias no desenvolvimento da atividade. "Com boa gestão da sua atividade e por meio de cooperativismo, o produtor consegue tornar sua produção viável e garantir dinheiro no bolso", afirma. Participaram também o prefeito de São João del-Rei, Helvécio Reis, a reitora da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Valéria Kemp, o presidente do Sindicato Rural, Marcelo Luiz Oliveira, o gerente Regional da Emater-MG, Ademir Mendes e o gerente da Cemig, Cláudio Souza.

O idealizador do Encontro Regional, Ives Bento, ex-professor da UFSJ, que faleceu no último ano, foi homenageado pela coordenação do evento. "O professor Ives foi um dos responsáveis pela consolidação desse encontro, além de grande incentivador do campo", ressaltou o coordenador desta 16ª edição, Antônio Nunes, que é gerente do Campo Experimental da EPAMIG, em São João del-Rei.

De acordo com o coordenador estadual de bovinocultura da Emater-MG, Feliciano Nogueira, o desafio do produtor é transformar leite em dinheiro, em renda. "Com assessoramento técnico e de olho no mercado, o produtor pode buscar alternativas de renda na sua atividade, como comercialização de bezerros, dentre outras", explica.

 

epl2

O técnico Ângelo Jaques comemora o aumento da produção de leite em Coronel Xavier Chaves nos últimos seis anos. 

 

Ângelo Jaques, que é técnico da Associação Rural e Comunitária de Coronel Xavier Chaves, destaca o aumento da produção de leite no município, que nos últimos seis anos cresceu de 20 mil para 50 mil litros/dia. Para ele, a adoção de informações tecnológicas é essencial. "Atualmente, a maior parte dos produtores de Coronel é de cooperados que estão mais preocupados com a qualidade do produto e gestão da sua atividade", conta.

Em cinco oficinas foram repassadas informações sobre custo de produção e lucro, como fazer ensilagem de milho reidratado, gerador de baixo custo para ordenha mecânica e tecnologia para otimização de higienização na produção de leite.

 

Fotos: Paulo Filho

 

Assessoria Comunicação da EPAMIG
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
(31) 3489-5022 / 3489-5023

 
< Anterior   Próximo >
SEDE :  Av. José Cândido da Silveira ,  1647   -   União   -   Belo Horizonte  /  MG   -   CEP : 31170-495   -   TEL : (31) 3489-5000