EPAMIG - Semana Internacional do Café 2015 EPAMIG - Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
NIT EPAMIG
Curso de Mestrado
Você está aqui :
Semana Internacional do Café 2015 PDF Imprimir E-mail

EPAMIG destaca tecnologias para produção sustentável de café

 

(Belo Horizonte - 23.09.15) Começa nesta quinta-feira, 24 de setembro, a 3ª Semana Internacional do Café, no Expominas-Belo Horizonte. Reúso da água no processamento do café, indicação geográfica para atestar as peculiaridades do café produzido em Minas Gerais e inovações no setor serão apresentados por pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) durante a programação.

 

sarah Pesquisadora da EPAMIG Sara Chalfoun participará do Encontro Mulheres do Café 

 

No dia 25 de setembro, a pesquisadora da EPAMIG Sul Sara Chalfoun irá participar do 5º Encontro da Aliança Internacional das Mulheres do Café do Brasil, que será realizado a partir das 8h30. Às 12h, no Espaço Café Mais Forte, a pesquisadora da Embrapa/EPAMIG Helena Alves apresentará o tema "Denominação de Origem nos Cafés da Mantiqueira de Minas - Indicação de Procedência". Durante a palestra serão abordadas definições sobre as modalidades de Indicação Geográfica (IG) previstas na legislação brasileira, exemplos da importância da caracterização ambiental e o reconhecimento e a agregação de valor ao café e outros produtos da região. Às 14h30, durante o Fórum da Agricultura Sustentável, o pesquisador da Embrapa/EPAMIG Sammy Soares irá apresentar tecnologia para reúso da água no processamento dos frutos do café.

No estande do governo de Minas Gerais os participantes também poderão experimentar cafés de variedades desenvolvidas pela EPAMIG, que têm alta qualidade sensorial e elevada produtividade. Azeite extravirgem processado na Serra da Mantiqueira e queijos produzidos no Instituto de Laticínios Cândido Tostes. A Semana Internacional do Café 2015 termina no dia 26 de setembro.

 

testecafe

Variedades de cafés desenvolvidas pela EPAMIG poderão ser degustada durante a SIC 2015 

 

Reaproveitamento da água

Tema da palestra do pesquisador Sammy Soares, o Sistema de Limpeza de Águas Residuárias - SLAR, desenvolvido em parceria por EPAMIG, Embrapa Café e Incaper é de baixo custo e pode ser construído pelo próprio cafeicultor. É constituído por caixas e peneiras e possibilita o reaproveitamento da água utilizada na lavagem dos grãos.

Após a remoção de parte dos resíduos, a água pode ser reutilizada em novos processos de lavagem e descascamento do café e na irrigação de lavouras, permitindo uma economia de água superior a 50%. "Essa água residuária é rica em material orgânico, que inviabiliza o seu descarte simples. Por outro lado, pode ser reaproveitada na nutrição de variadas espécies agrícolas", afirma Sammy.

Para o cafeicultor Eric Abreu, o reúso da água no descascamento do café produzido na Fazenda Parreiral, em Três Pontas, representa uma economia de 50% do recurso. "Implantei há três anos sistema de baixo custo para filtragem, decantação e bombeamento da água reutilizada no processo de descascamento. Hoje, uso 60% de água reaproveitada e 40% de água limpa na produção do meu café que é comercializado nos mercados interno e externo", conta.

O cafeicultor João Carlos Pieroni, desde 2010, também utiliza esse sistema de reuso de água, em sua propriedade, em São Sebastião do Paraíso, no Sul de Minas. Ele instalou caixas de água para tratamento da água residuária da produção do café descascado. "Obtive uma economia de até 70% de água no processo", afirma.

 

Semana Internacional do Café

Data: 24 a 26 de setembro de 2015
Horário: 11 às 20 horas
Local: Expominas - Belo Horizonte - Avenida Amazonas, 6.030 - Bairro Gameleira

Informações: http://semanainternacionaldocafe.com.br/

 

Fotos: Erasmo Pereira - EPAMIG

 

Assessoria Comunicação da EPAMIG
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
(31) 3489-5022 / 3489-5023 

 
< Anterior   Próximo >
SEDE :  Av. José Cândido da Silveira ,  1647   -   União   -   Belo Horizonte  /  MG   -   CEP : 31170-495   -   TEL : (31) 3489-5000