EPAMIG - Agricultura Familiar EPAMIG - Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
NIT EPAMIG
Curso de Mestrado
Você está aqui :
Agricultura Familiar PDF Imprimir E-mail

Governo anuncia ações para fortalecimento da agricultura familiar e combate à pobreza rural

 

EPAMIG irá fornecer pacote tecnológico que irá beneficiar a cadeia produtiva do leite por meio de entidades representativas dos agricultores familiares

 

(Belo Horizonte - 25.09.15) O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, lançou nesta sexta-feira (25/9) em Belo Horizonte, ao lado do ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, um conjunto de ações visando o fortalecimento da agricultura familiar e o combate à pobreza rural em Minas.

 

pobreza_rural_2

Governador Pimentel assinou documentos que direcionam as vinculadas da Seapa no desenvolvimento de ações para o fortalecimento da agricultura familiar. Foto: Manoel Marques - Imprensa MG 

 

Pimentel assinou os decretos de desapropriação das fazendas Nova Alegria, em Felisburgo, Córrego Fundo/Gravatá, em Novo Cruzeiro, e Ariadnópolis, em Campo do Meio. Também foram anunciadas outras nove ações em parceria com diferentes secretarias e órgãos do Estado e com o Governo Federal.

Uma delas entre EPAMIG, Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Secretaria de Desenvolvimento Agrário (Seda) por meio de termo de cooperação para fomentar a produção sustentável, o aumento de renda dos agricultores familiares assentados pela reforma agrária e famílias atingidas por grandes empreendimentos.

 

pobreza_rural_1

Bruno Diogo, dirigente estadual do setor de produção do MST, ressaltou a importância da EPAMIG na transferência de tecnologias para a melhoria da produção familiar de alimentos. Foto: Erasmo Pereira - EPAMIG
 

 

Em parceira com a Seda e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), serão executadas ações de educação sanitária, com foco na rede pública de ensino, nas escolas das famílias agrícolas e estabelecimentos agroindustriais da agricultura familiar mineira.

Foi assinado convênio com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG) para cadastramento de famílias dentro do programa estadual de regularização fundiária rural. Com o cadastro, cerca de 20 mil famílias passarão a ter acesso a linhas de crédito e de financiamento para o plantio.

Outro protocolo foi assinado entre os governos federal e estadual e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para a implantação e recuperação de infraestrutura básica, regularização fundiária e industrialização em projetos de assentamento. Outra ação visa a construção de galpões para agroindústria da cana de açúcar em Minas para auxílio da agricultura familiar.

Também participaram da solenidade os secretários de Estado Glênio Martins (Desenvolvimento Agrário), João Cruz (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Helvécio Magalhães (Planejamento e Gestão), Odair Cunha (Governo), Nilmário Miranda (Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania), André Quintão (Trabalho e Desenvolvimento Social), Paulo Guedes (Desenvolvimento do Norte e Nordeste), a presidente nacional do Incra, Maria Lúcia Falcón, deputados federais e estaduais, vereadores, lideranças políticas e sociais.

 

Pacote tecnológico

A EPAMIG irá fornecer material genético, resultado do programa de melhoramento da Raça Gir Leiteiro da Empresa. Além de realizar eventos de orientação e transferência de tecnologias para cooperados e associações de produtores, indicadas pela Seda, com o objetivo de potencializar a produção de leite nos assentamentos de reforma agrária em Minas Gerais.

 

 

Assessoria Comunicação da EPAMIG
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
(31) 3489-5022 / 3489-5023  


 
< Anterior   Próximo >
SEDE :  Av. José Cândido da Silveira ,  1647   -   União   -   Belo Horizonte  /  MG   -   CEP : 31170-495   -   TEL : (31) 3489-5000