EPAMIG - CELA - Campo Experimental Lavras EPAMIG - Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
NIT EPAMIG
Curso de Mestrado
Você está aqui : Página Inicial arrow Unidades arrow Campos Experimentais arrow CELA - Campo Experimental Lavras
CELA - Campo Experimental Lavras PDF Imprimir E-mail
Campo Experimental de Lavras

INFORMAÇÕES GERENCIAIS

Gerente:

Valter José da Silva

Endereço:

Rodovia Lavras/ Ijaci km 02
Campus da UFLA
Lavras - MG
CEP: 37200-000

Caixa Postal: 176

Acesso:
Mapa de Localização

Horário de Funcionamento:

07h às 11h 13h às 17h

Telefone: (35)3821-2231 / 3829-1439


E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email

PRINCIPAIS ATIVIDADES

Pesquisa: 

Cafeicultura - melhoramento genético do cafeeiro com ênfase à resistência a ferrugem; manejo Integrado de Pragas e Doenças; manejo da lavoura cafeeira, tratos culturais, consórcio, poda. Nutrição do cafeeiro e manejo do mato.  

Geoprocessamento - Lavouras cafeeiras do Sul de Minas.

Fruticultura - banana, citros, figo, marmelo e abacate.

Cereais: arroz de terras altas.

Serviços:

Laboratório de análise de solos e foliar e laboratório de análise de qualidade de café.

HISTORICO

O Campo Experimental de Lavras (CELA) foi criada em 1934 com a denominação de "Campo Experimental de Café", subordinado à Estação Experimental de Água Limpa, sediada no município de Sete Lagoas. Em 1943, passou a integrar a rede experimental do Instituto Agronômico do Oeste, sob a denominação de "Subestação Experimental de Lavras", com uma área de 132 hectares.

A partir de 1964, passou a ser denominada "Estação Experimental de Lavras", vinculada ao Instituto de Pesquisas e Experimentação Agropecuárias do Centro Oeste - Ipeaco. Com a federalização da Escola Superior de Agricultura de Lavras - ESAL em 1963, a Estação Experimental cedeu parte de sua área para a construção do novo "campus", ficando a Estação com cerca de 50 ha para desenvolver pesquisa e experimentação agropecuária. Esta área , pertencente ao Ministério da Agricultura, foi cedida em comodato para a ESAL que, em 1972 cedeu-a para o Estado com o objetivo de implementar o Programa Integrado de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Pipaemg) o qual a partir de 1974 foi sucedido pela EPAMIG. Atualmente, esta área é utilizada através de mútua cooperação técnico-científica com a Universidade Federal de Lavras.

Participa do Programa de Desenvolvimento em Fruticultura do Município de Lavras - Frutilavras em parceria com a Ufla, Emater-MG, Sebrae-MG, CAARG, Sindicato dos Produtores Rurais e Prefeitura Municipal de Lavras. O Frutilavras tem por objetivo principal a introdução da fruticultura no município como alternativa à geração de emprego e melhoria da renda da pequena propriedade rural.

 
< Anterior   Próximo >
SEDE :  Av. José Cândido da Silveira ,  1647   -   União   -   Belo Horizonte  /  MG   -   CEP : 31170-495   -   TEL : (31) 3489-5000