EPAMIG - EPAMIG apresenta benefícios da integração lavoura-pecuária-floresta EPAMIG - Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
NIT EPAMIG
Curso de Mestrado
Você está aqui :
PDF Imprimir E-mail
Notícias - Notícias Gerais
15/03/10

EPAMIG APRESENTA BENEFÍCIOS DA INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA-FLORESTA


As vantagens do Sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta serão apresentados pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) na próxima quinta-feira, dia 18, na Fazenda Experimental Risoleta Neves (FERN), em São João del-Rei. O dia de campo, que tem início às 8h30, é gratuito e será realizado em parceria com a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Embrapa, Emater-MG e Secretaria Municipal de Agricultura.

As técnicas para recuperação de áreas degradas serão exibidas em seis estações técnicas (confira programação abaixo) que reúnem uma parte teórica e outra prática, observada em ensaios instalados na fazenda experimental. "A utilização do sistema de integração lavoura-pecuária-floresta já provou que pode repercutir em inúmeros benefícios para o produtor rural e para o meio ambiente", observa o gerente da FERN, Mauro Lúcio de Resende. Segundo ele, entre os benefícios, merecem destaque a recuperação e manutenção das características produtivas do solo, a diversificação de oferta e obtenção de maiores rendimentos, menor custo e maior qualidade da produção. "Pensando nisso, preparamos uma programação que nos permitirá mostrar, desde o manejo do solo até o uso de biotecnologia na cultura do milho, qualidade de silagem e uso do sorgo para seu preparo", diz.

Ao realizar o dia de campo, as instituições pretendem mostrar que fatores de degradação ambiental como desmatamentos, queimadas, extinção de áreas verdes permanentes e práticas agrícolas não conservacionistas com perda da capacidade produtiva dos solos e impedimento na recarga adequada de lençóis freáticos resultam na redução da biodiversidade, no aumento de pragas e nas mudanças climáticas que já estão sendo vivenciadas. "Várias são as ações de gestão ambiental que podem minimizar estes efeitos", afirma o professor da UFSJ, Fernando de Paula Leonel, acrescentando que, no dia de campo, os presentes poderão conhecer resultados de experiências relacionadas à gestão ambiental realizadas pela EPAMIG, Embrapa, Emater e UFSJ. Essas e outras informações também podem ser conhecidas através do Informe Agropecuário da EPAMIG sobre Integração Lavoura-Pecuária, que estará à venda para os interessados.  

O dia de campo é dirigido a produtores rurais e técnicos da área. As inscrições (gratuitas) poderão ser feitas na hora. Mais informações sobre o assunto podem ser obtidas pelo telefone (32) 3379-2649.

O evento é patrocinado pelas empresas Matsuda, Dekalb, Esteio, Bunge e ILPF. São parceiros na realização a Associação dos Municípios da Microrregião dos Campos das Vertentes (Amver), Sindicato dos Produtores Rurais de São João del-Rei e Clube Amigo do Produtor.

Programação

8h30- inscrições

9h- abertura

9h30- estações técnicas:

- Recuperação de área degradada com integração lavoura-pecuária, por Fernando de Paula Leonel (UFSJ);

- Manejo de solo e planta em sistema de integração lavoura-pecuária-floresta, por Wadson Sebastião Duarte da Rocha (Embrapa Gado de Leite);

- Uso de biotecnologia na produção de silagem de milho, por Marcelo Reimer (Dekalb);

- Qualidade da silagem de milho: do cultivo ao cocho, por Clenderson Corradi de Matos Gonçalves (EPAMIG);

- Novas tendências para produção de silagem de sorgo de qualidade, por Wellington Ferreira Lopes (Dekalb);

- Arranjos e manejo florestal sistema de integração lavoura-pecuária-floresta, por Leonardo Henrique Ferreira Calsavara (Emater).

12h30- almoço de confraternização.



ASCOM EPAMIG

Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email

(31) 3489.5022 / 3489.5023

Twitter oficial da EPAMIG: http://twitter.com/epamig

Flickr oficial da EPAMIG: http://www.flickr.com/photos/epamig

Agência Minas e Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.

 
< Anterior   Próximo >
SEDE :  Av. José Cândido da Silveira ,  1647   -   União   -   Belo Horizonte  /  MG   -   CEP : 31170-495   -   TEL : (31) 3489-5000