EPAMIG - EPAMIG apresenta a campanha "Sim ao Leite, Uai"! No Congresso Pan-Americano do Leite, em BH EPAMIG - Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
NIT EPAMIG
Curso de Mestrado
Você está aqui :
PDF Imprimir E-mail
Notícias - Notícias Gerais
22/03/10

EPAMIG APRESENTA A CAMPANHA "SIM AO LEITE, UAI!" NO 11º. CONGRESSO PAN-AMERICANO DO LEITE, EM BH



Sim ao Leite!
A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) estará presente no 11º. Congresso Pan-Americano do Leite, que será realizado nos dias 22 a 25 de março, no Minascentro, em Belo Horizonte. A EPAMIG é parceira da Federação Pan-Americana do Leite (Fepale), organizadora do evento. A Empresa vai apresentar, durante o congresso da Fepale, a campanha "Sim ao Leite, uai", uma versão mineira da campanha desenvolvida pela Fepale, "Sim ao Leite". A EPAMIG estará no estande da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).


A EPAMIG, através do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), sediado em Juiz de Fora, é referência na América Latina em pesquisa, ensino e produção de laticínios. O ILCT, que em maio completará 75 anos, promove há 27 anos o Congresso Nacional de Laticínios (CNL).

A campanha "Sim ao Leite, uai" visa conscientizar a sociedade sobre a importância do leite para a saúde. Durante o 26º. CNL (2009), o presidente da EPAMIG, Baldonedo Arthur Napoleão, formalizou a participação da Empresa na campanha da Fepale.  A justificativa é simples: Muitas pesquisas científicas dão conta da importância do consumo regular de leite. Segundo a pesquisadora da EPAMIG, Danielle Chelini, "a grande diversidade de produtos lácteos fabricados nas diferentes partes do mundo constitui uma base alimentícia que, em função de seu amplo consumo e versatilidade, está sendo aplicada para incorporar e fornecer a todos os nichos da população novos ingredientes funcionais. Profissionais de nutrição recomendam o consumo de três porções diárias de leite ou derivados como parte de uma dieta equilibrada. A importância da inclusão do leite no que se refere, por exemplo, ao aporte de cálcio, deve ser enfatizada preferencialmente na população até 20 anos de idade, permitindo reserva suficiente para ossos e dentes saudáveis, mantida a dieta adequada, por toda a vida", explica a pesquisadora.

Segundo Cheline, para a participação da EPAMIG na campanha "Sim ao Leite", foi montada uma específica: A "Sim ao leite, uai!", que terá uma primeira etapa com duração de três meses, desenvolvida nos meses abril, maio e junho em escolas de Belo Horizonte e Juiz de Fora e público-alvo formado por crianças com 7 e 8 anos, idade em que elas começam a escolher a dieta e também por ser o foco da campanha da Fepale desde o ano passado. "Pensamos na conscientização das crianças acerca dos benefícios do leite como parte de sua dieta desde a infância, tema que será trabalhado em  encontros e com distribuição de materiais de divulgação específicos ou personalizados, como cartilhas, quebra-cabeça, calendário, brindes, distribuição de produtos lácteos, para facilitar o reconhecimento destes pelas crianças e valorização das indústrias locais", diz Danielle. Os produtos serão fornecidos por parceiros (Polo de Excelência do Leite, prefeituras, empresas lácteas e do segmento, indústrias e demais empresas na produção do material gráfico, dentre outros - empresas em âmbito municipal e estadual). As escolas participantes ainda não podem ser anunciadas. A participação das instituições de ensino está sendo negociada, pois necessita de autorização dos pais ou responsáveis.

De acordo com a repercussão, serão firmadas parcerias para que a campanha seja realizada em nível nacional, segundo Cheline.

Objetivos

De acordo com a pesquisadora, a campanha da EPAMIG, além de  estimular o consumo de leite e derivados, visa também consolidar a parceria EPAMIG - FEPALE; agregar ações à visão social e de aplicação prática da pesquisa na EPAMIG, alcançando maior credibilidade e reconhecimento frente à sociedade mineira, brasileira e internacional; estabelecer parcerias da EPAMIG com empresas do segmento lácteo, distribuidores e escolas infantis que atendam diferentes faixas etárias; consolidar a posição do ILCT, divulgando suas ações em atividades de ensino e pesquisa, a responsabilidade social, o apoio à indústria de laticínios e demais elos da cadeia láctea pela valorização do leite e derivados, e a posição de vanguarda em contraponto à tradição da Instituição no segmento lácteo.

Atividades

A campanha será desenvolvida a partir de produção de texto científico de lançamento da campanha mineira "Sim ao Leite, uai", da EPAMIG-FEPALE. Uma equipe de pesquisadores da EPAMIG e pediatras (que trabalharão na produção do material gráfico) visitará as escolas. A proposta é que seja realizada também reunião com pais e professores para explicações sobre o desenvolvimento da campanha e sobre o seu tema.

As principais ações municipais, segundo a coordenação da campanha, serão: Parceria com escolas e indústrias de laticínios da região; identificação e definição de escolas que cedam as turmas dentro das faixas etárias; apresentação de ações diferenciadas por faixa etária com material e atividades para as faixas específicas, seguida da oferta de cesta de produtos das indústrias parceiras ilustrando o que poderia ser incluído na dieta diária para caracterizar as três porções diárias recomendadas; identificação de potenciais parceiros;


Sim ao Leite!


Ascom EPAMIG

Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email

(31) 3489.5022 / 3489.5023

Twitter oficial da EPAMIG: http://twitter.com/epamig

Flickr oficial da EPAMIG: http://www.flickr.com/photos/epamig

Agência Minas e Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.
 
< Anterior   Próximo >
SEDE :  Av. José Cândido da Silveira ,  1647   -   União   -   Belo Horizonte  /  MG   -   CEP : 31170-495   -   TEL : (31) 3489-5000