Uso de Sistemas de Informações Geográficas na Agricultura

O uso de tecnologias do tipo SIG são uma realidade na agricultura, e cada vez mais se torna uma ferramenta fundamental para o profissional/gestor agrícola. Com a possibilidade de georreferenciamento das informações, é possível gerenciar o sistema de produção de forma mais precisa no espaço e no tempo. O SIG permite ao usuário monitorar áreas de interesse, visualizar e armazenar informações georreferenciadas, baixar e analisar imagens de satélites para uso agrícola, realizar cálculos de índices de vegetação, gerar mapas de fertilidade do solo, criar mapas para impressão e muito mais.

O Sistema de Informação Geográfica (SIG, em inglês Geographic Information System – GIS) é um conjunto de softwares (programas), hardwares (equipamentos) dados e usuário (pessoas) integrados, tornando possível a coleta, o armazenamento e a análise de dados georreferenciados, possibilitando a produção de informação a partir de sua utilização. Dessa forma o profissional/gestor poderá contar com uma poderosa ferramenta capaz de unir diversas fontes de informação a respeito de sua propriedade, o que permite uma visão mais ampla e organizada do sistema produtivo. Assim é possível, por exemplo, delimitar áreas de interesse, identificar áreas de preservação permanente, verificar a sanidade de culturas agrícolas, gerar mapas de fertilidade do solo e mapas de produtividade, realizar o planejamento de aplicação a taxa variada de fertilizantes e defensivos agrícolas, otimizar o uso das maquinas e implementos agrícolas, organizar e conhecer os históricos das áreas produtivas, gerar mapas para apresentação das mais diversas informações, etc.

Carga horária: 28 horas

Próxima turma: Primeiro semestre de 2023

Período de inscrição: Em breve

Capacitar os participantes a inserir, obter, editar, analisar e extrair informações em software SIG.  Ao final deste curso o participante deverá ser capaz de:

  • delimitar área utilizando imagens de satélites;
  • inserir pontos obtidos com GPS, obter imagens de satélites multiespectrais;
  • realizar operações com vetores;
  • calcular índices de vegetação;
  • gerar mapas contínuos por interpolação de camadas vetoriais; e
  • criar mapas para impressão.

Estudantes e profissionais de áreas relacionadas a agricultura, produtores e gestores rurais com ensino médio completo ou superior.

  1. Introdução:
    Introdução ao SIG
    Sistemas de referência de coordenadas
    Dados Vetoriais
    Dados Raster
    Dados Tabelados
  2. Operações com Vetores:
    Geoprocessamento
    Interpoladores
  1. Operações com Rasters
    Noções de sensoriamento remoto
    Imagens multiespectrais de satélites
    Índices de vegetação

Professor Thiago Furtado de Oliveira
Graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental, UFV (2015); Mestrado em Engenharia Agrícola – Agricultura de Precisão, UFV (2017); Doutorado em Engenharia Agrícola – Agricultura de Precisão, UFV (2022).

Serão disponibilizados materiais para leitura, áudio aulas, vídeo-aulas, estudos dirigidos, fóruns e tarefas, que serão realizadas online, no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizado) do ITAP. Todas estas atividades totalizarão 28 horas, com atividades síncronas e assíncronas e participação do professor. Durante esta etapa, além do aprendizado com as técnicas do curso pretende-se que o cursista familiarize-se com técnicas do aprendizado em AVAs.  Para tanto, o cursista necessário de um computador com acesso à internet.

Para o recebimento do Cerificado será exigido a aprovação no curso. Para aprovação no curso, o cursista deverá ter nota igual ou superior a 60%.

Curso gratuito.