Pesquisa Tecnologia Sociedade

EMPRESA DE PESQUISA
AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Filter by Categories
Licitações
Notícias
Sem categoria
Webinar

PROCESSAMENTO DE LEITES E DERIVADOS

Coordenador de Pesquisa: Júnio César Jacinto de Paula

O Programa de Pesquisa Agroindustrial da Epamig conta atualmente com 22 pesquisadores atuando efetivamente em áreas que vão da produção de vinhos à tecnologia de leite e derivados. Diversos projetos vêm sendo aprovados, seja em órgãos de fomento ou em parceria com a iniciativa privada, o que tem gerado aumento crescente nas atividades do programa, desde que foi criado em 1998. Dentro das linhas de pesquisa desenvolvidas estão:

Tecnologia de produtos lácteos concentrados e desidratados;

Projetos e engenharia de laticínios;

Aspectos ambientais na cadeia de leite e derivados;

Tecnologia, processos e inovações em leite e derivados;

Higienização na cadeia de lácteos.


Em harmonia com o modelo das pesquisas aplicadas realizadas pela EPAMIG busca gerar tecnologias ou adaptá-las às condições atuais do estado tanto na agroindústria familiar como de pequenos, médios e grandes laticínios de Minas Gerais e do Brasil. Assim dentre as linhas de pesquisas do programa diversos projetos com os queijos artesanais mineiros são de grande importância cultural e sócio-econômica para a população, como forma de garantia da segurança alimentar do consumidor e maior agregação de valor ao produtor.


Além das pesquisas com queijos artesanais outros projetos em andamento ou já finalizados apresentam resultados relevantes dentre os quais podem ser destacados: adaptação da tecnologia de fabricação do Queijo de Coalho e Manteiga de Garrafa e construção da unidade modelo de fabricação em Leme do Prado no Vale do Jequitinhonha; aproveitamento do soro na elaboração de bebidas lácteas nutritivas e de baixo custo; aplicação de corantes bioativos em produtos lácteos; Microbiologia aplicada, melhoria da qualidade dia leite produzido nas Fazendas de Ponte Nova e Leopoldina; utilização de tecnologias como o uso de dióxido de carbono para melhorar o rendimento e a produtividade na fabricação de queijos, geração de tecnologia em produtos concentrados por ultrafiltração, leite condensado, doce de leite, leite UHT, requeijões, entre outros.

Os laboratórios da EPAMIG/ Instituto de Laticínios Cândido Tostes dispõem de instalações e equipamentos para realização de análises laboratoriais condizentes com as necessidades dos projetos de pesquisa aqui desenvolvidas e ou propostas. Além disto, o corpo de pesquisadores, composto por mestres e doutores, é altamente capacitado e qualificado para o desenvolvimento dos projetos.

O Núcleo Industrial, o Laboratório Tecnológico, o Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e os outros laboratórios de pesquisa do Instituto de Laticínios Cândido Tostes em Juiz de Fora permitem a execução de experimentos, o desenvolvimento de novos produtos, treinamentos específicos para demandas individualizadas das empresas da iniciativa privada e execução de projetos que geram e adaptam novas tecnologias para a melhoria da qualidade dos produtos que chegam ao mercado consumidor.

A Fazenda Experimental Risoleta Neves em São João Del-Rei e a Fazenda Experimental de Acauã no município de Leme do Prado no Vale do Jequitinhonha também possuem unidades piloto e industriais adequadas para o processamento de produtos lácteos, dispõem de toda infra-estrutura de fábricas modelo e também possuem condições para execução de experimentos nessas regiões consideradas estratégicas.

Uma das grandes potencialidades do Programa de Pesquisa Processamento de Leite e Derivados são as parcerias Público-privadas para elaboração e execução de projetos, treinamento de pessoal de órgãos de extensão como a EMATER e fiscalizadores como IMA e MAPA, e também os profissionais inseridos no mercado de trabalho (laticínios) e que carecem de treinamento, além de consultorias para os mais diversos setores da cadeia produtiva do leite.

PESQUISADORES

Adauto de Matos Lemos - ILCT ( adautolemos@epamig.br)

Claudéty Barbosa Saraiva - ILCT ( claudety@epamig.br)

Claudia Lucia de Oliveira Pinto - CTZM ( claudia.epamig@gmail.com , clucia@epamig.ufv.br)

Cristiane Viana Guimarães - SEDE ( cv.guimaraes@epamig.br)

Daniel Arantes Pereira - FERN ( daniel.arantes@epamig.br )

Danielle B. Chelini Pereira - ILCT ( danielle@epamig.br)

Denise Sobral - ILCT ( denisesobral@epamig.br)

Elisângela Michele Miguel - ILCT ( elisangelamichele@epamig.br)

Fernando A. R. Magalhães - ILCT ( fernando.magalhaes@epamig.br)

Gisela Magalhães Machado - ILCT ( giselammachado@epamig.br)

Isis Toledo Renhe - ILCT ( isis@epamig.br)

Jaqueline Flaviana de Sá ­- SEDE ( jaquelinesa@epamig.br)

Junio Cesar Jacinto de Paula - ILCT ( junio@epamig.br)

Luiz Carlos G. Costa Júnior - ILCT ( luizcarlos@epamig.br)

Pedro Henrique B. de Oliveira - ILCT ( pedrohenrique@epamig.br)

Paulo Henrique Costa Paiva - ILCT ( paulohcp@epamig.br)

Renata Golin Bueno Costa - ILCT ( renata.costa@epamig.br)

Vanessa A. Martins Teodoro - ILCT ( vanessa.teodoro@epamig.br)

Djalma Ferreira Pelegrini - FEUB ( djalma@epamig.br)