PROCESSAMENTO DE LEITES E DERIVADOS

Coordenador de Pesquisa: Júnio César Jacinto de Paula

O Programa de Pesquisa Agroindustrial da Epamig conta atualmente com 22 pesquisadores atuando efetivamente em áreas que vão da produção de vinhos à tecnologia de leite e derivados. Diversos projetos vêm sendo aprovados, seja em órgãos de fomento ou em parceria com a iniciativa privada, o que tem gerado aumento crescente nas atividades do programa, desde que foi criado em 1998. Dentro das linhas de pesquisa desenvolvidas estão:

Tecnologia de produtos lácteos concentrados e desidratados;

Projetos e engenharia de laticínios;

Aspectos ambientais na cadeia de leite e derivados;

Tecnologia, processos e inovações em leite e derivados;

Higienização na cadeia de lácteos.


Em harmonia com o modelo das pesquisas aplicadas realizadas pela EPAMIG busca gerar tecnologias ou adaptá-las às condições atuais do estado tanto na agroindústria familiar como de pequenos, médios e grandes laticínios de Minas Gerais e do Brasil. Assim dentre as linhas de pesquisas do programa diversos projetos com os queijos artesanais mineiros são de grande importância cultural e sócio-econômica para a população, como forma de garantia da segurança alimentar do consumidor e maior agregação de valor ao produtor.


Além das pesquisas com queijos artesanais outros projetos em andamento ou já finalizados apresentam resultados relevantes dentre os quais podem ser destacados: adaptação da tecnologia de fabricação do Queijo de Coalho e Manteiga de Garrafa e construção da unidade modelo de fabricação em Leme do Prado no Vale do Jequitinhonha; aproveitamento do soro na elaboração de bebidas lácteas nutritivas e de baixo custo; aplicação de corantes bioativos em produtos lácteos; Microbiologia aplicada, melhoria da qualidade dia leite produzido nas Fazendas de Ponte Nova e Leopoldina; utilização de tecnologias como o uso de dióxido de carbono para melhorar o rendimento e a produtividade na fabricação de queijos, geração de tecnologia em produtos concentrados por ultrafiltração, leite condensado, doce de leite, leite UHT, requeijões, entre outros.

Os laboratórios da EPAMIG/ Instituto de Laticínios Cândido Tostes dispõem de instalações e equipamentos para realização de análises laboratoriais condizentes com as necessidades dos projetos de pesquisa aqui desenvolvidas e ou propostas. Além disto, o corpo de pesquisadores, composto por mestres e doutores, é altamente capacitado e qualificado para o desenvolvimento dos projetos.

O Núcleo Industrial, o Laboratório Tecnológico, o Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e os outros laboratórios de pesquisa do Instituto de Laticínios Cândido Tostes em Juiz de Fora permitem a execução de experimentos, o desenvolvimento de novos produtos, treinamentos específicos para demandas individualizadas das empresas da iniciativa privada e execução de projetos que geram e adaptam novas tecnologias para a melhoria da qualidade dos produtos que chegam ao mercado consumidor.

A Fazenda Experimental Risoleta Neves em São João Del-Rei e a Fazenda Experimental de Acauã no município de Leme do Prado no Vale do Jequitinhonha também possuem unidades piloto e industriais adequadas para o processamento de produtos lácteos, dispõem de toda infra-estrutura de fábricas modelo e também possuem condições para execução de experimentos nessas regiões consideradas estratégicas.

Uma das grandes potencialidades do Programa de Pesquisa Processamento de Leite e Derivados são as parcerias Público-privadas para elaboração e execução de projetos, treinamento de pessoal de órgãos de extensão como a EMATER e fiscalizadores como IMA e MAPA, e também os profissionais inseridos no mercado de trabalho (laticínios) e que carecem de treinamento, além de consultorias para os mais diversos setores da cadeia produtiva do leite.

PESQUISADORES

Adauto de Matos Lemos - ILCT ( adautolemos@epamig.br)

Claudéty Barbosa Saraiva - ILCT ( claudety@epamig.br)

Claudia Lucia de Oliveira Pinto - CTZM ( claudia.epamig@gmail.com , clucia@epamig.ufv.br)

Cristiane Viana Guimarães - SEDE ( cv.guimaraes@epamig.br)

Daniel Arantes Pereira - FERN ( daniel.arantes@epamig.br )

Danielle B. Chelini Pereira - ILCT ( danielle@epamig.br)

Denise Sobral - ILCT ( denisesobral@epamig.br)

Elisângela Michele Miguel - ILCT ( elisangelamichele@epamig.br)

Fernando A. R. Magalhães - ILCT ( fernando.magalhaes@epamig.br)

Gisela Magalhães Machado - ILCT ( giselammachado@epamig.br)

Isis Toledo Renhe - ILCT ( isis@epamig.br)

Jaqueline Flaviana de Sá ­- SEDE ( jaquelinesa@epamig.br)

Junio Cesar Jacinto de Paula - ILCT ( junio@epamig.br)

Luiz Carlos G. Costa Júnior - ILCT ( luizcarlos@epamig.br)

Pedro Henrique B. de Oliveira - ILCT ( pedrohenrique@epamig.br)

Paulo Henrique Costa Paiva - ILCT ( paulohcp@epamig.br)

Renata Golin Bueno Costa - ILCT ( renata.costa@epamig.br)

Vanessa A. Martins Teodoro - ILCT ( vanessa.teodoro@epamig.br)

Djalma Ferreira Pelegrini - FEUB ( djalma@epamig.br)