NIT - NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

NIT EPAMIG - Composição:

Diretoria de Operações Técnicas - DROT
Departamento de Transferência de Tecnologias - DPTT
Divisão de Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual - DVIP
Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT

Contato:
Av. José Candido da Silveira, 1.647 - União
Cep. 31170-495
Belo Horizonte - M.G.
Telefone: (31)3489-5060

E-mail: nitepamig@epamig.br

MISSÃO

Promover a disseminação da cultura da propriedade intelectual, apoiando a formulação de políticas e a implementação de ações estratégicas destinadas à proteção, valoração e maximização da fruição dos resultados econômicos do conhecimento gerado na EPAMIG.

VISÃO

Ser reconhecida como um dos principais instrumentos operacionais da EPAMIG na obtenção e captação de recursos financeiros para sustentabilidade da pesquisa gerada na Empresa.

AÇÕES ESTRATÉGICAS

Difusão

 

1. Promover encontros no âmbito interno para disseminar uma visão estratégica  e  sedimentar a cultura da propriedade intelectual, da inovação tecnológica e da transferência remunerada de tecnologia.

2. Sistematizar e disponibilizar informações sobre propriedade intelectual e comercialização de tecnologia.

 

Articulação

 

1. Apoiar a organização de atividades destinadas à proteção, valoração e transferência dos conhecimentos gerados nas fazendas experimentais e centros tecnológicos da EPAMIG.

2. Propor medidas e mecanismos que viabilizem a aplicação dos resultados de pesquisas, de tecnologias e de inovações em produtos comercializáveis.

3. Estimular o uso dos sistemas de informação tecnológica sobre marcas, patentes, softwares, cultivares e direitos autorais.

4. Identificar temas e fontes de financiamento vinculados à propriedade intelectual e à comercialização de tecnologia e articular propostas de projetos cooperativos.

5. Participar de eventos, nacionais e internacionais, destinados à discussão de temas relativos à propriedade intelectual e à comercialização de tecnologia.

 

Capacitação

 

1. Promover programas internos de capacitação em propriedade intelectual, inovação e comercialização de tecnologia.

2. Estimular a realização de estudos no campo da propriedade intelectual, da comercialização,  inovação e da transferência de tecnologia.