
(Belo Horizonte – 27.06.2016) – A produção de uva de mesa é uma atividade bastante interessante do ponto de vista socioeconômico. Emprega uma grande quantidade de trabalhadores rurais, valoriza a mão de obra feminina, sendo muito lucrativa e, por isso, uma alternativa tanto para o pequeno produtor familiar como para empresas rurais. A produção de uva para consumo in natura em diferentes regiões do Brasil e do estado de Minas Gerais é tema da nova edição da revista Informe Agropecuário Uva de mesa.
A produção brasileira de uva de mesa foi de, aproximadamente, 717.941 toneladas em 2015. As principais áreas de produção estão localizadas nos estados do Sul e em São Paulo, onde são produzidas uvas comuns para consumo interno e, na Região Nordeste, nos estados da Bahia e Pernambuco, onde são produzidas uvas finas, para exportação. Minas Gerais destaca-se pela produção de uvas em regiões tropicais quentes, como o Norte de Minas, assim como no Sul do Estado, onde o clima é mais ameno.
Esta edição do Informe Agropecuário, coordenada pelo pesquisador da EPAMIG Rodrigo Meirelles Pimentel, disponibiliza conhecimentos sobre novas cultivares de videira para mesa, poda e manejo de cacho, doenças e pragas, sistemas de condução e cultivo de Niágara Rosada. Rodrigo é também autor de um dos artigos desta edição. “Vamos abordar várias características importantes para qualidade das uvas e conformidade com as exigências mercadológicas”, explica.
Núcleo Tecnológico Uva e Vinho
Em 2005 foi criado no Campo Experimental de Caldas o Núcleo Tecnológico EPAMIG Uva e Vinho. O Núcleo possui área experimental de cultivo de uvas, laboratórios de enologia, microvinificação, análise sensorial, vinícola experimental e champanharia, além de estufas e multiplicação de mudas.
Neste Núcleo, são desenvolvidas diversas tecnologias para produção de uva de mesa e vinhos finos. Uma delas, a dupla poda da videira, desenvolvida pelo pesquisador da EPAMIG Murillo de Albuquerque, permitiu a alteração da época da colheita da videira para os meses de inverno, o que possibilitou a elaboração de vinhos finos de alta qualidade, em especial com a videira Syrah.
Mais informações:
EPAMIG- Divisão de Promoção e Distribuição da Informação Tecnológica
Telefax: (31) 3489-5002
e-mail: publicacao@epamig.br
Preço: R$15
Olá boa noite , gostaria de fazer mudas de uvas de mesa ,sera posivel voces fornecer o porta enxerto 572 ou outros conforme as variedades que voces fornece .
Caro Edimar, entre em contato no Núcleo EPAMIG Uva e Vinho, em Caldas: cecd@epamig.br / (35)3735-1101. Agradecemos o seu contato!
Oi! Meu nome é Laise, sou agronoma, e atualmente trabalho na Universidade de Minnesota como pesquisadora no setor de melhoramente genetico de plantas com foco em uva. Tenho um blog onde escrevo muito conteudo voltado para industria de viticultura. Escrevi um artigo recentemente sobre drones na viticultura. http://www.vittis.com.br/2016/07/19/drones-na-viticultura-a-revolucao-do-sistema-produtivo/
Gostaria de manter contato com vocês pois estou sempre compartilhando coisa nova. Abraço, Laise
Prezada Laise, além de o Blog, pode também nos acompanhar no Facebook. Pode nos enviar mensagens e sugestões para imprensa@epamig.br.
Agradecemos o seu contato.