Dia Mundial da Água: EPAMIG acompanha missão técnica do Governo de Israel voltada para o uso eficiente de recursos hídricos

Comitiva visitou áreas irrigadas no Norte do estado, além de experimentos da Empresa em Jaíba (MG) e Nova Porteirinha (MG)

Área de algodoeiro irrigado, no município de Catuti (MG), recebeu visita da comitiva. Foto: Fúlvio Rodriguez Simão/Epamig

(Belo Horizonte – 22/3/2023) Criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) há exatos 30 anos, o Dia Mundial da Água é celebrado na data de hoje (22/3) para lembrar a todos sobre a importância crucial desse elemento natural para a vida do planeta.

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) se mantém atenta ao tema, fomentando, por exemplo, ações de seu Programa Estadual de Pesquisa em Recursos Hídricos, Ambientais e Piscicultura. A mais recente delas foi a presença de pesquisadores da Empresa em visitas realizadas por uma comitiva enviada pelo Governo de Israel que, entre os dias 14 e 17 de março, esteve em municípios mineiros da região Norte com importantes áreas irrigadas. O objetivo foi realizar um levantamento de demandas e identificar possibilidades de parcerias direcionadas para as questões de recursos hídricos e de agricultura irrigada. A missão técnica foi montada pela Embaixada e Câmara do Comércio de Israel e também contou com representantes do Governo de Minas.

Grupo de pesquisadores e técnicos, durante reunião da Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte). Foto: Fúlvio Rodriguez Simão/Epamig

A primeira parada foi no entorno da cidade de Paracatu (MG), no Noroeste do estado, onde a comitiva ouviu demandas de produtores locais, como maior disponibilidade de energia e aprimoramento das telecomunicações, dentre outras. “Apesar de boa parte das demandas levantadas nessa localidade não estar diretamente relacionada à Epamig, trata-se de uma região distante de todas as nossas unidades. Então, qualquer atividade que viabilizarmos lá, como parcerias com a escola técnica da Prefeitura ou pesquisas junto às associações de produtores, pode ter um impacto muito positivo, tanto para a EPAMIG quanto para a região como um todo”, relata o pesquisador e coordenador do Programa Estadual de Pesquisa em Recursos Hídricos da EPAMIG, Fúlvio Rodriguez Simão. Ele também representou a Câmara Técnica Setorial de Agricultura Sustentável durante as ações.

Visita a uma produção de feno irrigado. Foto: Fúlvio Rodriguez Simão/Epamig
Vista aérea de pivôs de irrigação. Foto: Fúlvio Rodriguez Simão/Epamig

No segundo dia de atividades, o grupo visitou o Projeto Jaíba, considerado o maior perímetro irrigado em área contínua da América Latina, atualmente com abrangência de 43,8 mil hectares de irrigação na cidade de mesmo nome e em Matias Cardoso (MG), localizada no Norte de Minas Gerais. A comitiva foi acompanhada por uma equipe da EPAMIG Norte, composta pelos pesquisadores Leidy Rufino, João Batista Reis e Kellson Tolentino Sousa, além da gerente do Campo Experimental de Mocambinho, Maria da Conceição Ribeiro. “Dentre as demandas da região, estava a de implementar um teste de tecnologia de molhamento parcial de raízes na área de um produtor local com problemas de drenagem. Também recebemos uma sugestão de parceria entre a EPAMIG e o Instituto Vulcani, de Israel, para o desenvolvimento conjunto de pesquisas nas áreas de recursos hídricos e de agricultura irrigada em geral”, detalha Fúlvio.

Estação de bombeamento do Projeto Jaíba. Foto: Fúlvio Rodriguez Simão/Epamig
Pesquisador Fúlvio Simão (à frente) fotografa visita da comitiva aos experimentos com Palma Forrageira, na EPAMIG Norte. Foto: Fúlvio Rodriguez Simão/Epamig

A missão técnica fechou a programação principal com uma visita a experimentos com irrigação e aos bancos genéticos de Palma Forrageira da EPAMIG, localizados no Campo Experimental de Nova Porteirinha, onde foram recepcionados pela pesquisadora Polyanna Mara de Oliveira. No mesmo dia, seguiram para áreas de algodoeiros irrigados nos municípios de Catuti (MG) e Pai Pedro (MG), em companhia do pesquisador da EPAMIG Norte Maurício Mendes Cardoso. “Lá surgiu uma demanda específica por uma parceria focada na questão da palma que, em Israel, tem sua maior utilização como fruto (o figo da Índia)”, finaliza Fúlvio Rodriguez Simão.

A EPAMIG é uma empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *