Pesquisa Tecnologia Sociedade

EMPRESA DE PESQUISA
AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Filter by Categories
Licitações
Notícias
Sem categoria
Webinar

CESP - CAMPO EXPERIMENTAL SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO

Endereço: 

Estrada Via Guardinha, Km 12,5

             Distrito: Guardinha

             São Sebastião do Paraíso - MG

             CEP: 37950-000

             Caixa Postal: 18

 

Gerente

Juraci Júnior de Oliveira

 
E-mail:
cesp@epamig.br

Horário de Funcionamento: 07h às 11h - 12h às 16h

Telefone: (35) 3531-1496

 

Acesso: Belo Horizonte - São Sebastião do Paraíso

Distância: 407KM

Localização Geográfica

LINHAS DE PESQUISA

Cafeicultura: Melhoramento genético do cafeeiro com ênfase à resistência a ferrugem; manejo integrado de pragas e doenças; manejo da lavoura cafeeira, tratos culturais, consórcio, poda; nutrição do cafeeiro; manejo do mato. Geoprocessamento: lavouras cafeeiras do Sul de Minas.

 

 Fruticultura: Avaliação de uvas para produção de vinhos finos

 

Grandes Culturas: Arroz - avaliação de cultivares para terras altas

 

Milho - ensaio nacional e regional de variedades

SERVIÇOS

Produção de sementes selecionadas de café (Coffearabica L.). Categora S1 diversos cultivares.

HISTÓRICO

O Campo Experimental de São Sebastião do Paraíso - CESP possui área de 244 hectares, sendo que 59,5hectares dessa área são destinados à cafeicultura (pesquisa, produção de sementes, produção de grãos) e 89 hectares destinados à cultura anual, e as demais áreas são distribuídas em cultura da seringueira, da uva, eucalipto,reserva legal, reserva biológica, área de preservação permanente, recursos hídricos, benfeitorias, etc.

O CESP é referência nacional em pesquisa de qualidade e geração de tecnologia para a produção de café nas regiões sul e sudoeste de Minas Gerais e Mogiana Paulista. Comercializa suas sementes em todo território nacional e também para outros países.

O CESP é certificado pelo Programa Certifica Minas Café, onde já atingiu 100 % de conformidade nos quesitos do programa. A unidade atende padrões em: material de propagação, área de cultivo, tratos culturais, colheita e pós-colheita, resíduos e poluição, reutilização e reciclagem, regulamentação trabalhista, saúde, segurança e bem estar dos trabalhadores.

O CESP foi adquirida em 1966 pela Secretaria de Estado da Fazenda. Entre 1972 e 1974, o campo foi estruturado para atividades de pesquisa e desenvolvimento pelo Programa Integrado de Pesquisa Agropecuária do Estado de Minas Gerais (Pipaemg). Em 1974 com a constituição da EPAMIG, o campo foi incorporado a empresa com objetivo de implementar seus projetos de pesquisa agropecuária, direcionando suas atividades de Desenvolvimento, Difusão e Transferência de Tecnologia em diversas culturas, tendo na cultura do café, sua atividade principal.

Fotografias