Pesquisa Tecnologia Sociedade

EMPRESA DE PESQUISA
AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Filter by Categories
Licitações
Notícias
Sem categoria
Webinar

CETP - CAMPO EXPERIMENTAL TRÊS PONTAS

Endereço: 

Rodovia Três Pontas / Santana da Vargem, Km 06

             Zona Rural Três Pontas - MG

             CEP:37190-000

             Caixa Postal: 91


Gerente

Paulo Antônio Ferreira

 
E-mail:
cetp@epamig.br

Horário de Funcionamento: 07h às 11h - 12h às 16h

Telefone:  (35)3266-9009 / (35)3266-9010 


Acesso: Belo Horizonte - Três Pontas

Distância: 300KM

Localização Geográfica

LINHAS DE PESQUISA

Cafeicultura: Melhoramento genético do cafeeiro; manejo integrado de pragas e doenças; manejo da lavoura cafeeira, tratos culturais, consórcio, poda; geoprocessamento das lavouras cafeeiras do Sul de Minas; nutrição do cafeeiro.

 

Pesquisa em Bovinos: Sistema de Produção do Rebanho Leiteiro - Holandês 

SERVIÇOS
HISTÓRICO

 O Campo Experimental de Três Pontas (CETP) possui uma área de 100 ha e infraestrutura destinada à pesquisa e desenvolvimento. O Campo desenvolve trabalhos de pesquisa com gado de leite e café.

 

O CETP possui convênio de cooperação para pesquisa com a Cooperativa dos Cafeicultores de Três Pontas. São comercializados na fazenda: matrizes de bovinos (Holandês preto e branco PO e PC), tourinhos (Holandês preto e branco PO e PC), Leite B "in natura", café em grãos; sementes e mudas de café (diversas linhagens).

 

O CETP foi fundado em 1950 com o objetivo de fomentar o setor agrícola, patrulha mecanizada e assistência técnica aos produtores rurais. No final da década de 1960 mudou seus objetivos para o ensino de inseminação artificial funcionando até meados da década de 70. Em 1976 instalaram-se neste Campo duas instituições a EPAMIG e o Instituto Brasileiro do Café (IBC), com o objetivo de pesquisa em diversos projetos como gado de leite, milho, sorgo, feijão, olerícolas e café pelo IBC. Com a extinção do IBC em 1989, a EPAMIG assumiu o controle da área de pesquisa do café.

Fotografias