Notícias


Epamig-ILCT e Epamig-ITAC são credenciados para oferecer curso superior

Epamig-ILCT e Epamig-ITAC são credenciados para oferecer curso superior

(Belo Horizonte – 26/7/2021) A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) foi autorizada pelo Conselho Estadual de Educação a oferecer cursos superiores, por meio de suas unidades de ensino: Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT) e Instituto Técnico de Agropecuária e Cooperativismo (ITAC). O anúncio foi feito na última semana e a perspectiva é de cursos sejam ofertado já a partir 2022.

Uma Comissão Pedagógica Multidisciplinar, instituída para este fim, já trabalha nas propostas dos cursos de Tecnologia em Laticínio, que será ofertado pela EPAMIG ILCT, em Juiz de Fora, e de Tecnologia em Agropecuária de Precisão, a ser oferecido pela EPAMIG ITAC, em Pitangui. Os planos serão submetidos, em breve, à Secretária de Estado de Educação. “Os cursos de tecnologia são mais aplicados, mais curtos e permitem a continuidade dos estudos, para aqueles que assim desejam. Também são os que mais se identificam com o pretendemos oferecer”, aponta o coordenador pedagógico da EPAMIG, Frederico Passos.

A presidente da EPAMIG, Nilda Soares, conta que o credenciamento vem sendo pleiteado desde o começo desta gestão, em 2019 e foi aprovado pelo CEE neste mês de julho. “Está aprovação permitirá à EPAMIG conduzir a pesquisa e a educação em um sistema de retroalimentação. Onde há ensino superior, sempre há espaço para a pesquisa e a pesquisa contribui muito para a excelência do ensino”, avalia.

Ainda de acordo a presidente: “Com esse credenciamento, o Cândido Tostes, instituição de grande excelência no setor laticinista, evolui para uma nova etapa. E o ITAC também atingirá um outro patamar, uma vez que o curso de Agropecuária de Precisão é inédito no Brasil e bastante ajustado às necessidades atuais do setor”, completa Nilda Soares.

O chefe-geral da EPAMIG ILCT, Sebastião Tavares, ressalta que as providências necessárias para assegurar a oferta do novo curso, já estão sendo estudadas. “Estamos verificando a possibilidade de autorização para a migração de alunos do curso técnico (que já é em nível pós-médio) para o novo curso, caso haja interesse. Ao mesmo tempo, está assegurada a manutenção das atividades do curso técnico. Também estamos avaliando a contratação de professores qualificados para as novas disciplinas e de pessoal de apoio, para as atividades de laboratório, de limpeza e de manutenção”.

Na EPAMIG ITAC, onde o curso técnico é ofertado em modo concomitante ao ensino médio, várias adequações tem sido incorporadas ao projeto pedagógico. “Desde o último ano, estamos promovendo mudanças para oferecer um curso caracterizado pela integração dos conteúdos básicos e técnicos e pela associação do conhecimento teórico às atividades práticas. Assim também será a proposta do curso tecnológico, desenvolvimento de projetos e solução de problemas condizentes com as necessidades do agronegócio em Minas Gerais e no Brasil”, assegura Frederico Passos.