Notícias


Inscrições para cursos superiores da EPAMIG seguem abertas até 17 de fevereiro

Inscrições para cursos superiores da EPAMIG seguem abertas até 17 de fevereiro

Nota do ENEM é pré-requisito para candidatos concorrerem a vagas nos cursos de Tecnologia em Laticínios e em Agropecuária de Precisão

Fonte: EPAMIG ASCOM


Foto: Alessandro Botelho/Epamig-ITAP

Os cursos de graduação ofertados pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), por meio dos seus institutos de ensino vinculados, seguem com inscrições abertas até o dia 17 de fevereiro. No total, são 80 vagas voltadas para candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): 40 para o curso de Tecnologia em Agropecuária de Precisão, oferecido pelo Instituto Tecnológico de Agropecuária de Pitangui (ITAP), e 40 para o curso de Tecnologia em Laticínios, do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT). Os cursos são presenciais, com regime acadêmico de tempo integral e duração de seis semestres letivos cada.

A seleção e classificação dos candidatos serão feitas pela nota do Enem, nos anos de 2019, 2020, 2021 ou 2022. Caso o candidato tenha realizado mais de uma edição do ENEM, a maior nota será considerada. Além disso, no ato da inscrição, o candidato deverá optar por uma vaga em modalidades reservadas ou de ampla concorrência.


Foto: Marcelo Ribeiro/Epamig-ILCT

Tecnologia em Agropecuária de Precisão

A graduação em Agropecuária de Precisão oferecida pela EPAMIG-ITAP é a primeira e única do Brasil voltada para a área, e incorpora conteúdos teóricos e práticos sobre os mais modernos conceitos da agricultura e da pecuária de precisão. “Sabemos que a agropecuária é um dos carros chefes da economia brasileira e vemos o campo passando por uma grande transformação, com a introdução de termos como ‘agricultura 4.0’ e ‘agropecuária digital’, que refletem a sua crescente automação. O profissional formado no nosso curso será capaz de manusear e interpretar os dados e informações gerados por essas novas tecnologias e aplicá-los às diversas esferas da agropecuária”, explica o coordenador de ensino da EPAMIG-ITAP, Robson de Assis Souza.


Foto: Alessandro Botelho/Epamig-ITAP


Foto: Alessandro Botelho/Epamig-ITAP

Ele ressalta ainda as várias possibilidades profissionais que podem se abrir para os alunos após a conclusão da graduação. “Os egressos poderão ser contratados por grandes empresas da agroindústria, para atuarem na área de precisão, ou trabalharem de forma autônoma, prestando assistência e consultoria a pequenos e médios produtores. Além disso, destaco que os estudantes formados também serão capazes de trabalhar na criação de equipamentos e tecnologias a serem usadas futuramente no agronegócio, pois na grade curricular há disciplinas envolvendo programação, eletroeletrônica e desenvolvimento de sensores e drones”, conclui Robson, que é também professor do curso.

Foto: Alessandro Botelho/Epamig-ITAP

Tecnologia em Laticínios

Ofertado pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes, localizado em Juiz de Fora (MG), o curso de Tecnologia em Laticínios carrega toda a tradição da instituição de ensino, que completará 88 anos de existência em 2023, e é considerada uma das mais importantes do mundo na área de leite e derivados.

“Mais de 100 indústrias da cadeia do leite de todo o Brasil nos procuram a fim de firmar parcerias para estágios e demais ações, pelo fato de o ILCT ser referência no ensino desde 1935. O que notamos recentemente é uma demanda crescente por profissionais que, além do conhecimento técnico e científico, também sejam capazes de atuar nas áreas de gestão e administração em laticínios. Por isso, aprimoramos a nossa grade curricular em relação a disciplinas como ‘Gestão de pessoas’, ‘Marketing e comercialização’, ‘Sistemas de produção’, ‘Metodologia científica’, dentre outras. Então o aluno sai do curso com todas as competências para se tornar um supervisor de produção, coordenador de controle de qualidade ou de desenvolvimento de novos produtos, consultor técnico, representante comercial,  gerente em laticínios, ou seguir a carreira acadêmica, se preferir”, conta o professor e coordenador do curso, Paulo Henrique Costa Paiva.


Foto: Marcelo Ribeiro/Epamig-ILCT


Foto: Marcelo Ribeiro/Epamig-ILCT

A graduação contempla os diversos derivados do leite e oferece aulas sobre produção de queijos, lácteos fermentados, como o iogurte, manteiga, sorvetes, lácteos concentrados, como o doce de leite, e muito mais. “As aulas práticas são um grande destaque do nosso curso. Além disso, é importante lembrar que não trabalhamos apenas dentro do instituto e engajamos nossos estudantes em projetos de extensão desde o primeiro semestre, para levar o conhecimento adquirido para fora das quatro paredes e também trazer a sociedade mais para perto da nossa escola”, acrescenta Paulo Henrique.


Foto: Marcelo Ribeiro/Epamig-ILCT

Para conhecer melhor os projetos pedagógicos, grades curriculares, calendários e processos seletivos de cada curso, acesse os links abaixo.

– Tecnologia em Agropecuária de Precisão

– Tecnologia em Laticínios