Aspectos técnicos da cultura da Pitaya

O cultivo da pitaya tem se expandido muito nos últimos anos e devido a beleza do fruto, suas características organolépticas e adptabilidade da cultura as diferentes condições edafoclimáticas brasileiras, é notório que existe a possibilidade de aumento das lavouras dessa cactácea no Brasil. Porém, é preciso compreender alguns aspectos técnicos para a exploração do máximo potencial da cultura, sendo possível alcançar altas produtividades e frutos de qualidade. Dessa forma, o curso proporcionará ao cursista a compreensão dessa cultura, uma vez que, o curso abordará as técnicas desde a produção de mudas até o processo de colheita e pós-colheita da fruta.

Para o bom desenvolvimento da pitaya é preciso compreender algumas características peculiares da cultura. O cursista terá a oportunidade identificar as principais variedades comerciais, as melhores épocas de coleta de cladódios para a produção de mudas, os substratos mais adequados, época de plantio, tratos culturais, as principais pragas e doenças, os solos mais adequados para o crescimento da cultura, principais agentes polinizadores, as causas de aborto de flores, colheita e pós-colheita de frutas. Vale ressaltar que no curso também será enfatizada a questão da fertilidade do solo que é imprescindível entender para que o profissional esteja apto para se recomendar nutrientes que favorecem o desenvolvimento e a produção de frutos de qualidade.

Carga horária: 9 Horas

Próxima turma: Segundo semestre de 2023

Período de inscrição:

Capacitar profissionais e demais pessoas interessadas para compreender as características peculiares da pitaya. Ao final deste curso, o cursista estará apto para identificar os problemas mais recorrentes na cultura, seja aqueles de origem biótica ou abiótica e as formas de reduzi-los ou eliminá-los. O cursista estará apto a compreender a cultura da pitaya de forma a explorá-la de maneira sustentável e obter altas produtividades e frutos de qualidade.

Estudantes de Graduação, Pós-Graduação, Profissionais e demais pessoas que tem o interesse em aprender sobre o cultivo da pitaya. Para a realização do curso não é exigido formação mínima, assim, todos que desejam compreender a cultura da pitaya terão capacidade de realizá-lo.

No curso “Aspectos técnicos da cultura da pitaya”, os seguintes temas serão abordados:

Capítulo 1. Origem, Botânica e Variedades

Capítulo 2. Propagação

Capítulo 3. Planejamento do pomar

Capítulo 4.  Tratos culturais e Adubação

Capítulo 5. Pragas e Doenças

Capítulo 6. Colheita e Pós-colheita

Capítulo 7. Processamento

Prof. Fábio Oseias dos Reis Silva
Graduação em Agronomia, UFRRJ (2008); Mestrado em Fitotecnia, UFLA (2011); Doutorado Sanduiche em Fitotecnia, UFLA e Institut National de la Recherche Agronomique (INRA), Avignon, França, (2015).

Prof. Dr. Ramon Ivo Soares Avelar
Graduação em Agronomia, UFMG (2014); Mestrado em Produção Vegetal, UFMG (2016); Doutorado em Fitotecnia, UFLA (2021).

Serão disponibilizados materiais para leitura, áudio aulas, vídeo-aulas, estudos dirigidos, fóruns e tarefas, que serão realizadas online, no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizado) do ITAP. Todas estas atividades totalizarão 9 horas, com atividades síncronas e assíncronas e participação do professor. Durante esta etapa, além do aprendizado com as técnicas do curso pretende-se que o cursista familiarize-se com técnicas do aprendizado em AVAs.
Para tanto, o cursista necessário de um computador com acesso à internet.

Para aprovação no curso e obtenção do certificado, o aluno deverá ter nota igual ou superior a 60%.