Principais doenças e pragas do café arábica: identificação, prevenção e controle

O brasileiro ama café e o Brasil é o maior produtor e exportador do mundo. Mas, para um café de qualidade chegar até a xícara, é preciso muito esforço. São muitas as doenças e pragas do café e todas causam danos diretos e indiretos à produção e qualidade, ou seja, uma infestação ou um surto mal tratado pode significar dificuldades financeiras ou mesmo a devastação total da lavoura.  Assim, a identificação e o monitoramento das pragas e doenças do cafeeiro é uma etapa importante no planejamento fitossanitário de uma propriedade, pois se evita perdas de produtividade e dos produtos aplicados.

A cafeicultura é uma das atividades mais representativas do agronegócio nacional, com grande relevância do ponto de vista social e econômico. Contudo, assim como todas as culturas de interesse agrícola, deve ser feito o manejo correto da lavoura, como o controle de pragas e doenças para se obter alta produtividade e rentabilidade. A presença de doenças e pragas na cafeicultura afeta a produtividade e qualidade da bebida e, consequentemente, causa prejuízo para o produtor. O produtor deve saber identificar, prevenir, monitorar e manejar de forma eficiente para fazê-los da forma mais sustentável possível.

Carga horária: 15 horas

Próxima turma: Segundo semestre de 2024

Período de inscrição:

Capacitar de forma ampla os cursista a conscientização das boas praticas agrícolas.  Ao final deste curso o cursista deverá estar apto a tomar decisões mais assertivas na identificação, prevenção e controle de doenças e pragas na cafeicultura.

Agrônomos, técnicos, produtores, estudantes da área agrícola e afins

Módulo I: Principais doenças e pragas do café arábica: identificação, prevenção e controle
Introdução
Métodos e estratégias de controle
Principais doenças
Ferrugem (Hemileia vastatrix)
Cercosporiose (Cercospora coffeicola)
Mancha de Phoma (Phoma spp) e Mancha de Ascochyta (Ascochyta spp)
Mancha aureolada (Pseudomonas seringae garcae)
Mancha manteigosa (Colletotrichum gloeosporioides)
Leprose (Coffee ringspot vírus– CoRSV)
Características, condições favoráveis e formas de controle de cada doença

Módulo II: Principais doenças e pragas do café arábica: identificação,     prevenção e controle   
      Principais pragas
Bicho mineiro (Leucoptera coffeella)
Broca (Hipothenemus hampei)
Cigarra (Quesada gigas)
Ácaro vermelho (Oligonichus ilicis)
Ácaro da leprose (Brevipalpus proenicus)
Cochonilhas
Nematoides
Características, condições favoráveis e formas de controle de cada praga

 

Professor Ana Flávia de Freitas
Graduação em Agronomia, UFVJM (2014); Mestre em Produção Vegetal, UFVJM (2016); Doutora em Fitotecnia, UFLA (2020).

O curso será realizado de forma híbrida. Serão disponibilizados materiais para leitura, áudio aulas, vídeo-aulas, estudos dirigidos, fóruns e tarefas, que serão realizadas a distância, no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizado) do ITAP.  Todas estas atividades totalizarão 3 horas, com atividades síncronas e assíncronas e participação do professor. Durante esta etapa, além do aprendizado com as técnicas do curso pretende-se que o cursista familiarize-se com técnicas do aprendizado em AVAs.
Uma segunda parte do curso será realizada presencialmente.  Serão 12 horas de atividades no ITAP, sendo 10 horas em sala de aula e 2 horas de atividades práticas.

 

Para o recebimento do Cerificado será exigido a aprovação no curso. Para aprovação no curso, o cursista deverá ter nota igual ou superior a 60%.

Curso gratuito.