Projeto de microgeração de energia fotovoltaica

A energia elétrica é tida como a energia mais nobre, tendo em vista sua capacidade de transformação em outras formas de energia por meio de dispositivos simples. Diante de tal característica ela é amplamente utilizada no meio rural e na região urbana. O campo é um lugar com poucos obstáculos para luz solar, com grandes áreas, com grandes telhados e que geralmente sofrem com a falta ou a baixa qualidade de energia elétrica, sendo, portanto, um ambiente propício para geração de energia elétrica por meio de sistema fotovoltaico. A geração fotovoltaica é de baixa manutenção, de simples operação e geração, não poluente e requer somente a luz solar para gerar energia elétrica. Gerar sua própria energia elétrica é ganhar liberdade energética, é não sofrendo com a falta ou a baixa qualidade, e se proteger contra os constantes aumentos de tarifas de energia.

Este curso de curta duração visa ensinar como projetar uma simples unidade de geração de energia elétrica via sistema fotovoltaico. O cursista será ensinado sobre as unidades de um sistema fotovoltaico conectado à rede (on-grid) e não conectado à rede (off-grid). Será descrito as particularidades de cada sistema, bem como o ideal de cada sistema. O cursista além de aula teórica poderá praticar a montagem de um sistema e ver sua geração de energia de forma imediata. Este curso será ministrado presencialmente no laboratório de Eletrotécnica e Física, e a prática no ambiente externo do Instituto Tecnológico de Agropecuária de Pitangui – EPAMIG ITAP. Este laboratório é moderno e novo, com infraestrutura adequada para receber os cursistas.

Carga horária: 24 Horas

Próxima turma: Segundo semestre de 2023

Período de inscrição:

Capacitar profissionais e estudantes em projetar pequenas centrais de geração de energia fotovoltaica. Ao final deste curso o cursista deverá estar apto a:

– Projetar um sistema de geração fotovoltaica simples.

– Demostrar habilidade de adequar um tipo de sistema fotovoltaico de acordo com o uso final.

– Criar e executar pequenos projetos fotovoltaico.

Profissionais gerais, estudantes de ensino técnico, superior e pós-graduação. O curso será ministrado durante o fim de semana, visando facilitar o acesso e a disponibilidade de tempo do público.

Conteúdo programático Carga horária
Habilidades básicas (CH-T):
(i) Variáveis elétricas: tensão, corrente, potência. 1:00h
(ii) Tensão e corrente continua (DC) e alternada (AC). 1:00h
(iii) Tensão monofásica, bifásica e trifásica. 1:00h
(iv) escolha de bitolas de fios e equipamentos de proteção e segurança. 1:00h
Habilidades específicas (CH-P):
(i) Legislação aplicado ao setor de geração fotovoltaica (ANEEL). 1:00h
(i) Tipos de módulos fotovoltaico e de sistema fotovoltaico. 1:00h
(ii) Inversor de frequência. 2:00h
(iii) Controlador de carga, associação de baterias. 2:00h
(iv) Projeto de pequena central de geração fotovoltaica. 10:00h
Habilidades Gerenciais (CH-T):
(i) Planejamento, organização, controle e avaliação do sistema. 1:00h
(ii) Orçamento e tempo de retorno do investimento. 3:00h
  24 horas

Professor Dr. Lucas de Arruda Viana

Graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental, UFV (2015); Mestrado em Engenharia Agrícola, UFV (2017); Doutorado em Engenharia Agrícola, UFV (2021).

O curso será realizado de forma híbrida. Serão disponibilizados materiais para leitura, áudio aulas, vídeo-aulas, estudos dirigidos, fóruns e tarefas, que serão realizadas a distância, no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizado) do ITAP.   Todas estas atividades totalizarão 24 horas, com atividades síncronas e assíncronas e participação do professor. Durante esta etapa, além do aprendizado com as técnicas do curso pretende-se que o cursista familiarize-se com técnicas do aprendizado em AVAs.
A segunda parte do curso serão 24 horas, de atividades presenciais, no ITAP, sendo 8 horas em sala de aula e 16 horas de atividades práticas.

Para o recebimento do Cerificado será exigido a aprovação no curso. Para aprovação no curso, o cursista deverá ter nota igual ou superior a 60%.

Curso Gratuito.

Necessidade de o cursista trazer um caderno, lápis ou caneta para serem usados durante o curso.