ILCT VIRTUAL
Cartilha
As Cartilhas técnicas, Revistas e E-books que tratam de assuntos variados, com foco e linguagem para públicos diversificados.

QUEIJO MINAS ARTESANAL - PRINCIPAIS PROBLEMAS
O objetivo deste Manual é destacar a grande importância do acompanhamento do estado sanitário do rebanho e da qualidade dos produtos, sem, entretanto, interferir demasiadamente nos processos de modo a preservar os valores e as tradições desta atividade.
AUTOR(ES): MARIO PUIAT

QUEIJOS ARTESANAIS MINEIROS DA MATÉRIA-PRIMA AO PRODUTO FINAL
Informe Agropecuário, publicação da Epamig. V.34, n.273, mar/abr. 2013, Belo Horizonte - MG.
Esta edição apresenta resultados de várias pesquisas sobre queijo artesanal mineiro, realizadas por pesquisadores da EPAMIG/ILCT.
AUTOR(ES): MARIO PUIAT

TECNOLOGIA DE FABRICAÇÃO DE BEBIDA LÁCTEA FERMENTADA E NÃO FERMENTADA
No Brasil, a Instrução Normativa nº 16, de 23 de agosto de 2005, que aprova o Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade de Bebida Láctea, define bebida láctea como o produto lácteo resultante da mistura do leite e soro de leite adicionado ou não de produto ou substância alimentícia, gordura vegetal, leite fermentado, fermento lácteo selecionado e outros produtos. Saiba mais.
AUTOR(ES): MARIO PUIAT

USO DO CLORO PARA DESINFECÇÃO EM QUEIJARIAS ARTESANAIS
A higiene em todas as etapas da produção de leite e queijos é fator determinante para a qualidade final do produto e as atividades de produção são dependentes da qualidade da água. A cloração é o processo de desinfecção de água mais utilizado, por ser um método simples, econômico, de fácil disponibilidade e comprovada eficiência na redução de contaminantes. Oferece uma alternativa viável e simples de ser aplicada nas propriedades rurais e queijarias.
AUTOR(ES): MARIO PUIAT
