Notícias


EPAMIG ITAP realiza ações para apresentar Graduação Tecnológica em Agropecuária de Precisão

EPAMIG ITAP realiza ações para apresentar Graduação Tecnológica em Agropecuária de Precisão

Programação inclui palestras em escolas de ensino médio, participação em eventos e visitas guiadas ao Instituto

(Pitangui – 19/10/2023) O Instituto Tecnológico de Agropecuária de Pitangui, ligado à Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (ITAP/EPAMIG) prepara-se para receber inscrições de interessados em cursar Agropecuária de Precisão no ano de 2024. O curso Superior de Tecnologia, implantado no Instituto em 2022, traz uma temática inovadora em consonância com as necessidades do mercado.

“Temos casos de alunos nos períodos iniciais, lembrando que o nosso curso ainda não completou dois anos, que fizeram estágios nas férias e já despertaram interesse de empresas para possível contratação após a conclusão da graduação”, conta o coordenador de Ensino do ITAP, Robson de Assis Souza.

Com o objetivo de apresentar a proposta e a infraestrutura do curso, a equipe tem realizado ações voltadas para estudantes de ensino médio e para a população em geral em Pitangui e municípios próximos. As atividades incluem visitas a escolas de ensino médio, públicas e privadas; palestras, panfletagem e rodas de conversa em eventos como feiras e exposições. Além de iniciativas como o “ITAP de Portas Abertas”, na qual alunos do 3º. ano do Ensino Médio são recebidos no Instituto e têm a oportunidade de conhecer a estrutura e os equipamentos utilizados nas aulas e obter informações diretas com professores e outros estudantes.

ITAP na Praça 

No dia 21 de outubro, de 8h às 13h, foi realizado o “2º. ITAP na Praça”. Na oportunidade, foi montado um estande para a demonstração dos trabalhos para a comunidade na Praça Plínio Malaquias (Praça da Estação). “Esta ação está vinculada à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que neste ano tem como tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”. Demonstramos tratores, drones e outros equipamentos para a apresentação das tecnologias e contamos com a participação de alunos e professores do ITAP”, adianta Robson. Outra atração foi ônibus o Ciência Móvel, laboratório itinerante que pertence à EPAMIG Sul, em Lavras.

Fotos Alessandro Botelho

“O ITAP tem uma longa relação com a comunidade de Pitangui, por muitos anos foi ITAC, instituição de ensino técnico. Agora, como instituição de ensino superior, estamos nos reapresentando com o intuito de mostrar que evoluímos e que continuamos a serviço do município e de seus cidadãos”, finaliza o coordenador.

As visitas às escolas de ensino médio acontecem às segundas e terças-feiras e o “ITAP de Portas Abertas” ocorre de quarta à sexta-feira. Ações já foram realizadas nos municípios de Abaeté, Martinho Campos, Pompéu e Pará-de-Minas. Nos meses de outubro e novembro estão previstas visitas a escolas dos municípios de Prudente de Morais, Sete Lagoas, Bom Despacho, Divinópolis, Cachoeira da Prata, Nova Serrana, Santo Antônio dos Montes, dentre outros. Podem participar escolas de ensino médio públicas e privadas e cursos preparatórios. Os interessados podem fazer contato pelo e-mail ensinoitap@epamig.br ou WhatsApp (37) 3271-5544.

O processo de seleção de alunos para o curso Superior em Tecnologia de Agropecuária de Precisão considera as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Anualmente, são ofertadas 40 vagas. A graduação é presencial, com regime acadêmico de tempo integral e duração de seis semestres letivos.