Notícias


EPAMIG ILCT e IFF/ Fiocruz se preparam para consolidar parceria em pesquisas sobre leite humano

EPAMIG ILCT e IFF/ Fiocruz se preparam para consolidar parceria em pesquisas sobre leite humano

Carta de Intenções foi assinada durante as comemorações dos 80 anos do Banco de Leite Humano do IFF

 –  Fonte:  EPAMIG ASCOM

Foto: Marcos Santos – USP Imagens

(Belo Horizonte – 10/10/2023) O Instituto de Laticínios Cândido Tostes, unidade da  Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG/ILCT), desenvolve desde 2019, trabalhos sobre processamento, controle de qualidade e uso clínico do leite humano, com vistas a contribuir para a oferta do insumo e, consequente, redução das mortes de bebês prematuros.

“Leite materno é vida! Esse é um trabalho muito cativante. A EPAMIG/ILCT tem atuação na agropecuária, voltada para a produção de queijos e derivados do leite de vaca e de outros mamíferos. Mas, se temos a oportunidade de colocar nosso conhecimento e estrutura a serviço de um tema tão importante para a saúde humana, porque não o fazermos. Sou um grande entusiasta dessa ação”, comenta o chefe-geral do Instituto, Sebastião Tavares.

Na última semana, Sebastião e as pesquisadoras e professoras da EPAMIG/ ILCT, Denise Sobral, coordenadora do projeto “Adaptação do processo de homogeneização para leite humano”, e Gisela Magalhães, participaram das comemorações dos 80 anos do Banco de Leite Humano (BLH) do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, ligado à Fundação Oswaldo Cruz (IFF/Fiocruz).

Na oportunidade foi assinada uma Carta de Intenções com o objetivo de estruturar um futuro termo de compromisso para o desenvolvimento de pesquisas conjuntas entre as instituições. “A ideia é efetivarmos a cooperação técnica em 2024, quando o Instituto Fernandes Figueiras completa cem anos. Esse termo de intenções permite a estruturação desta cooperação entre as duas instituições, que já vem sendo muito profícua e tem agregado muito para o desenvolvimento de tecnologias que aproveitem ao máximo o potencial nutritivo do leite materno doado a bancos de leite humano”, acrescenta Sebastião.

Homogeneização e preservação de nutrientes  

O projeto desenvolvido pela EPAMIG/ ILCT busca aplicar o processo de homogeneização utilizado nas indústrias de laticínios ao leite humano recebido pela rede de Bancos Leite Humano (rBLH) e assim, eliminar a perda de gordura e servir um leite humano de composição estável, para prematuro extremos (com peso inferior a 600g), salvando vidas. O leite humano doado sofre variações inevitáveis de temperatura desde a coleta até a oferta em UTIs neonatais. Neste processo, que inclui a pasteurização, é inevitável a separação da gordura do leite devido a perda de sua estabilidade (formação de nata) e esta gordura não é totalmente reincorporada ao leite, mesmo com agitação.

“Quando o bebê é alimentado por sonda nas UTIs neonatais, parte desta gordura fica aderida na parede da sonda e é perdida, diminuindo o valor calórico do leite humano ofertado. Outro problema é que a gordura se separa antes mesmo de entrar na sonda e é consumida pelo bebê apenas ao final da alimentação, sendo a primeira parte do leite servido mais pobre em calorias e nutrientes. É sabido que para o caso de prematuros extremos, o valor calórico do leite humano servido pode ser determinante para a sua sobrevivência e não existe nenhum complemento artificial que substitua o leite humano”, destaca a pesquisadora Denise Sobral.

Recentemente, a EPAMIG ILCT adquiriu um homogeneizador escala piloto com capacidade 10L/h, ideal para trabalhar com pequenos volumes, como é o caso do leite humano. “Trabalharemos com 3 condições de pressão a serem definidas em pré-testes . O leite homogeneizado também passará por condições de congelamento e descongelamento e seu comportamento será estudado”, explica a professora.


LEIA OUTRAS NOTÍCIAS EM: https://www.epamig.br/ilct/noticias