Conheça o ITAP

Apresentação

O Instituto Tecnológico de Agropecuária de Pitangui – ITAP é vinculado à Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), órgão da Secretaria de Estado da Agricultura Pecuária e Abastecimento (SEAPA/MG). O ITAP está localizado na zona rural de Pitangui (MG), a 3,5 Km do centro da cidade.

A Fazenda-Escola possui 442 hectares, sendo 88,4ha de reserva legal. A área é banhada pelos rios São João e Pará.  A área construída é de aproximadamente 18 mil m².  O edifício-sede com 4.362 m² de área, possui salas de aula, Laboratório de Ciências Físicas e Biológicas, Laboratório de Informática, Laboratório de Topografia, Biblioteca, Cozinha, Refeitório, Auditório e Anfiteatro. Novos espaços estão sendo instalados – Laboratório de Fisiologia Vegetal, Laboratório de Microbiologia, Laboratório de Físico-química, Laboratório de Biologia Molecular, Laboratório de Física e Eletrotécnica, Laboratório de Precisão, Salas de Estudo, Salas de Tutoria – para atender as novas demandas.  As áreas de campo contam com estrutura para criação de animais – bovinos, caprinos, ovinos, suínos, aves e abelhas – e área para a agricultura – olericultura, viveiro, culturas anuais e silvicultura. Para os laboratórios e o campo estão sendo adquiridos equipamentos de última geração.

As disciplinas dos cursos da EPAMIG ITAP são ministradas por professores pesquisadores da EPAMIG: Agrônomos, Veterinários, Engenheiros Agrícolas e Biólogos, com especialização, mestrado e doutorado em áreas relacionadas à agropecuária. Além dos 19 professores lotados na própria unidade, os cursos contam com profissionais que atuam em outras regionais da EPAMIG.

O município de Pitangui, localizado na região Centro Oeste de Minas Gerais, a 130 km de Belo Horizonte, possui uma área de 563,23 Km² e uma população de aproximadamente 27 mil habitantes.  O município e a região caracterizam-se por atividades econômicas diversificadas – agropecuária, siderurgia, mineração, agroindústria, moveleira, têxtil, vestuário e comércio.  Como produtos agrícolas, destacam-se olerícolas, banana, feijão, soja, cana-de-açúcar, laranja, mandioca, milho e tomate. Na pecuária, observa-se diversificação entre bovinos, caprinos, equinos, aves, ovinos e suínos.