Notícias


Projeto “ITAP de Portas Abertas” impulsiona integração entre a EPAMIG – Instituto Tecnológico de Agropecuária de Pitangui (ITAP) e os jovens da região

Projeto “ITAP de Portas Abertas” impulsiona integração entre a EPAMIG – Instituto Tecnológico de Agropecuária de Pitangui (ITAP) e os jovens da região

Nos últimos dois meses, a EPAMIG – Instituto Tecnológico de Agropecuária de Pitangui (ITAP), Pitangui, MG abriu suas portas em um evento que promoveu a integração entre o instituto de ensino superior e os estudantes de ensino médio da região. Realizado entre os dias 04 de outubro e 23 de novembro, o projeto “ITAP de Portas Abertas” recebeu diversas escolas de Pitangui e região, proporcionando aos alunos a oportunidade de conhecer de perto um dia de atividades de ensino e pesquisa no instituto, suas instalações e diversos equipamentos com tecnologias embarcadas.

A EPAMIG – ITAP, que já nasceu com a missão de se tornar referência na pesquisa e aplicação de tecnologias no campo, abriu suas portas para alunos, professores e membros da comunidade escolar da região. A iniciativa visou não apenas mostrar as instalações atuais, mas também apresentar as futuras expansões planejadas para dar suporte às atividades do 1º curso superior de Tecnologia em Agropecuária de Precisão do país oferecido pela EPAMIG – ITAP desde o ano passado. Além disso, buscou explicar as vantagens e os diferenciais do curso em relação aos tradicionais cursos de graduação oferecidos pelas demais universidades e esclarecer as dúvidas dos visitantes. A programação contou com palestras e atividades práticas conduzidas pelos professores e estudantes do instituto.

Logo na entrada no instituto, os visitantes já eram recepcionados por uma exposição de tratores e pulverizadores equipados com tecnologias de aplicação avançadas. Os estudantes puderam vivenciar de perto como essas máquinas utilizam sensores e sistemas automatizados para otimizar a aplicação de insumos agrícolas, proporcionando uma visão prática das inovações que estão moldando o futuro da agricultura.

No Laboratório de Robótica e Sensores, os visitantes puderam conhecer um pouco dos projetos que estão sendo desenvolvidos na EPAMIG – ITAP. Os alunos puderam interagir com robôs programados para auxiliar em diversas tarefas agrícolas, evidenciando como a automação está se tornando uma ferramenta indispensável na modernização da agropecuária.

No Laboratório Ciências Biológicas, os visitantes foram imersos em fascinantes estudos que abordam tanto a fisiologia vegetal quanto a biologia dos insetos. As pesquisas em fisiologia vegetal proporcionaram insights valiosos sobre os processos internos das plantas, destacando avanços significativos em áreas como metabolismo, crescimento e resposta a estímulos ambientais. Paralelamente, o laboratório também ofereceu uma visão detalhada da biologia dos insetos, explorando suas características únicas, ciclos de vida e interações com as plantas. Os estudantes foram envolvidos em experiências práticas que ilustraram a importância desses estudos para otimizar o cultivo, promover a resistência a pragas e contribuir para práticas agrícolas mais sustentáveis. Essa abordagem integrada ressalta o compromisso da EPAMIG – ITAP em proporcionar uma compreensão abrangente dos sistemas biológicos que moldam a agricultura moderna.

Outro ponto de destaque foi a apresentação sobre o uso de drones na agropecuária. Os visitantes puderam entender como veículos aéreos não tripulados (VANTs) estão sendo empregados para monitorar plantações, mapear terrenos e até mesmo auxiliar na distribuição de insumos. A demonstração prática ilustrou as vantagens significativas que os VANTs oferecem, desde a economia de tempo até a redução do uso de produtos químicos, promovendo uma abordagem mais sustentável na produção agrícola.

Ao fim do evento, o coordenador de ensino da EPAMIG – ITAP, Robson de Assis Souza, expressou sua satisfação com a receptividade do projeto “ITAP de Portas Abertas” pelas escolas que dele participaram. Ele destacou a importância de promover a integração entre a instituição e a comunidade, compartilhando conhecimento e incentivando o interesse dos jovens pela ciência e tecnologia aplicadas à agropecuária. “É fundamental que os jovens saibam que eles têm aqui na cidade a oportunidade de estudar em uma instituição de ensino superior pública, gratuita e de qualidade. Aqui, eles poderão se formar em uma profissão altamente demandada pelo agronegócio brasileiro e que carece de mão de obra qualificada”, finalizou.

O sucesso deste evento reforça a visão da EPAMIG – ITAP de ser um agente catalisador na formação de uma nova geração de profissionais preparados para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades proporcionadas pela revolução tecnológica no campo. O projeto “ITAP de Portas Abertas” se firma como uma iniciativa inspiradora que promove a educação e a conexão entre o conhecimento acadêmico e comunidade.

Processo seletivo 2024

Os interessados em concorrer a uma das vagas do curso superior de Tecnologia em Agropecuária de Precisão para a turma de 2024 podem fazer sua inscrição diretamente no site da EPAMIG – ITAP. O formulário de inscrição estará disponível a partir de 02 de janeiro e poderá ser acessado por meio deste link. No site, o candidato encontra os editais com todas as informações a respeito do processo seletivo. Serão oferecidas 40 vagas para a próxima turma, cujas aulas terão início em 04 de março.