Pesquisa Tecnologia Sociedade

EMPRESA DE PESQUISA
AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Filter by Categories
Notícias
Sem categoria

EPAMIG ITAC - INSTITUTO TÉCNICO AGROPECUÁRIO E COOPERATIVISMO







 

Endereço: 

Rodovia BR - MG 352 km 35 - Zona Rural - Pitangui - MG

CEP: 35650-000 - Caixa Postal: 43

 

Gerente de Ensino e Gerente de Apoio Adm. e Fin.  GEAP

Luci Maria Lopes de Abreu Lobato 

Francisco Olavo Coutinho da Costa

 

E-mail: ensinoitac@epamig.br  ou lucilobato@epamig.br ou  epamigitac@epamig.br ou olavo@epamig.br

 

Horário de Funcionamento: 

07h às 11h - 13h às 17h

 

Telefone: 

(37) 3271-4673 / (37) 3271-4004

 

Acesso : 

Belo Horizonte - Pitangui: 132 km 

 Localização Geográfica

LINHAS DE PESQUISA E ENSINO

Atividades:

Pesquisa: Grandes culturas e silvicultura

 

Ensino: Curso técnico em agropecuária: mecanização agrícola, laticínios, construções e instalações rurais, irrigação e drenagem, desenho e topografia; grandes culturas, fruticultura e cafeicultura e silvicultura.

 

Unidades Demonstrativas: fruticultura, olericultura, cafeicultura.

 

Zootecnia - aulas práticas: avicultura, apicultura, bovinocultura, ovinocultura e suinocultura. 

HISTÓRICO

O Instituto Técnico de Agropecuária e Cooperativismo (ITAC) "Antônio Luciano Pereira Filho" consta de uma Fazenda Experimental e de uma Escola Agrotécnica.

 

Fundado em 1990 e com capacidade para atender 200 alunos internos, o ITAC é detentor de uma estrutura física e organizacional preparada para ser referência no Ensino Técnico profissionalizante.

CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA
O curso Técnico em Agropecuária visa à formação de profissionais que poderão atuar na gestão do agronegócio, abordando a pesquisa agropecuária e o    cooperativismo. O curso é destinado a alunos que concluíram o Ensino Fundamental e podem cursá-lo simultaneamente ao Ensino Médio, com duração de três anos. E o candidato que concluiu o Ensino Médio pode optar pelo curso pós-médio, com duração de um ano e meio. Os dois cursos são realizados em tempo integral. Através de aulas teóricas e práticas os alunos aprendem preparação do solo até a colheita, preparação de galpões; atividades relativas à avicultura: das pintainhas até a galinha de postura; produções suínas e bovinas: ordenha e manejo; apicultura: do manejo ao beneficiamento dos produtos melíferos; laticínios: produção de derivados do leite. O curso oferece também em seu conteúdo: pesquisa agropecuária; importância do custo de produção (receitas e despesas) e cooperativismo.
INFRAESTRUTURA

O Instituto dispõe de infraestrutura de ensino, instalada em uma área de mais de 10 mil metros quadrados, composta por um edifício-sede e núcleos de atividades agropecuárias.  No edifício-sede estão as salas de aula, os laboratórios de Ciências Físicas e Biológicas e de Informática, a biblioteca, o alojamento, a sala áudio-visual, cozinha, o refeitório, auditório, as quadras poliesportivas, o anfiteatro, campo de futebol e a piscina.
O Instituto dispõe de infraestrutura de ensino, instalada em uma área de mais de 10 mil metros quadrados, composta por um edifício-sede e núcleos de atividades agropecuárias. No edifício-sede estão as salas de aula, os laboratórios de Ciências Físicas e Biológicas e de Informática, a biblioteca, o alojamento, a sala áudio-visual, cozinha, o refeitório, auditório, as quadras poliesportivas, o anfiteatro, campo de futebol e a piscina.

Os núcleos de atividades agropecuárias estão instalados em uma fazenda com 460 hectares com atividades relacionas à bovinocultura, com áreas práticas de estábulo e centro de reprodução e bovinocultura leiteira; laticínios - produção de iogurte, queijos e doces; de suinocultura e animais de pequeno porte com áreas de avicultura com galpão de corte e postura; apicultura - casa de mel para processamento de produtos apícolas.  O núcleo de agricultura conta com culturas perenes e temporárias (milho, feijão, sorgo, cafeicultura, fruticultura, olericultura) e área de mecanização agrícola, irrigação e drenagem.

Fotografias