
Evento será realizado nos dias 26 e 27/11, na sede da EPAMIG, em Belo Horizonte. Inscrições gratuitas podem ser feitas no site
(Belo Horizonte, 8/10/2026) A segunda edição do Seminário da Rede Mineira de Pesquisa em Queijos Artesanais já tem data marcada. O evento será realizado nos dias 26 e 27 de novembro, na sede da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG). Para participar, os interessados podem preencher o formulário de inscrição disponível no site.
Durante os dois dias, a programação engloba palestras, mesas-redondas e apresentação de trabalhos científicos, que poderão ser submetidos até o dia 23 de outubro.
“Preparamos momentos que contemplam desde o reconhecimento dos pesquisadores pioneiros até discussões sobre biotecnologia, inteligência artificial e aplicações práticas da ciência na cadeia produtiva. Também teremos apresentações de trabalhos com o objetivo de conhecer pesquisas em andamento, compartilhar resultados e identificar oportunidades de colaboração”, destaca o pesquisador da EPAMIG e coordenador da RQMA, Daniel Arantes.
A Rede reúne pesquisadores de universidades federais e estaduais, institutos federais e instituições de pesquisa e extensão. Coordenada pela EPAMIG, a iniciativa promove a conexão entre diferentes atores para fortalecer a cadeia produtiva de queijos artesanais em Minas Gerais.

“Queremos aproveitar essa diversidade de competências para identificar desafios comuns, ampliar a cooperação entre os grupos de pesquisa e construir novas iniciativas conjuntas. Esperamos fomentar novas parcerias e propostas de pesquisa cada vez mais conectadas às necessidades dos produtores”, acrescentou.
Realização e apoio
O evento é uma realização da própria Rede, com apoio da EPAMIG e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). O evento conta ainda com a parceria de instituições como o IFMG, UFMG, UFJF, Unimontes, Ufla, UFV, IMA e Emater-MG, entre outras universidades e centros de pesquisa integrantes da Rede.
2º Seminário da Rede Mineira de Pesquisa em Queijos Artesanais
26/11/2026, de 8h30 às 18h30, e 27/11/2026, de 8h30 às 13h
Av. José Cândido da Silveira, 1647 – União, Belo Horizonte – MG
Evento gratuito com inscrições limitadas por meio do site.



