
Atividade integra edição especial do projeto “Caminhada pela História”, organizado pela Prefeitura de Juiz de Fora
(Juiz de Fora – 16/01/2026) Em celebração ao Dia Mundial do Queijo, comemorado no dia 20 de janeiro, o Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), vinculado à Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), irá receber, para uma visita guiada, os participantes da edição especial do projeto “Caminhada pela História”. A atividade gratuita, realizada pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Turismo (Setur), acontece na próxima terça-feira (20/1), às 14h30.
Durante a visita, os participantes poderão conhecer a história do ILCT e a estrutura de sua fábrica-escola, onde são apresentadas as etapas da produção dos laticínios elaborados no local, como queijos, iogurtes, manteiga, requeijão e doce de leite. A atividade reforça a tradição queijeira do município e sua relevância nos cenários estadual e nacional.
As comemorações continuam ao longo da tarde. A partir das 16h30, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) promove uma degustação guiada e comentada de queijos, em parceria com a EPAMIG ILCT. A atividade, gratuita e aberta ao público, será realizada no primeiro andar do Mercado Municipal.
Caminhada pela História
O projeto “Caminhando pela História”, organizado pela PJF, tem como objetivo divulgar o turismo local para moradores e visitantes, além de fortalecer o sentimento de pertencimento da comunidade em relação aos valores culturais, arquitetônicos e turísticos da cidade.
EPAMIG ILCT
Com 90 anos de tradição, o ILCT é a primeira escola de laticínios da América Latina. Vinculado à EPAMIG, atua no ensino, na pesquisa e na difusão de tecnologias para o setor laticinista, por meio de pesquisas, treinamentos, desenvolvimento de produtos e eventos técnicos.
O Instituto oferece o Curso Superior de Tecnologia em Laticínios, com foco na industrialização de leites e derivados, aliando sólida base teórica à prática desenvolvida na Fábrica-Escola, além de cursos de curta duração e capacitações técnicas.
Com informações da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF)







