
Evento realizado pela EPAMIG acontece entre os dias 4 e 7 de maio, em Janaúba e Nova Porteirinha.
(Nova Porteirinha – 24/4/2026) A contagem regressiva para o Palmatech já começou. Entre os dias 4 e 7 de maio, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) irá realizar a 4ª edição do evento nos municípios de Janaúba e Nova Porteirinha, no Norte de Minas.
Produtores, técnicos e estudantes contarão com uma programação que engloba o SIMPALMA – Simpósio Mineiro sobre Palma e outras Forrageiras adaptadas ao Semiárido, espaço destinado à apresentação de trabalhos técnicos e científicos, palestras e discussões, e o Palmaday, um dia de campo com diversas atividades voltadas ao aprendizado prático sobre a cultura da palma.
“Preparamos uma programação imperdível para abordar essa cultura estratégica para a produção animal. Mais do que uma alternativa para períodos de escassez, a palma forrageira é resiliente, eficiente no uso da água e tem alto potencial produtivo, podendo ser utilizada ao longo de todo o ano. Seu uso contribui para a segurança alimentar dos rebanhos, a redução de custos e a sustentabilidade dos sistemas produtivos”, destacou Leidy Rufino, pesquisadora da EPAMIG e membro da Comissão Organizadora do evento.
Destaques da programação
A programação terá início no dia 4/5, às 19h, no Centro Cultural do Sindicato Rural de Janaúba, e contará com recepção e palestra magna sobre o tema “Palma Forrageira como Tecnologia para a Pecuária Moderna”. A palestra será conduzida por Luiz Rodolfo Antunes Quaresma, Mestre em Medicina Veterinária e gerente regional do Sistema FAEMG, em Montes Claros.
“Existe a percepção de que a palma deve ser adotada apenas em situações extremas, diante da falta de alimento para o gado. No entanto, essa visão tem mudado e a palestra irá ajudar a evidenciar o elevado potencial da cultura”, enfatizou Leidy.
Nos dias 5 e 6, será realizado o Simpalma, simpósio que reunirá cinco painéis sobre temas fundamentais, como cultivo e manejo, avanços nas pesquisas e o uso da palma e de outras forrageiras adaptadas ao semiárido mineiro.
O evento será encerrado com o Palmaday, na quinta-feira (7/5). O Dia de Campo, que será realizado no Campo Experimental de Gorutuba da EPAMIG, em Nova Porteirinha, traz aos participantes estações temáticas, stands de empresas, demonstrações práticas e muito mais.
Segundo a pesquisadora, o momento tem como objetivo aproximar o conhecimento técnico da realidade do produtor, permitindo a troca direta de experiências e a visualização prática das tecnologias apresentadas ao longo do evento.
Inscrições
O valor das inscrições para o Simpalma é R$60 (+ taxas). Para o Palma Day o investimento é de R$10 (+ taxas). Há concessão de meia-entrada para as situações previstas.
Mais detalhes da programação e informações sobre o evento podem ser acessados por meio do site: www.palmatech.com.br.









