Inscrições para cursos superiores da EPAMIG seguem abertas até 17 de fevereiro

Nota do ENEM é pré-requisito para candidatos concorrerem a vagas nos cursos de Tecnologia em Laticínios e em Agropecuária de Precisão

Foto: Alessandro Botelho/Epamig-ITAP

(Belo Horizonte – 2/2/2023) Os cursos de graduação ofertados pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), por meio dos seus institutos de ensino vinculados, seguem com inscrições abertas até o dia 17 de fevereiro. No total, são 80 vagas voltadas para candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): 40 para o curso de Tecnologia em Agropecuária de Precisão, oferecido pelo Instituto Tecnológico de Agropecuária de Pitangui (ITAP), e 40 para o curso de Tecnologia em Laticínios, do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT). Os cursos são presenciais, com regime acadêmico de tempo integral e duração de seis semestres letivos cada.

Continue reading

EPAMIG lança cartilha sobre cultivo de pimenta Capsicum

Material está disponível para download gratuito

(Belo Horizonte – 1º/2/2023) A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) publicou recentemente a cartilha “Cultivo de Pimenta Capsicum”. O material, que está disponível para download gratuito no site, destaca variedades tradicionais e novas e traz informações sobre as diferentes etapas da cadeia produtiva, da escolha da área de cultivo à comercialização.

Continue reading

Compostagem na EPAMIG-ILCT transforma lixo orgânico em fertilizante natural eficiente


Composto orgânico produzido após a compostagem. Foto: Marcelo Ribeiro/Epamig-ILCT

(Juiz de Fora – 31/1/2023) Destinar matéria orgânica residual para a compostagem é uma prática sustentável e inteligente, pois permite a transformação do lixo orgânico em um poderoso fertilizante para o solo e as plantas. Adotar posturas que impactam menos o meio ambiente é o que tem motivado uma equipe de professores e funcionários do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), vinculado à Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), a conduzir importante trabalho de reciclagem de resíduos orgânicos, oriundos da área verde do instituto, a fim de devolvê-los para a natureza em forma de nutrientes para o solo.

Continue reading

EPAMIG avança em pesquisas sobre cultivo de frutas vermelhas em regiões de clima quente

Amora-preta, framboesa e mirtilo podem ajudar no combate a doenças como diabetes e arteriosclerose.


Cultivo de amoras. Foto: Emerson Gonçalves/Epamig

(Maria da Fé – 27/1/2023) Pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) têm desenvolvido pesquisas para avaliar os potenciais de crescimento e produção de frutas vermelhas em regiões quentes do estado, com o intuito de levar tecnologias e conhecimentos aos agricultores interessados em diversificarem suas produções. Tradicionalmente consideradas frutas de clima temperado, a amora-preta e a framboesa, por exemplo, necessitam de muitas horas mensais de frio, ou seja, temperaturas abaixo de 7ºC. Mas os trabalhos realizados no Campo Experimental de Maria da Fé têm mostrado que o desempenho dessas frutas é muito positivo quando cultivadas em locais quentes.

Continue reading

Alunas e professores da EPAMIG-ILCT produzem “iogurte mexicano” temperado com ervas finas

O Jocoque, como é conhecido, foi fabricado após participação do grupo em atividade acadêmica com universidades do México e Argentina


Produção do Jocoque no Instituto de Laticínios Cândido Tostes. Foto: Marcelo Ribeiro/Epamig-ILCT

(Juiz de Fora – 24/1/2023) Iogurte com cebola e tomilho? Se você já ouviu falar nisso, é provável que alguém estivesse se referindo ao Jocoque, tradicional lácteo fermentado da culinária mexicana, que apresenta gosto ácido e salgado, podendo também ser temperado com hortelã, manjericão, salsinha, alecrim e orégano, dentre outros condimentos.

O lácteo foi produzido de forma experimental por professores e alunas do curso técnico do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), vinculado à Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), como parte das atividades realizadas pelo grupo no Aprendizado Internacional Colaborativo Online (Collaborative Online International Learning – COIL), modalidade de ensino/aprendizagem online entre estudantes de diferentes países. Essa foi a segunda participação consecutiva da EPAMIG-ILCT no COIL e contou também com os trabalhos de grupos da Universidade Jesuita de Guadalajara (UJG), no México, e da Escuela Superior Integral de Lechería (FUNESIL), na Argentina. O tema da edição de 2022 foi “leites fermentados” e as reuniões semanais ocorreram por videochamadas e grupos de mensagens de celular, durante os meses de setembro e outubro.

Continue reading

Pesquisas da EPAMIG são destaque em documentário sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais

Curta-metragem aborda receitas mineiras feitas à base de espécies de PANC


Diretor do filme, Bellini Andrade, grava depoimento da pesquisadora da EPAMIG, Marinalva Woods. Foto: Juliana Maria de Oliveira/Epamig

(Prudente de Morais – 20/1/2023) Bolo de ora-pro-nóbis. Pastel de umbigo de banana. Frango com cansanção. Bombom de vinagreira. Peixinho frito. Costelinha com saborosa. Esses são apenas alguns pratos e doces típicos da cozinha mineira que utilizam, em suas receitas, espécies de Plantas Alimentícias Não Convencionais, conhecidas pelo acrônimo PANC. Motivado por esse universo gastronômico, o documentarista Bellini Andrade visitou, no início do mês, o Campo Experimental de Santa Rita, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), localizado em Prudente de Morais (MG), para realizar gravações que irão compor um curta-metragem sobre o uso das PANC na culinária do estado. Lá, ele registrou imagens no Banco de Hortaliças Não Convencionais, que conta com mais de 30 espécies, e colheu depoimentos da equipe de profissionais responsáveis pelos trabalhos com as PANC na Empresa.

Continue reading

EPAMIG realiza primeiro ciclo de palestras sobre trigo em Carandaí

Evento gratuito e presencial ocorre no dia 25 de janeiro, a partir das 18h

Foto: Arquivo Epamig

(Carandaí – 18/1/2023) O cultivo do trigo tem avançado exponencialmente ao longo da última década na mesorregião mineira do Campo das Vertentes, por conta de seu papel crucial nos sistemas de produção de grãos como componente na rotação de culturas, sobretudo a soja e olerícolas. Em função dessa realidade, pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) realizam o “Ciclo de Palestras Cultura do Trigo – Carandaí e região”, que acontece no próximo dia 25 de janeiro, às 18h. O evento presencial foi articulado por meio de convênio com a Prefeitura Municipal de Carandaí (MG), que sediará o encontro, e será o primeiro do tipo a abordar especificamente a cultura na região, visando atender às demandas dos produtores locais. Continue reading

EPAMIG define datas do Azeitech em 2023

Edição marca os quinze anos da primeira extração de azeite extravirgem no Brasil

(Belo Horizonte – 10/1/2023) A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) promove no próximo mês de março mais uma edição do Azeitech. O evento que vai comemorar os 15 anos da primeira extração de azeite extravirgem no país, ocorrida no Campo Experimental de Maria da Fé, contará com programação online, no dia 29 de março, e presencial, dia 31.

Continue reading

Vinhos desenvolvidos na EPAMIG recebem medalhas de ouro em concurso nacional

O Wines of Brazil Awards 2022 premiou quatro rótulos elaborados na Vinícola Experimental da Empresa

(Caldas – 09/1/2023) O Núcleo Tecnológico Uva e Vinho da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) comemora quatro medalhas de ouro conquistadas na premiação nacional Wines of Brazil Awards 2022 por vinhos de verão gestados em sua Vinícola Experimental, situada no município de Caldas (MG). Os vencedores foram o Mirante do Vale, que faturou três medalhas “Gold” na categoria “Espumante” (safras 2019, 2020 e 2021), e o Syrah Rosé Espaço Essenza, que levou o segundo ouro consecutivo na categoria “Rosé” (safra 2021).

Continue reading

EPAMIG integra primeiro instituto brasileiro de pesquisa em olivicultura e azeite

Rede será composta por pesquisadores de instituições nacionais e internacionais

Foto: Erasmo Pereira/Epamig

(Maria da Fé – 05/1/2023) A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) segue sendo uma das protagonistas na olivicultura brasileira. Responsável pela primeira extração de azeite de oliva extravirgem no país, a Empresa agora fará parte do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Olivicultura e do Azeite Brasileiros, em conjunto com outras 11 instituições de pesquisa e seis unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que ficará responsável por coordenar o grupo de pesquisadores.

Continue reading