Na última semana, equipe recebeu capacitação sobre o sistema Vitek® para análises microbianas em produtos lácteos

(Belo Horizonte – 6/3/2025) A equipe do Centro de Pesquisa e Treinamentos em Queijos Artesanais da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), em São João del-Rei, participou, na última semana (24 e 25 de fevereiro), da capacitação sobre o funcionamento do sistema Vitek®.
“Trata-se de um sistema automatizado de identificação microbiana e teste de sensibilidade a antimicrobianos, essencial para análises de qualidade e segurança em produtos lácteos”, destaca o pesquisador da EPAMIG, Daniel Arantes.
O equipamento, adquirido por meio do projeto “Monitoramento da Qualidade e Capacitação para competitividade de queijos artesanais em Minas Gerais” (PPE – 00037-21), financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), vai auxiliar na identificação de microrganismos em lácteos e será usado em pesquisas com queijos artesanais.
“A capacitação vai aprimorar o uso da tecnologia, contribuir para o desenvolvimento do setor e garantir padrões elevados de produção”, aposta o pesquisador.

Além do treinamento sobre sistema Vitek®, o Centro de Pesquisa recebeu o Vidas® Kube. O equipamento, adquirido por meio de uma parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), vai ser usado para o monitoramento da qualidade de queijos artesanais mineiros no âmbito do Programa Queijo Minas Legal.

“Essa iniciativa reforça o compromisso com a qualidade e segurança dos queijos artesanais, proporcionando mais avanços na pesquisa e no controle microbiológico dos produtos”, ressalta Daniel Arantes.
O curso, em São João del-Rei, contou com a presença das pesquisadoras Letícia Fonseca Ferreira (Seapa), e Carolina Viana (EPAMIG Instituto de Laticínios Cândido Tostes).
* Com informações da equipe do Centro de Pesquisa e Treinamentos em Queijos Artesanais da EPAMIG