Você está aqui:
Conclusão de reforma da EPAMIG Sede é oficializada

Conclusão de reforma da EPAMIG Sede é oficializada

Obras realizadas reforçam a segurança e aprimoram a infraestrutura para realização das atividades de apoio à pesquisa agropecuária.

(Belo Horizonte, 13/3/2025) A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), oficializou, nesta quinta-feira, 13 de março, a conclusão da reforma realizada em seu prédio-sede, localizado na Avenida José Cândido da Silveira, no Bairro União, em Belo Horizonte (MG).

A cerimônia de entrega das obras foi realizada na sede da EPAMIG e contou com a presença dos servidores lotados no prédio, além do corpo diretivo da empresa. Também participaram do evento o chefe de gabinete da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Rodrigo Carvalho, e Cláudio Bortolini, diretor financeiro da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER-MG).

A diretora-presidente da EPAMIG, Nilda Soares, destacou que a reforma é um passo importante para fortalecer a infraestrutura e apoiar o desenvolvimento da empresa.

“A conclusão da reforma reforça que estamos no caminho certo. As obras proporcionam um ambiente adequado para que os colaboradores realizem seus trabalhos. Destaco que este é o primeiro passo nas melhorias de infraestrutura da sede. Ainda temos outro projeto em andamento para realizar novos reparos e, claro, cuidar dos campos experimentais distribuídos pelo Estado, de onde também colhemos os frutos da pesquisa”, afirmou Nilda. 

As intervenções foram direcionadas a diversas áreas da EPAMIG Sede. Entre as melhorias, estão a reforma das áreas de estacionamento, a substituição da laje do 3º andar, além da readequação de parte do pavimento dos 4º e 5º andares. Também foi realizada a revitalização da área externa do prédio, com reparo e pintura das paredes, troca das janelas com aplicação de películas e melhorias no paisagismo.

Em vídeo enviado para a ocasião, o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, parabenizou os servidores pela conquista e ressaltou a importância do trabalho da EPAMIG para o Estado.

“O governo de Minas Gerais se orgulha de acompanhar o crescimento do agronegócio no Estado e, junto a isso, busca fortalecer as instituições que fazem a diferença para que as nossas riquezas se destacam mundialmente. A EPAMIG é uma das nossas grandes parceiras quando se trata de pesquisa e desenvolvimento tecnológico direcionado para o campo”, ressaltou Professor Mateus.

Os reparos tiveram início no quarto trimestre de 2023 e foram concluídos em agosto de 2024. Durante esse período, o prédio-sede precisou ser desocupado, e as atividades foram realizadas remotamente pelos servidores. 

Cerca de 200 colaboradores transitam diariamente na unidade que, desde então, passou a contar com adequação da estrutura para maior segurança, conforto e fluidez das atividades de apoio à pesquisa e desenvolvimento sustentável da agropecuária e da agroindústria.

Investimento

As obras realizadas na EPAMIG Sede representam um investimento de aproximadamente R$ 1,6 milhão, financiado integralmente com recursos próprios da Empresa, resultado possível devido à otimização na gestão financeira, alcançada com a implantação do Sistema de Gestão Integrada (SGI EPAMIG), em funcionamento desde 2019.

Mais desenvolvimento

Também estão em desenvolvimento outras obras voltadas diretamente para as atividades de pesquisa da EPAMIG.

Atualmente os campos experimentais de Felixlândia, Uberaba, Maria da Fé, Caldas, Lavras, Acauã, São João del Rei e Prudente de Morais, além dos institutos de ensino superior em Pitangui e Juiz de Fora, já estão recebendo reparos e/ou novas instalações. Todas essas obras buscam o fortalecimento das diversas atividades relacionadas à pecuária leiteira e de corte, vitivinicultura, olivicultura, capacitação profissional, entre outras.

plugins premium WordPress