A entrada no evento é gratuita, mas interessados devem se inscrever previamente pelo Sympla
(Belo Horizonte – 07/11/2019) A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) vai participar do AgriTech Experiences nos próximos dias 18 e 19 de novembro, em Belo Horizonte (MG). O evento, uma parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede) e a Rede Swissnex Brazil (Suíça-Brasil), visa compartilhar experiências de pesquisas e aplicação de tecnologias inovadoras no setor agropecuário mineiro e suíço. O evento é gratuito, mas os interessados deverão se inscrever previamente pelo Sympla. (Clique aqui para se inscrever)
O AgriTech Experiences será composto por três painéis temáticos. De acordo com os organizadores, essa será uma boa oportunidade para que o público discuta sobre os arranjos institucionais, as melhores práticas e os desafios de inovação presentes nos diferentes setores do negócio agropecuário. Pesquisadores da EPAMIG participarão de dois painéis, um ligado a produção de queijos artesanais de leite cru, e outro sobre estratégias alternativas para o manejo de pragas e doenças na agricultura. A organização do evento trabalha para que a dinâmica dos painéis estimule interações e possibilidades de networking.
Na segunda-feira (18), o primeiro painel do evento, sobre queijos artesanais, será comandado pelo superintendente de Abastecimento e Cooperativismo da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Gilson Sales, e pelo pesquisador do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) de Bambuí, Gustavo Lacorte. O painel será voltado para discussões sobre os aspectos regulatórios relacionados à produção de queijos artesanais de leite cru no Brasil e na Suíça. O pesquisador da EPAMIG-ILCT, Fernando Magalhães, será um dos mediadores da mesa redonda que vai abordar as tecnologias para o aprimoramento da produção dos queijos artesanais.
Já na terça-feira (19), sob a coordenação da pesquisadora da EPAMIG Sudeste, Madelaine Venzon, o painel sobre alternativas para o manejo de pragas e doenças trará discussões sobre os benefícios da biodiversidade nos sistemas agrícolas, fundamental para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável.
Leia também: Tecnologias sustentáveis são destaques no lançamento de novo Informe Agropecuário
O diretor de Operações Técnicas da EPAMIG, Trazilbo de Paula, que também estará presente no painel do segundo dia do AgriTech Experiences, destaca que a inserção da empresa em eventos como esse vai ao encontro dos anseios de se adequar ao cenário de inovações na agricultura. Para Trazilbo, o futuro aponta para o uso cada vez mais constante de inteligência artificial, agricultura de precisão e automação das atividades do campo.
“A EPAMIG é uma empresa de pesquisa. Não temos como fugir desse clamor por inovação. Então, para que a gente continue sendo modelo, precisamos, o quanto antes, investir na nossa equipe e trazer profissionais especializados para prestar um serviço para a sociedade totalmente contemporâneo”, afirma Trazilbo.
Ainda de acordo com Trazilbo, a sustentabilidade caminhará de mãos dadas com as novas tecnologias. O diretor e pesquisador relembra que as mudanças climáticas e o uso desregrado de agrotóxicos resultam em desequilíbrio de populações que controlam pragas e doenças. “Creio que as novas tecnologias estarão atentas à sustentabilidade na agricultura, principalmente com relação ao uso indiscriminado de agrotóxicos. Eu mesmo vejo várias pesquisas que vão por esse caminho”, conclui.
O AgriTech Experiences também contará com a participação de instituições como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), além de startups de destaque no Brasil e na Suíça.
A EPAMIG é uma empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).
*
Com informações da Assessoria de Comunicação do AgriTech Experiences