Você está aqui:
Dia de Campo apresenta novas variedades de abacaxi resistentes à principal doença da cultura

Dia de Campo apresenta novas variedades de abacaxi resistentes à principal doença da cultura

EPAMIG e Emater-MG são parceiras da Embrapa no evento e atuaram na validação das cultivares

(Belo Horizonte – 11/11/2025) A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) são parceiras da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no lançamento de duas novas cultivares de abacaxi: BRS Sol Bahia e BRS Diamante.

O Dia de Campo será realizado na Fazenda Agrícola Boa Vista, no distrito de Aparecida de Minas, em Frutal, na quarta-feira, 12 de novembro, a partir das 12 horas. As variedades se destacam por serem resistentes à fusariose, a mais severa doença da cultura e apresentam alto potencial produtivo, frutos mais firmes e resistentes, além de excelente sabor.

Causada pelo fungo Fusarium guttiforme, a fusariose é responsável por prejuízos expressivos à produção nacional. A doença compromete o desenvolvimento da planta, impede o uso de mudas em novos plantios e impossibilita o consumo dos frutos afetados.

“Minas Gerais é o terceiro maior produtor de abacaxi do Brasil. A maior parte dos pomares mineiros é formada pela cultivar ‘Pérola’, seguida pela ‘Havaí’ (ou ‘Hawaiano’), ambas suscetíveis à fusariose. A enfermidade causa redução significativa da produtividade (perdas superiores a 20%) e elevação dos custos de produção, em razão da aplicação de fungicidas”, informa o pesquisador da EPAMIG, Daniel Angelucci.

Trabalhos de validação

O extensionista da Emater-MG em Frutal, Luís Guilherme Brunhara Postali, conta que a Embrapa possui cinco campos experimentais em diferentes estados do Brasil, sendo o de Frutal o mais avançado, por isso a escolha do município para o lançamento.

“A Embrapa nos procurou, em 2018, para indicar um produtor que aceitasse fazer o teste com as novas cultivares. Observamos que, apesar de estarem próximos às frutas atacadas pela fusariose, os talhões das novas variedades não sofreram com o problema e o melhor, sem a necessidade de fungicida”, afirma o extensionista.

“Esse trabalho foi conduzido no município de Frutal, em parceria com o abacaxicultor Júlio Cesar Leonel. Ao longo do período, realizamos estudos de avaliação agronômica e de qualidade dos frutos, contribuindo para a consolidação das novas cultivares”, completa Daniel Angelucci.

O Dia de Campo terá palestras sobre as características dos novos frutos e processo de certificação. “Em conjunto com a Embrapa conduziremos a Avaliação Sensorial dos abacaxis ‘Sol Bahia’ e ‘Diamante’ — um momento em que o público poderá degustar os frutos e compartilhar suas impressões. Essa etapa será especialmente enriquecedora e contribuirá para futuras ações de difusão e transferência de tecnologia”, acrescenta o pesquisador.

As inscrições, gratuitas, podem ser realizadas de forma antecipada online, ou presencial no dia do evento.

 

Lançamento dos abacaxis BRS Sol Bahia e BRS Diamante

Data: 12/11/25 (quarta-feira)

Horário: 12h30

Local: Fazenda Agrícola Boa Vista, do produtor Júlio Cesar Leonel

Endereço: Rod. BR 153, Km 255 à direita, Frutal – MG