Série “Madeiras Brasileiras” celebra os 90 anos do Campo Experimental de Caldas

(Belo Horizonte – 19/2/2026) O Empório da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), em Belo Horizonte, está comercializando vinhos Syrah “Madeiras Brasileiras” da marca própria.
A edição limitada comemora os 90 anos do Campo Experimental de Caldas, primeira unidade de pesquisa em vinhos da Região Sudeste. E resulta de trabalhos iniciados em 2018 para identificar as madeiras nacionais melhor se adaptam ao perfil de amadurecimento do vinho, além de validar novos métodos de elaboração.
“Optamos por madeiras como Amburana, Jequitibá rosa e Castanheira. A proposta é demonstrar como elementos já presentes em nosso terroir podem ser empregados para realçar características importantes dos vinhos, e reafirmar o papel da pesquisa para o produtor e para a vitivinicultura do Estado”, afirma a enóloga da EPAMIG Cristiane Rota.
O vinho Syrah edição “Madeiras Brasileiras” é elaborado a partir de uvas de colheita de inverno de São Sebastião do Paraíso (MG). Apesar de a variedade ser a mesma, as características da bebida se diferem de acordo com o potencial de cada madeira.
O Jequitibá rosa confere elegância e equilíbrio ao vinho, com aromas amadeirados delicados e destaque da fruta. A castanheira traz uma bebida equilibrada com taninos macios e notas terrosas, de frutas negras maduras e especiarias. Já a Amburana imprime intensamente suas características aos aromas e sabores, exaltando a madeira e a complexidade da uva Syrah.
Os vinhos da edição “Madeiras Brasileiras” são comercializados por R$90, a garrafa. Também está disponível o Syrah “Carvalho Francês”, vinho amadurecido nas tradicionais barricas de madeira francesa ou americana. As quantidades são limitadas.
O projeto que avalia o uso de madeiras brasileiras no envelhecimento é realizado com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais, (Fapemig).



