
Em mais uma edição, a instituição contribui com o conhecimento técnico e científico para escolha do melhor azeite de oliva do Brasil
(Belo Horizonte – 20/01/2026) A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) está entre as instituições apoiadoras do concurso Prêmio Brasil Artesanal (PBA), edição 2026, lançado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
A premiação envolve diversos produtos agropecuários e, neste ano, contará com concursos voltados para produtores de azeite, cachaça de alambique e doce de leite. O objetivo é avaliar produtos artesanais e reforçar a valorização dos alimentos artesanais produzidos no país.
O concurso para premiar os melhores doces leite é o primeiro a ser realizado no Prêmio Brasil Artesanal, já o de azeite e cachaça chegam à sua segunda edição.
Apoio ao Concurso de Azeite de Oliva
A EPAMIG, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e o Sebrae são as instituições responsáveis pela elaboração do edital do Concurso de Azeite de Oliva. As instituições envolvidas também contribuem com conhecimento técnico e científico para a avaliação e o aprimoramento dos produtos participantes.
“Como empresa pioneira nas pesquisas com a cultura da oliveira, a EPAMIG atua de forma consistente em todas as etapas do cultivo e, por meio do concurso, pode atestar, em mais uma edição, a qualidade dos azeites nacionais. A iniciativa permite que a sociedade tenha acesso a informações sobre a qualidade desses produtos e representa um importante apoio aos produtores, que passam a ter suas marcas associadas a um concurso que conta com a participação de instituições de referência no país”, destaca o pesquisador da EPAMIG, Luiz Fernando.
O concurso visa estimular a profissionalização das atividades dos pequenos e médios produtores rurais, a melhoria contínua dos processos produtivos e a agregação de valor aos alimentos que chegam às prateleiras do mercado.
Inscrições e envio de amostras
As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 30 de abril, com o envio das amostras permitido até 15 de maio. Os produtos passam por avaliação do júri técnico, análise da história, votação do júri popular e etapa final de premiação. Cada produtor pode inscrever um produto por categoria, nas modalidades blend ou monovarietal.
Todos os concursos do Prêmio Brasil Artesanal têm certificados, premiação em dinheiro e divulgação nos canais digitais e redes sociais do Sistema CNA/Senar.
Para se inscrever, você deve acessar o link do site oficial: https://www.cnabrasil.org.br/artesanaisetradicionais.
Com informações da CNA








